"Um golaço do São Paulo". Foi assim que o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, definiu a noite desta terça-feira, que ficou marcada pela aprovação da proposta da Globo para a transmissão em TV fechada do Brasileirão entre 2019 e 2024. De forma quase unânime, os conselheiros do Tricolor optaram pela oferta da velha parceira comercial, em vez do Esporte Interativo.
E o golaço do Tricolor ao qual Leco se refere tem explicação: a proposta definitiva da Globo foi extremamente vantajosa graças à habilidade do clube na condução das tratativas com o Esporte Interativo. De acordo com os números apresentados aos conselheiros, o São Paulo embolsará ainda nesta quarta-feira R$ 60 milhões de prêmio pela assinatura do contrato.
Além disso, a Globo ainda se dispôs a pagar R$ 500 milhões pelas seis temporadas, contra R$ 98 milhões oferecidos inicialmente. Esse dinheiro será dividido entre os 20 clubes que disputarão a Série A da seguinte maneira: 40% de forma igual; 30% de acordo com a classificação no campeonato e 30% mediante o número de partidas exibidas.
"A gente conseguiu mudar radicalmente a oferta. E fizemos valer nossa vontade, fechando um excelente contrato exclusivo para a TV fechada", afirma Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol e pessoa incumbida por Leco para tocar as tratativas com as duas emissoras interessadas.
A comemoração efusiva de Ataíde e dos demais conselheiros também está ligada ao fim de um sistema que fazia de Flamengo e Corinthians os mais bem pagos do futebol brasileiro. "Fizemos um bem ao país garantindo a reprodução do sistema de divisão de cotas de TV que já é adotado na Inglaterra. Acabou com essa história de o Corinthians e o Flamengo recebendo lá em cima e os pequenos ganhando quase nada."
Até os membros da oposição, que cogitavam pedir o adiamento da definição dos contratos, se renderam ao acordo firmado. "Os termos ficaram muito bons. Graças à pressão que fizemos no Conselho Deliberativo, a proposta da Globo ficou superior à do Esporte Interativo. E desvinculou-se a negociação da TV fechada com a da TV aberta, como a Globo queria desde o começo", explica Newton do Chapéu, candidato derrotado à presidência na última eleição.
"Foi também uma vitória da transparência. Nenhum outro clube levou ao seu Conselho Deliberativo com tanta clareza os números e ofertas das duas emissoras como o São Paulo", ressalta o vice-presidente de Comunciação e Marketing, José Francisco Manssur.
Layla Reis
Globo cobre oferta do Esporte Interativo e fecha com o São Paulo - Layla Reis
Fonte SPFC.Net
23 de Fevereiro de 2016
Avalie esta notícia:
99
122
VEJA TAMBÉM
- MELHORA! São Paulo vê zagueiro evoluir em recuperação durante intertemporada- NOVA ROTA! Reunião com lideranças é feita para traçar novos rumos no SPFC após saída de Rui Costa
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo