O São Paulo Futebol Clube manifestou seu apoio à recente alteração no calendário do futebol brasileiro, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, o clube expressou a percepção positiva da sua diretoria em relação às novas datas estabelecidas para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil.
Recentemente, a CBF anunciou a atualização das datas das rodadas finais do Campeonato Brasileiro e das fases decisivas da Copa do Brasil. Anteriormente, a conclusão do Brasileirão estava marcada para o dia 21 de dezembro, em uma época próxima ao Natal, devido à realização da Copa do Mundo de Clubes. Contudo, a nova programação prevê que a competição se encerrará no dia 7 de dezembro.
Por outro lado, a Copa do Brasil teve seu cronograma estendido com estas mudanças. O torneio, que estaba prestes a ser encerrado no dia 9 de novembro, agora terá a disputa pelo título programada para o dia 21 de dezembro. A CBF justificou estas alterações afirmando que elas serão benéficas para um eventual campeão brasileiro da Libertadores, já que haverá um espaço maior para a preparação visando o Mundial de Clubes, previsto para o final de novembro, especificamente no dia 29.
No cenário atual, as equipes brasileiras ainda presentes na Libertadores, incluindo Palmeiras, São Paulo e Flamengo, já estão eliminadas da Copa do Brasil. Isso significa que, caso uma delas conquiste a Libertadores, não haverá sobreposição de datas com o Mundial de Clubes.
A nota oficial do São Paulo destaca: “O São Paulo Futebol Clube analisa de forma positiva a mudança de datas no Campeonato Brasileiro apresentadas pela CBF. Como um dos três clubes do país que seguem na CONMEBOL Libertadores, o São Paulo FC vê benefícios com o adiantamento do término do campeonato nacional para o dia 7 de dezembro. Afinal, o campeão do torneio continental terá mais tempo para treinar para o Mundial, enquanto que as demais equipes poderão já iniciar mais cedo o período de férias e preparação para a temporada seguinte.”