Na Argentina, só dois times têm o feito

Fonte Folha de S.Paulo
A Argentina é uma boa prova de como ser tricampeão nacional genuíno é algo difícil de se conseguir, mesmo com condições mais favoráveis para isso. Desde a era profissional no país vizinho, em 1931, apenas dois times conseguiram o feito -ninguém ainda foi tetra.
Hoje, o país pode vivenciar uma situação insólita que evidencia o equilíbrio do torneio. Quatro clubes (Boca, Tigre, San Lorenzo e Lanús) podem protagonizar um inédito empate quádruplo, que forçaria torneio-desempate.
Os três primeiros clubes possuem 36 pontos, enquanto o Lanús conta com 34. A rodada final terá Boca x Colón, Argentinos Juniors x San Lorenzo, Tigre x Banfield e Lanús x San Martín.
Na história, Racing (1949 a 1951) e River Plate (1955 e 1957) fizeram suas séries de tris numa época em que não havia Apertura e Clausura -os campeonatos hoje têm um turno apenas, ou dois campeões por temporada.
Desde o final dos anos 60, quando a Argentina ampliou o número de torneios, mesclando Metropolitano e Nacional, e depois em 1991/ 1992, instituindo o Apertura e o Clausura, só o River foi tri e por duas vezes (entre 1979 e 80 e entre 1996 e 97).
O Boca Juniors teve chance recente para ser legítimo tricampeão do país, mas deixou a taça do Apertura 2006 nas mãos do Estudiantes. Foi gozado pelo River Plate, cuja diretoria e torcedores ressaltavam que tricampeonatos eram para poucos.
Se na era dos pontos corridos no Brasil, o primeiro e o segundo turnos funcionassem como Apertura e Clausura da Argentina, o São Paulo teria sido até tetracampeão genuíno, pois em 2006 e 2007 foi o melhor nos quatro turnos do Brasileiro. Na semana passada, selou também o título simbólico do returno deste ano -o time do Morumbi ganhou assim cinco dos últimos seis turnos do Nacional.
Avalie esta notícia: 11 10
VEJA TAMBÉM
- De saída: São Paulo negocia empréstimo de Ferraresi ao Botafogo até o fim de 2026
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- POSSÍVEL TROCA: São Paulo avança por Tapia e Enzo Díaz e negocia saída definitiva de Galoppo
- Não correspondeu: Wendell decepciona em 2025 e vira símbolo de frustração no São Paulo
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net