O São Paulo pode não estar oficialmente de férias, mas a realidade é que a equipe já mostrou sinais de desinteresse após garantir sua classificação para a fase de grupos da Libertadores, mesmo que isso não tenha ocorrido por méritos próprios. Apesar de ainda haver uma última rodada do Campeonato Brasileiro, a ambição do elenco treinado por Luis Zubeldía parece ter diminuído. O foco na reta final do campeonato é quase nulo, já que não há mais objetivos a serem perseguidos.
Na quarta-feira, o time enfrentou o Juventude com a força máxima, em um jogo que poderia ser a despedida da torcida no ano. No entanto, a performance foi decepcionante, marcada pela apatia e pela ineficiência no ataque. O São Paulo, que começou a rodada com a segurança da permanência, teve a posse de bola, mas não conseguiu criar jogadas efetivas no terço final do campo. Assim, a equipe abusou dos cruzamentos na esperança de que André Silva conseguisse marcar, mas acabou refém da falta de criatividade dos companheiros.
Faltaram coordenação e jogadas ensaiadas, resultando em um ataque desorganizado que se entregou ao improviso após ultrapassar o meio-campo. A necessidade de um trabalho ofensivo mais sólido se tornou evidente, além das falhas defensivas exibidas na partida. O primeiro gol do Juventude, por exemplo, nasceu de um erro individual de Luiz Gustavo. Embora o São Paulo não tenha demonstrado tantas deficiências na defesa ao longo da temporada, a falta de motivação e a comodidade pela tarefa já cumprida nas últimas rodadas influenciaram negativamente o desempenho contra o Juventude.
Com pouco tempo para corrigir os erros que se tornaram recorrentes, a questão que se coloca é a importância desse ajuste, uma vez que os jogadores estão prestes a entrar em férias. No entanto, é crucial lembrar que Luis Zubeldía e vários atletas continuarão no clube em 2025. Assim, a postura adotada nesta reta final do Campeonato Brasileiro não pode se repetir. Independentemente das metas alcançadas, a mentalidade que deve prevalecer entre aqueles que vestem as cores do São Paulo é a de buscar sempre a vitória, nunca se acomodando.
VEJA TAMBÉM
- EUROPA INTERESSADA! Saída de Pablo Maia ganha força nos bastidores do São Paulo
- DECIDIU VENDER! Com clubes do exterior interessados, São Paulo define valor para vender Ferraresi
- ESTREIA! Cruzeiro x São Paulo: onde assistir