O São Paulo enfrentará uma série de desfalques para o confronto contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. Além dos jogadores lesionados, o técnico Hernán Crespo deverá lidar com a ausência de atletas convocados para suas seleções durante a data FIFA de outubro. O volante Damián Bobadilla, por exemplo, está escalado para defender o Paraguai em amistosos contra o Japão, nesta sexta-feira, em Osaka, e a Coreia do Sul, no dia 14 de outubro, em Seul. Com a partida entre Grêmio e São Paulo marcada para o dia 16, em Porto Alegre, é provável que Bobadilla não consiga retornar a tempo para participar do duelo, já que precisará de um extenso deslocamento para voltar ao Brasil.
Outra preocupação para o time paulistano é o zagueiro Nahuel Ferraresi, que também poderá ser desfalque. Ele defenderá a seleção da Venezuela em partidas contra a Argentina, nesta sexta-feira, em Miami, e Belize, no dia 14, em Chicago. Embora a viagem dos Estados Unidos para o Brasil seja relativamente mais simples, a agenda de viagem do São Paulo coincide com o momento em que Ferraresi deve chegar à capital paulista, o que pode tornar sua presença no jogo contra o Grêmio incerta.
Por outro lado, a situação de Gonzalo Tapia é mais favorável. O atacante chileno está convocado apenas para um amistoso nesta data FIFA, contra o Peru, em La Florida, região metropolitana de Santiago, nesta sexta-feira. Assim, ele terá tempo necessário para retornar a São Paulo e se reintegrar ao elenco antes do desafio contra o Grêmio.
Após uma derrota polêmica no clássico contra o Palmeiras, o São Paulo busca reagir no Campeonato Brasileiro para não se distanciar dos líderes da competição. O foco do Tricolor é assegurar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, e a equipe está determinada a encontrar um bom desempenho nesta reta final de temporada para alcançar seus objetivos.