A zaga do São Paulo é a pior do Brasileiro-2017 em rebatidas. O dado recai em maior peso sobre Rodrigo Caio. O zagueiro figura entre os piores do campeonato nesse fundamento sendo o 41º colocado na sua posição, com média de 4,8 rebatidas por jogo. Os melhores zagueiros do campeonato rebatem 9 vezes, já Arboleda tem índice de 7,7 por partida. Solução: melhorar ou substituir Rodrigo Caio por Lugano, Aderlan ou Bruno Alves.

A defesa iniciou 2017 tomando muitos gols em fevereiro com Rogério Ceni de técnico. A situação melhorou em março, abril, maio e junho. Com Dorival os números precisam melhorar, pois os índices defensivos caíram em julho e agosto. Além disso, o novo preparador de goleiros precisa colocar os goleiros do São Paulo em plena forma rapidamente, pois afeta o fator citado acima da facilidade em tomar gols.

Para alcançar uma equipe equilibrada em campo, Dorival precisa estabelecer a alternância nos avanços dos laterais. Contra o Avaí ainda foi possível identificar Edimar e Buffarini subindo juntos para o ataque. A cartilha tática prevê que a manutenção de quatro defensores na retaguarda é o caminho para a segurança quando o ataque perde a bola. Os dois zagueiros, um volante e um lateral precisam assegurar a defesa.

No ataque o São Paulo marca poucos gols, mas é o time com a maior posse de bola do campeonato. Por outro lado perde muito a bola na frente – Marcinho e Pratto estão entre os dez jogadores mais desarmados do Brasileiro. O Tricolor cria chances de gol e está entre as equipes que mais finalizam no campeonato, contudo tem a terceira pior pontaria. É o terceiro com mais cruzamentos, mas o pior finalizador com a cabeça. Solução: parar com o chuveirinho, pois consagra os zagueiros adversários gerando contra ataque.

Lucas Pratto vem jogando mal e precisa melhorar seus fundamentos de finalização. O posicionamento também está errado. Pratto atua distante do gol e quando busca jogo no meio é desarmado, fatos que contribuem para a sua pontaria ser de 33%. Solução: o centroavante precisa jogar mais próximo ao gol sem desobediência tática.

O jogador que poderia auxiliar Pratto no ataque levando o atacante para dentro da área é Cueva. No entanto, o peruano é um dos piores jogadores do campeonato no índice geral de fundamentos. Solução: substituição para a entrada do Lucas Fernandes.

Com a modernidade dos scouts, futebol deixou de ser o esporte de sorte ou azar. O futebol atual é matemático e os números traduzem porque o São Paulo está na zona do rebaixamento. No rating por fundamentos, entre os 100 melhores jogadores do campeonato brasileiro existe somente um jogador do São Paulo – Jucilei na 65ª posição.
Imagens: Footstats
ClubedaFé
Wender Peixoto
https://twitter.com/PeixotoWender