Um dos casos mais emblemáticos e arrastados nos tribunais envolveu o atacante Dagoberto e o Atlético-PR. Tratado como uma das grandes promessas do futebol brasileiro no início do século, o jogador só conseguiu deixar a equipe paranaense após uma arrastada novela jurídica. Ele se transferiu para o São Paulo em 2007 e desde então passou a ser visto como persona non grata na Arena da Baixada. Na ocasião, para ser defendido, o atleta contratou um advogado do Coritiba, maior rival do Furacão

Foto: Getty Images
Arouca, Mena e Leandro Damião já deixaram o Santos. Isso sem falar de Aranha, que nesta semana chegou a um acordo com o clube e retirou uma ação que movia contra o Peixe. No entanto, jogadores buscando na Justiça o término do vínculo com uma equipe não é exclusividade do Santos.

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
O São Paulo, por sua vez, sentiu o gosto da derrota alguns anos depois, em 2009, quando Oscar deixou o Morumbi de forma conturbada rumo ao Internacional. Foram dois anos de disputas jurídicas até que as partes chegassem a um acordo

Foto: Reprodução/Facebook
Ronaldinho Gaúcho e Grêmio travaram uma árdua batalha em 2001. Resultado: o meia-atacante saiu de graça para o Paris Saint Germain e o Grêmio ficou de mãos vazias; mas, não sem impedir que o jogador demorasse um semestre para regularizar sua situação e entrar em campo

Foto: Fábio Castro/Agif/Gazeta Press
Já em 2012, no Flamengo, Ronaldinho Gaúcho rescindiu judicialmente seu contrato com o Rubro-Negro; o acordo perduraria até o final de 2014

Foto: Divulgação
Quando trocou o Atlético-PR pelo Fluminense, em 2010, o volante colombiano Valencia teve sua carteira de trabalho cancelada pela equipe curitibana e só pôde estrear pelo Tricolor alguns meses depois

Foto: Ale Cabral/Lancepress
Após dispensar 17 atletas para esta temporada, o Botafogo viu o volante Gabriel, um dos titulares da equipe, recorrer a Justiça para rescindir contrato com o Glorioso. Com atrasos salarias em General Severiano o jogador obteve êxito em sua busca e acabou se transferindo para o Palmeiras

Foto: Reprodução/Facebook
O mesmo caminho tomou o meia-atacante Daniel, que deixou o Bota e fechou com o São Paulo. Com 20 anos, o jogador era um dos destaques da equipe carioca.