Dinizismo: Conheça os métodos do técnico Fernando Diniz

Fonte Lance!
Foto: MAURÍCIO RUMMENS
Jogadores, diretoria e, por último, a torcida. Aos poucos, Fernando Diniz foi convencendo a todos de que seu trabalho no São Paulo está indo por um bom caminho. Essa percepção tem mais a ver com a conduta dele no dia a dia do que propriamente com a tática. Veja a seguir, em sete passos, como é o "dinizismo" que vinha dando certo no Morumbi até a pausa das competições.

1 - O FUTEBOL TEM DOIS PROTAGONISTAS - Para Diniz, os atores principais do futebol são jogador e torcedor: todo o resto é secundário. "A gente trabalha por eles e para eles", diz. As missões são melhorar os jogadores e fazer o torcedor gostar do que vê em campo.
2 - VIVER BEM - Na cabeça do treinador, essa é uma premissa básica para desenvolver um bom trabalho. Vale para todas as áreas. Por isso, é comum vê-lo tendo longas conversas individuais com seus comandados, e dificilmente o tema é só futebol. "Eu quero saber como consigo ajudar essa pessoa a ter mais consistência para viver".

3 - PRIMEIRO A PESSOA, DEPOIS O ATLETA - Está diretamente ligado ao item anterior. Um dos maiores elogios feitos pelos jogadores a Diniz diz respeito à preocupação dele com a vida fora do futebol. "O jogador é tratado como uma coisa, mas antes de ser jogador ele é uma pessoa, é filho de alguém, é pai de família. Cuidar disso não é desprezar o futebol, ao contrário".
4 - PRIMEIRO AS RELAÇÕES, DEPOIS A TÁTICA - Em termos coletivos, Diniz também tem uma ordem de prioridades: antes de se preocupar em treinar a equipe taticamente, ele pensa em desenvolver laços entre os jogadores e entre elenco e comissão técnica. "As relações humanas que se estabelece em um time de futebol estão muito à frente da parte tática. Tem a ver com o poder de concentração que você estabelece com os jogadores, o desejo de ganhar, a coragem para jogar, a maneira de ser solidário dentro de campo. Se estiver fragilizado nisso, a parte tática sofre".
5 - ACREDITAR NAS IDEIAS - O treinador diz que não se pauta pelos comentários da imprensa porque, geralmente, as análises são feitas em cima do resultado. "A verdade não vai balançando conforme o sabor dos resultados", diz. "O que importa para mim é o que acontece internamente. O que a gente precisa no mundo é ter ideias, trabalhar e persistir nas ideias. Esse mundo superficial em que o que ganha é sempre bom e o que perde é sempre ruim não me interessa".
6 - NÃO É MEU, É NOSSO - O técnico do São Paulo não é centralizador. Para ele, o trabalho em um clube é uma construção coletiva e todos têm de ser valorizados, o que inclui até os funcionários menos ligados à bola. "O segurança, o cozinheiro e o jardineiro são pessoas importantes. Na maior parte do tempo nós somos muito iguais, eu e essas pessoas mais simples, porque me sinto uma delas, e esses caras fazem diferença para o ambiente do jogador".


7 - NÃO SER MODERNO - Muitos se referem a Diniz como um treinador moderno, mas o próprio descarta este adjetivo. "Essa pseudo-modernidade que está aí eu não acho um grande avanço para o futebol". Ele gosta de treinos longos, muitas vezes em campo todo, justamente o oposto do que se chama de modernidade. E, como sabemos, não coloca a tática acima de tudo: "É linha de quatro, bloco baixo, bloco médio... As pessoas aprendem meia dúzia de termos e vamos perdendo o coração do futebol. As pessoas são o coração do futebol".
São Paulo FC, Tricolor, SPFC, Dinizismo
Avalie esta notícia: 9 1
VEJA TAMBÉM
- QUER MEIA EX-PALMEIRAS! São Paulo avalia contratação de meio-campista de saída da Europa
- São Paulo define o futuro sobre a contratação de Gustavo Scarpa
- São Paulo decide o futuro de Tetê após proposta de gigante europeu
- São Paulo intensifica as negociações por Gustavo Scarpa; entenda!
- TÁ VOANDO! Joia da base brilha com belos gols em treino aberto do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net