Neste domingo (8), o Botafogo terá uma grande oportunidade de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, enfrentando o São Paulo no Estádio Nilton Santos às 16h (horário de Brasília). O Botafogo, que lidera a competição com 76 pontos, chega embalado pela recente vitória na CONMEBOL Libertadores. Para se sagrar campeão nacional após 29 anos, desde sua última conquista em 1995, o Fogão precisa apenas de um empate contra um São Paulo que já não tem aspirações no torneio.
Embora uma derrota para o São Paulo não impeça o título, o Botafogo dependeria de um tropeço do Palmeiras, que é o vice-líder com 73 pontos, em sua partida contra o Fluminense, que ocorrerá no mesmo horário. O São Paulo está apenas cumprindo tabela após uma temporada em que se destacou ao vencer a Supercopa do Brasil e avançar até as quartas de final na Libertadores e na Copa do Brasil, terminando o Brasileiro na 6ª posição.
A transmissão do confronto entre Botafogo e São Paulo será feita ao vivo pela Rede Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view). Para os palpites, alguns comentaristas já se manifestaram: André Donke prevê uma vitória do Botafogo por 2 a 0, Paulo Cobos aposta em 1 a 0, enquanto Rafael Marques também acredita em um 2 a 0 a favor do Glorioso.
Do lado do Botafogo, o treinador Artur Jorge tem algumas boas e más notícias para a escalação. O goleiro John retorna após cumprir suspensão, mas o defensor Barboza estará fora devido ao terceiro cartão amarelo. O artilheiro Vitinho, por sua vez, está lesionado e só deve voltar a jogar em 2025. A provável formação do Botafogo inclui: John; Mateo Ponte, Adryelson, Lucas Halter e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Savarino, Thiago Almada, Luiz Henrique; Igor Jesus.
Em contrapartida, o São Paulo, sob o comando do treinador Luis Zubeldía, promete uma equipe bastante modificada em decorrência de lesões. Jogadores como Calleri, Liziero, Michel Araújo, Ferraresi, Wellington Rato e Ferreira estão fora de combate, enquanto outros jogadores, incluindo Lucas, podem ser poupados. A formação prevista para o São Paulo é: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Sabino e Patryck; Bobadilla e Alisson; Erick, Rodrigo Nestor e Willian Gomes; André Silva.
A arbitragem do jogo ficará a cargo de Anderson Daronco, auxiliado por Bruno Boschilia e Fabricio Vilarinho Da Silva, com Daniel Nobre Bins responsável pelo VAR.
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo triunfa sobre Guarani com estreia de quarteto e gol de Luciano
- São Paulo x Guarani: melhores momentos
- GOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! Luciano abre o placar para o tricolor!