Gaciba: regra não é justa, mas árbitro acertou em pênalti polêmico de Gil

Comentarista afirma que zagueiro do Corinthians teve

Fonte SPORTV
Gil desvia chute de Michel Bastos com a mão na bola e acabou expulso (Foto: Reprodução SporTV)
O Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 em clássico no Morumbi, neste domingo. O Tricolor ainda teve chance de empatar, em pênalti cobrado por Rogério Ceni, que Cássio defendeu. Apesar de não ter terminado em gol, a marcação do árbitro Leonardo Bizzio Marinho causou polêmica. Mas, para o comentarista Leonardo Gaciba, o juiz acertou em sua decisão.
Aos sete minutos do segundo tempo, Michel Bastos arriscou chute de fora da área e a bola desviou no braço de Gil, dentro da área. Apesar de reconhecer que o zagueiro teve "má sorte", o ex-árbitro afirma que, na nova orientação da Fifa, a jogada é sim pênalti.
- A grande verdade é que essa orientação de mão na bola e bola na mão tem um problema de assimilação aqui no Brasil. Foi feita a troca de conceito e nós, brasileiros, não achamos o conceito justo. Para mim, essa jogada foi penalidade (...) A partir do momento que o jogador se joga para interceptar o chute, qual é o objetivo? É travar a trajetória da bola, que ia em direção ao Cássio. Com que parte do corpo ele fez isso? Claramente é com o braço, que realmente está bem próximo ao corpo, só que a trajetória da bola para o gol é interceptada pelo braço. A orientação para os árbitros é marcar penalidade, e o mais grave, é para aplicar cartão amarelo no jogador. No caso, o Gil já tinha cartão amarelo e recebeu uma segunda advertência - disse o comentarista, no "Redação SporTV" nesta segunda-feira.
Ex-árbitro, Leonardo Gaciba afirma que, na orientação antiga da Fifa, a jogada não seria uma infração. No entanto, acredita que, se não desviasse no braço de Gil, o chute de Michel Bastos iria em direção ao gol. Por isso, houve penalidade.
- Quando eu apitava, essa jogada não seria pênalti nem aqui, nem na China. Porque o jogador estava apenas se protegendo da bolada que seria no rosto. Mas hoje a interpretação da Fifa mudou (...) É a questão de correr o risco. A intenção do Gil era bloquear a bola. Se isso for feito com o braço ou com a mão, e não estiver exatamente à frente do corpo (é falta). Porque o Gil está de lado para a bola. Se não batesse no braço, não bateria no peito dele, iria para o gol. Foi isso que o árbitro viu.
Com o resultado, o Corinthians chega a 19 pontos no Grupo 2, quatro a mais que a Ponte Preta, que aparece em segundo. O São Paulo, com 17, lidera o Grupo 1, com dois à frente do Mogi Mirim. Na próxima rodada, o Corinthians recebe o São Bernardo, quarta-feira, 22h, na Arena, em Itaquera. Já o Tricolor encara o São Bento na quinta-feira, 19h30, no Morumbi.
Avalie esta notícia: 8 4
VEJA TAMBÉM
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- De saída: São Paulo negocia empréstimo de Ferraresi ao Botafogo até o fim de 2026



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net