O técnico Hernán Crespo optou por não estabelecer novas prioridades para o São Paulo após a importante conquista da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. Na última terça-feira, o Tricolor superou o Atlético Nacional-COL nos pênaltis, por 4 a 3, no Morumbi, durante o jogo de volta das oitavas de final. Crespo, em sua apresentação após retornar ao clube, havia enfatizado que a principal urgência do São Paulo era no Campeonato Brasileiro, considerando a péssima campanha da equipe, que estava perigosamente próxima da zona de rebaixamento. Com a equipe agora em uma situação mais confortável e competindo até pelo G4 da Série A, o treinador reavaliou as prioridades para a temporada, mas manteve sua postura cautelosa.
Crespo ressaltou que a Libertadores é vista como um "sonho". "Estamos tentando priorizar a melhora e a qualidade do nosso jogo. Podemos fazer melhor e ser mais disciplinados na recuperação da bola, jogando da forma que gostamos e que já demonstramos. Precisamos continuar a construir esse sonho durante o Brasileirão", analisou o argentino. Ele comentou ainda que a sua equipe não trabalha, neste momento, com a ideia de priorizar competições, mas sim com o objetivo de oferecer um futebol de melhor qualidade para os torcedores. Para isso, o técnico reconheceu que o desempenho na última partida deve ser aprimorado.
O São Paulo marcou o primeiro gol cedo, mas não conseguiu ampliar a vantagem no placar. No segundo tempo, um pênalti desnecessário cometido por Enzo Díaz resultou no empate para o Atlético Nacional. Somente nos minutos finais a equipe paulista conseguiu pressionar de maneira mais efetiva, aproveitando-se do fato de que o time colombiano estava com um jogador a menos. "Fiquei muito feliz por termos avançado para a próxima fase, mas noto que ainda temos espaço para melhorar. Já demonstramos que podemos jogar melhor e precisamos adotar uma abordagem específica na Libertadores. A intenção é melhorar continuamente", concluiu o treinador.
A vitória sobre o Atlético Nacional representou uma espécie de "exorcismo" para o Tricolor, que teve a esperada revanche contra os colombianos, que haviam derrotado o São Paulo na Libertadores de 2016. Entretanto, Crespo afastou qualquer ideia de vingança e preferiu não acirrar a rivalidade. "Eu tinha conhecimento dessa situação, mas a comissão técnica e os jogadores não estavam aqui na época. Poderia haver algum torcedor lembrando do passado. Acredito que não devemos buscar vingança, mas sim criar novas oportunidades. Aproveitamos uma nova chance e estamos felizes", finalizou o comandante.
O São Paulo agora aguarda a definição do confronto entre Botafogo e LDU-EQU para determinar seu adversário nas quartas de final. O jogo está previsto para esta quinta-feira, às 19h (de Brasília). O Glorioso venceu o primeiro duelo, em casa, por 1 a 0. Antes disso, o foco do São Paulo recai novamente sobre o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Atlético-MG neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 21ª rodada do torneio nacional.