Todo fim de janeiro rola a discussão entre são paulinos sobre a fundação do clube. Eu mesmo já conversei e muito com meus amigos sobre o assunto: alguns consideram apenas 1935, outros 1930... enfim. Aqui vai um breve resumo da história e a minha opinião no final. E como diz o trecho do hino: "Trazes glórias luminosas, do Paulistano imortal, da Floresta também trazes um brilho tradicional", vamos às origens primeiro. Começaremos falando sobre o "pai" do SPFC: Club Athletico Paulistano.

O clube fora simplesmente o mais bem sucedido na 'Era do Amadorismo' do futebol brasileiro, com 11 títulos estaduais conquistados (sendo o único tetracampeão paulista consecutivo até hoje). Além de ter sido o primeiro clube brasileiro à excursionar pela Europa, onde jogou nove partidas, voltando com oito vitórias e apenas uma derrota! No fim da década de 20, em meio a desentendimentos com a CBD sobre as entidades organizadoras dos estaduais e também desgastado com uma série de episódios no futebol (como a violência e acusações de corrupção), Antônio Almeida Prado, fundador e presidente do CAP, declarou: "Futebol no Paulistano é capítulo encerrado. Daqui pra frente, só como recreação!" Mas a torcida não ficaria órfã de time por muito tempo.

Entra na história outro clube importante para o surgimento do SPFC: Associação Athlética das Palmeiras. Clube que já havia conquistado três títulos estaduais, mas, diferentemente do Paulistano, passava por problemas técnicos e principalmente financeiros. Alguns diretores então, viram nos abonados associados do CAP uma solução que beneficiaria a todos. Com o excelente plantel deixado pelo clube alvirrubro e as boas instalações que a A. A. Palmeiras tinha, juntamente com o estádio na Chácara da Floresta, entraram em acordo no dia 25/01/1930 para a fundação do nosso amado clube brasileiro. (A ata de fundação só foi assinada no dia seguinte, pois os estatutos não ficaram prontos a tempo).

E assim nasceu o São Paulo Futebol Clube, que trazia as cores dos dois clubes, assim como da bandeira paulistana. Cinco anos depois, após mais desavenças com a CBD e um endividamento devido à compra de uma nova sede social para o clube, a diretoria propôs uma nova fusão, que mesmo com opositores, aconteceu em 17/04/1935, dessa vez com o Clube de Regatas Tietê, pondo fim na história do São Paulo da Floresta, como ficou conhecido.

O SPFC foi refundado em 16/12/1935, graças ao esforço de homens que não aceitaram o fim do sonho dos torcedores são paulinos, data esta que passou a ser declarada oficial em 1973, após reorganização de documentos históricos do clube. (25 de janeiro é considerada data magna no clube, devido à primeira partida oficial ter sido realizada nesse dia). Juridicamente falando, o SPFC atual não tem ligações com o de 1930, mas, quem discute futebol "juridicamente falando" afinal?! Eu, definitivamente não! E não é nem pelo fato do nome, escudo e uniforme serem os mesmos, muito menos pelo campeonato paulista conquistado em 1931 (não nos faz falta), mas sim porquê, na minha opinião, o que faz um clube é a sua torcida, e essa, amigos, é a mesma desde o começo de tudo! Então, PARABÉNS SÃO PAULO FC, pelos seus 86 anos de existência e de muitas glórias!
E vocês, concordam comigo?!
Saudações tricolores!