R$120mil por quê? Falta tirar o Gustavo, presidente! - Por Layla Reis

A remuneração é injustificável para um advogado sem experiência futebolística

Fonte SPFC.Net
Existe um sábio ditado que diz "em time que ganha, não se mexe". Partindo deste raciocínio pressuponho que em time que está perdendo tudo de forma vexatória há anos, se mexe em tudo de forma radical afim de inverter a situação. O Vice-Presidente de Futebol, há 23 meses no cargo, caiu ontem a tarde. Rubens Moreno, diretor-fantasma de futebol há 3 mandatos (Juvenal, Aidar e Leco) foi afastado no começo da noite de ontem. Presidente Leco, ambos não recebiam remuneração e esbanjavam incompetência, devo avisá-lo de que faltou uma peça importante: o incompetente absurdamente remunerado.
Presidente, o Dr. Gustavo Vieira de Oliveira inquestionavelmente aparenta ser um bom advogado desportivo mas sua aproximação com futebol está apenas em sua árvore familiar (sobrinho de Raí, filho de Sócrates) e não em sua visão, pensamento, atitude ou conhecimento. Seu comportamento e feição são inexpressivos e assemelhados a um jogador de poker em momento de blefe (um olhar de "nunca"), essas características não servem para conter o vestiário, energizar os jogadores, impor respeito, conquistar a confiança e falar a língua do boleiro. Alias, devo avisar, o Gustavo não fala a língua do boleiro, a língua que o jogador entende. Ele fala língua jurídica.
Continuando o raciocínio devo obrigatoriamente perguntar se a remuneração de R$120mil mensais valem a pena para este executivo.
O homem mais bem pago no Brasil para o mesmo cargo ganha R$90mil por mês. Carrega no curriculum além da vasta experiência em transações com jogadores, 3 títulos sendo 2 brasileirões e 1 Copa do Brasil.
Quando questionado, o presidente respondeu que uma pesquisa de mercado foi feita para que chegássemos ao valor de 120 ao mês. Sabendo que o mais bem pago do Brasil que carrega um curriculum com 3 títulos nacionais e longa experiência recebe R$30mil a menos por mês, não exibe cláusula de porcentagem por negociações e está em um clube que não sofre da mesma bancarrota financeira que nós, preciso perguntar: em que foi baseada essa pesquisa de mercado? Ela realmente foi feita? Quais critérios foram avaliados para chegarem a tal conclusão?
Veja bem, Gustavo não tem curriculum para o futebol, Leco. Ele é advogado desportivo, não é boleiro, olheiro, agente, contratador, nada. Ele é advogado, repito. O salário de 120mil por mês é no mínimo esquisito e duvidoso ainda mais para um clube que paga 9 milhões mensais de juros ao mês por herdar um caos financeiro dos dois últimos presidentes.
Leco, demoramos 6 meses para começar a conseguir negociar as dívidas bancárias. Só conseguimos entrar em negociação para amortizações com os bancos agora porque estamos recebendo a baixa luva de 60milhões de direitos da Globo. Esse dinheiro será inteiramente utilizado para nos desafogar e amortizar nossa economia.
Existe uma lista de funcionários no RH do SPFC para serem mandados embora por uma série de motivos, dentre eles políticos também, mas não são demitidos. O motivo? Falta de dinheiro para a rescisão contratual. Bom, se não podemos pagar uma rescisão de um funcionário que precisa ser demitido, como podemos bancar um salário de 120mil ao mês para um diretor que desde Julho/2013 só monta elencos rachados, times perdedores e se esconde das câmeras em todos os momentos de crise (ou seja, praticamente sua estádia inteira no cargo) e não tem nenhuma experiência/curriculum que o justifique para o cargo?

Pois é, Leco. Esses 120mil não serão esquecidos ou perdoados pela mídia e pela torcida e nem os 3%. É injustificável, inaceitável, duvidoso e abre espaço para muitas dúvidas que o senhor deveria julgar desnecessárias para este mandato. Repense, reveja, mude. Não adianta trocar o VP, não adianta trazer o Luiz Antonio e afastar o Moreno apenas, tem que tirar o grupo inteiro e rever seus conceitos sobre remuneração e "pesquisas de mercado" para tais funções.
A cláusula de 3% de bonificação em negociações próprias também nos leva à dúvida. Como podemos ter a certeza de que essa cláusula não influencia direta ou indiretamente no time que vai a campo? Não levanta a dúvida de que existe pressão por parte da diretoria de futebol? Preservo-me no benefício da dúvida, não afirmo nada, mas odeio situações duvidosas porque quase sempre nos decepcionamos no final.
A incompetência é tão grande que Gustavo não se alinhava com o próprio ex-VP Ataíde que era seu parceiro no cargo desde 2014 e as negociações de um aconteciam sem o conhecimento do outro. Isso vale 120mil por mês?
Se o Gustavo é bom com leis que trabalhe com elas mas definitivamente não é bom com futebol. Fez uma tentativa em sua vida de tentar embalar nessa área, vamos admitir, com 2 anos e 3 meses ele consegue nos provar, reprovar e provar novamente que não deu certo. Futebol não é pra ele e nunca será. E principalmente, esse tempo nos traz a certeza de que a remuneração dele não é justificável.
Então, por um clube endividado, em nome da torcida, em respeito aos jogadores, baseado nas "pesquisas de mercados" e pelo futuro futebolístico do SPFC, Presidente, termine o que começou: reconstrua a diretoria de futebol radicalmente, todos os nomes. O trio Ataíde, Gustavo e Moreno-alguém-já-viu?, devem sair juntos da diretoria. Se nosso time é mal planejado, lembremos que o planejamento foi feito em união de Bauza com Gustavo então ele é o culpado diretamente pela crise atual.
Presidente, não faça o serviço pela metade. Reconstrua o futebol. Se não o fizer, o senhor deverá vir a público justificar estes 120mil pagos a um homem sem experiência por um clube sem dinheiro.
Pense bem sobre a reconstrução do diretoria, Leco. É um apelo que fazemos de coração apertado por tantos vexames passados. A solução está na mudança total dos diretores.
Ah, e se o senhor tem dúvida sobre um novo VP de futebol, vou te dar uma dica contundente e verossímil: Marco Aurélio Cunha.
Obrigada pela atenção até aqui, Leco. Sigo confiando que fará a coisa certa por todos nós e pelo bem do clube.
Fora Ataíde, Moreno e Gustavo juntos. E que voltem os boleiros com critérios de contratação!

Layla Reis
Avalie esta notícia: 134 108
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net