Absolvido: São Paulo é absolvido pelo STJD de acusação de racismo em jogo contra o Fluminense

Tricolor usou discurso do torcedor acusado de imitar macaco, que alegou fazia pose “como o Hulk”, a versão foi aceita pelo tribunal

Fonte Torcedores.com
Crédito: Foto: Reprodução/Twitter
O São Paulo foi absolvido da acusação de prática de racismo por um torcedor durante a partida contra o Fluminense, no último dia 17 de julho, pelo Brasileirão Série A.

O jogo foi disputado no Morumbi e o Tricolor paulista, como mandante, corria risco de multa pelo artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em que o time mandante é responsável por “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante” praticado por torcedores.
A advogada do São Paulo, Luciana Lopes, usou o argumento dado pelo torcedor acusado do ato racista de que estava imitando o personagem Hulk, dos filmes dos estúdios Marvel, a um torcedor do Fluminense que considerou “bombadão”. O clube paulista também usou o argumento de que o torcedor do Fluminense que se considerou vítima se queixou nas redes sociais, mas não registrou ocorrência no estádio.
questionou o fato de Gabriel Brandão, autor da acusação, ter optado por divulgar um vídeo nas redes sociais a procurar a polícia no estádio. Ao fim da sessão, os auditores da Terceira Comissão Disciplinar concluíram que “não ficou comprovado que foram gestos racistas”.
“Não estou aqui para minimizar a sensação de quem se sentiu ofendido, mas havia policiamento no estádio e ele preferiu ir para casa e divulgar o vídeo mais tarde. Depois disso, o próprio São Paulo divulgou nota repudiando qualquer ato racista e levou o caso à polícia para pedir apuração, onde tudo ficou esclarecido”, afirmou a defesa do São Paulo.
O argumento foi aceito pelos procuradores do Tribunal; “O São Paulo foi correto e agiu da maneira como deveria agir. No caso em questão, acho que temos que ter muito cuidado, porque esse tipo de acusação pode acabar com a vida do ser humano”, disse o relator Bruno Tavares.

O caso também está sendo investigado na esfera criminal. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial por injúria racial contra dois torcedores do São Paulo por gestos considerados racistas que viralizaram nas redes sociais. Na ocasião, o clube paulista informou que abriu dois boletins de ocorrência contra os torcedores e garantiu colaboração com as autoridades.
Avalie esta notícia: 3 1
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net