Após uma espera de quase três décadas, o Botafogo celebra seu retorno ao topo do futebol brasileiro ao conquistar o Campeonato Brasileiro pela terceira vez em sua história. Neste domingo, dia 8, o Glorioso venceu o São Paulo por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, na última rodada da competição, somando um total de 79 pontos, seis a mais que o vice-líder Palmeiras.
Os gols da partida foram anotados por Savarino e Gregore, sendo que o Botafogo também havia conquistado a CONMEBOL Libertadores há apenas oito dias, elevando sua temporada a um patamar histórico. Com este feito, o clube se junta ao reduzido rol de equipes que conquistaram a Glória Eterna e a Série A no mesmo ano, ao lado do Santos de Pelé em 1962 e 1963, e do Flamengo de Jorge Jesus em 2019.
No início do jogo, o São Paulo mostrou-se mais incisivo, controlando a posse de bola e dificultando as ações do Botafogo. Entretanto, a equipe carioca conseguiu se impor e encontrou o caminho do gol aos 36 minutos, quando Savarino balançou a rede. Mesmo após o primeiro gol, o Botafogo teve a chance de ampliar a vantagem, mas o goleiro são-paulino Jandrei fez boas defesas para manter o placar em 1 a 0 ao término do primeiro tempo.
No segundo tempo, o Botafogo parecia ter o controle da partida, mas foi surpreendido aos 17 minutos, quando William Gomes aproveitou uma falha na defesa e empatou para o São Paulo. A equipe paulista, no entanto, não conseguiu manter o ímpeto e o jogo se equilibrava. Com o empate, o Botafogo ainda se sagrou campeão, o que permitiu que a equipe se retrai-se em campo.
Nos acréscimos, em um momento dramático, Gregore, que havia sido expulso na final da Libertadores, garantiu a vitória e o título, marcando o segundo gol do Botafogo. Com essa conquista, a equipe carrega consigo dois troféus e agora se prepara para sua próxima grande batalha, enfrentando o Pachuca no dia 11 de dezembro, pela Copa Intercontinental.
VEJA TAMBÉM
- CLÁSSICO! São Paulo x Corinthians: onde assistir
- São Paulo e Corinthians se enfrentam na final da Copinha; saiba onde assistir
- REFORÇO DE PESO! Lateral ex-Arsenal observa partida no Morumbi e inicia negociações com São Paulo