Foto: Reprodução SporTV
O blog conversou com Alexandre Bourgeois, ex-CEO do São Paulo.
Há uma versão corrente, quase concretizada que você foi demitido duas vezes por vazar informações…
Sim, mas é mentira. Não fiz nada disso. Inclusive, o Ataíde me fritou injustamente por causa disso. Eu não vazei informação e posso provar. Eles não podem provar que eu vazei.
Como você pode provar?
Os repórteres que publicaram a saída do Boschilia e o caso do salário do Gustavo podem comprovar que eu não vazei. É fácil.
E quem vazou?
Eu sei quem vazou. No primeiro caso, um assessor do Carlos Miguel. E no segundo, alguém que faz parte do São Paulo atual. Não digo porque não vou entregar a fonte de jornalista nenhum.
Em relação ao salário do Gustavo, o que você achava dos valores?
Achava errado contratar alguém por mais do que recebia pouco antes. Apenas isso, não tem nada a ver com o Gustavo. Nada a ver dom os R$120 mil que ele passou a receber.
Você tinha inveja do salário dele?
Lógico que não. Por que vou ter inveja? Vou invejar quem ganha mais do que eu? O Luís Fabiano, por exemplo?
E o seu salário, era alto?
Eu ganhava R$ 60 mil por mês.
Você recomendaria a contratação do Lugano para 2016?
Olha, depende de quanto vai ganhar. Se for R$ 300 mil como dizem, é um absurdo. São R$ 3,6 milhões por ano para um jogador que já não está no auge. Com esse dinheiro, você contrata dois zagueiros de ponta?
Não contrata não.
Ah, contrata. Pode não ter o nome do Lugano, não ter o passado dele, mas com o mesmo rendimento que ele vai ter, sim, você consegue.
O São Paulo pode melhorar sua gestão sem mudar o sistema de administração?
Olha, não vou falar do São Paulo. Vou falar de todos os clubes do Brasil. Não tem como. Os clubes precisam ter decisões mais arejadas.
O seu plano de trabalho previa que o presidente não mandaria nada?
Não é isso. É um engano. O presidente teria o poder da decisão. Mas a decisão não seria tomada a partir de poucas informações de alguns abnegados. Pessoas qualificadas fariam um trabalho, apresentariam sugestões e ele definira. Apenas isso.
Qual o grande problema de gestão do São Paulo?
Um dos problemas que eu apontei é que o clube gasta 92% de sua arrecadação com o futebol. Eu disse que o máximo gasto deve ser 70%. Assim, sobra dinheiro para cuidar de dívidas, que precisam ser alongadas e bem equacionadas, para a parte social e até para a capitalização do clube.
E a folha salarial?
Precisa diminuir. E isso seria fácil, com a saída de alguns jogadores que recebem muito. Precisa instituir a produtividade. Jogador aceita ganhar por produtividade lá fora, precisa aceitar aqui também.
Qual o problema de Cotia?
O clube gasta R$ 25 milhões por ano em Cotia. Vale a pena? Ou é melhor deixar de lado e gastar R$ 25 milhões na contratação de jogadores? O que precisa fazer é colocar os garotos para jogar. Dizem que o Santos é um exemplo. E qual é o segredo? Eles escalam os jogadores da base. Muitos não dão certo, mas muitos seguem em frente. Se você não coloca para jogar, não adianta gastar dinheiro lá em Cotia.
Bourgeois: "Ataíde me fritou de forma injusta. Nunca vazei informações"
Fonte Blog do Menon
18 de Novembro de 2015
Avalie esta notícia:
27
8
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo