publicidade

Recordar é viver: Müller e Ronaldão falam das qualidades de Telê Santana

O São Paulo vivia no ano de 1990 uma crise técnica. O time, apesar de ter bons nomes, não rendia o que dele se esperava em campo. Para mudar isso, a diretoria do clube resolveu apostar e trouxe para comandar a equipe o técnico Telê Santana.

Lembrado principalmente por conta dos insucessos à frente da Seleção nas Copas de 1982 e 1986, ele enfrentava certa resistência por parte da torcida. Não demoraria muito para ele mudar essa história. Dois títulos Paulistas, um Brasileiro, duas Libertadores e dois Mundiais depois, ele era o “mestre” Telê Santana. Para o comentarista Müller, Telê tinha muita visão para armar suas equipes.

- O Telê armava a equipe no coletivo. Ele era muito simples no seu método de trabalho. Tinha a qualidade de aproveitar o jogador dentro de uma posição que ele renderia mais. O Telê tinha uma visão muito grande para armar a equipe. Ele ficava na beira do campo gritando “domina e toca, domina e toca”. Isso impregnou tanto na nossa cabeça, que a gente não dava mais de dois toques na bola. Durante o jogo nosso time tinha posse de bola com objetividade – analisou Müller, exatos 20 anos depois da conquista do primeiro título mundial do clube, sobre o Barcelona.

Ronaldão, que assim como Müller era titular daquele time, lembra com carinho de uma das principais características de Telê.

- Ele era muito exigente na parte técnica. Se errasse um passe, tinha que preparar o ouvido, porque ele ia cobrar. Essa cobrança acabou surtindo efeito na qualidade técnica da equipe. A partir do momento que o time entendeu isso, passou a desenvolver um futebol com qualidade. E os gritos diminuíram – pontuou Ronaldão.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 4

Comentários (7)
ouro
02/09/2021 18:37:38 Lemonz

Saudades mestre Telê

Mas hoje no estado do clube acho que nem ele daria jeito… estrutura sucateada, elenco fraco e desbalanceado com veteranos cheios de problemas físicos e deficiência técnica e jogador da base que acabou de subir e já quer sair correndo pra Europa, que só pensa em ser campeão aqui da Boca pra fora…

Imagina ele que já surtava com os cortes de cabelo dos jogadores quando visse moleque saindo da base todo tatuado, cheio de brinco e chuteira colorida…

Eram outros tempos.

bronze
02/09/2021 18:21:09 DoutorTricológica

Durante quase 3 anos, o São Paulo do Telê foi o melhor time do mundo. Isso já diz tudo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.