Liga das Américas quer reunir 64 clubes e imitar Super Bowl

Torneio quer iniciar em 2017 com a promessa de prêmio de até R$ 113 milhões

Fonte Estadão
Mata-mata com 64 clubes, times de até 45 países, final em jogo único nos moldes do Super Bowl e prêmio de R$ 18 milhões apenas pela participação. Os atrativos para disputar a nova Liga dos Campeões das Américas estão na ponta da língua dos organizadores e o objetivo é ter a primeira edição em 2017, com representantes das três partes do continente.
Entre 12 e 15 times brasileiros serão convidados a participar. Corinthians, Flamengo e São Paulo já receberam o contato dos organizadores. Até o próximo mês começa a divulgação da Liga, com o lançamento do site oficial.
Quem cuida do projeto é a empresa MP & Silva, que atua na distribuição de direitos de transmissão de eventos esportivos para 200 países. A companhia tem 18 escritórios pelo mundo e concentra nos Estados Unidos o planejamento.
A empresa pretende reunir os principais clubes das Américas em um torneio de até nove meses de duração, com início em fevereiro e jogos em dias de semana. O formato é de confrontos eliminatórios de ida e volta. Somente a decisão seria em jogo único, em local predefinido antes da competição e de preferência uma metrópole.
Para ser campeão um time jogaria 11 partidas e pela conquista, iria receber aproximadamente R$ 113 milhões em premiação acumulada ao longo do torneio.
O montante faz o novo campeonato ser mais atrativo do que outras competições continentais, embora o intuito não seja de criar concorrência. "Não temos o objetivo substituir a Libertadores ou qualquer outro tipo de torneio", disse ao Estado o diretor-geral da MP & Silva, Daniel Cohen.
O dinheiro para bancar o torneio viria da venda de direitos de transmissão para diversos países e do desejo de patrocínio de grandes empresas. "Deve ser o maior torneio de futebol já criado para o hemisfério ocidental, então há muito interesse."
Segundo o dirigente, 25 times de países como Estados Unidos, México, Uruguai, Brasil e Argentina já demonstraram interesse em participar. Esses países formam o bloco estratégico mais importante para atrair novos participantes. Em algumas reuniões, federações nacionais também apoiaram. A CBF ainda não foi contactada de forma oficial, diz o executivo.
A escolha dos participantes viria pela classificação nos campeonatos nacionais. Países mais tradicionais teriam direito a mais vagas, enquanto nações de menor expressão disputariam uma pré-classificação antes de chegar à fase final.
O estágio atual da preparação é buscar apoio em clubes e confederações, inclusive Conmebol e Concacaf. "Vamos trazer um conceito novo. Menos jogos, mas todos são importantes e vão ter uma audiência mundial", explicou o presidente da empresa, Riccardo Silva.
EXPERTISE AMERICANA
Os organizadores têm consolidado um conselho consultivo para fortalecer a competição. Assim como representantes dos países, antigos dirigentes de ligas americanas vão fazer parte e contribuir com a organização, principalmente para dar ao torneio uma ênfase mais comercial.
"O projeto vai proporcionar a chance de os clubes das Américas de competirem no mesmo nível de uma Liga dos Campeões", prometeu Paul Tagliabue, ex-mandatário e responsável pela expansão da NFL, principal liga de futebol americano.
Avalie esta notícia: 211 4
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net