Wendell se tornou um importante alvo para os clubes paulistas Corinthians e São Paulo em vista da próxima temporada. O lateral-esquerdo de 31 anos, que atualmente defende o Porto, de Portugal, tem sido sondado por ambas as equipes, que buscam reforçar a posição. Embora ainda não tenham apresentado propostas oficiais, a expectativa é de que os rivais protagonizem uma disputa intensa durante a janela de transferências.
No São Paulo, a prioridade é a contratação de um substituto para Welington, que deverá deixar o clube para se transferir para o Southampton após o término da atual temporada. O elenco tricolor carece de um jogador titular na posição, e o técnico Luis Zubeldía enfrenta dificuldades devido à falta de opções adequadas. O recém-chegado Jamal Lewis não convenceu, enquanto o jovem Patryck Lanza ainda não se firmou como uma alternativa viável.
Por outro lado, no Corinthians, Matheus Bidu se destacou ao ultrapassar Hugo e se firmar como titular. Depois de um início de ano conturbado, Bidu recuperou seu espaço nas escalações de Ramón Díaz, especialmente na reta final do Campeonato Brasileiro. Embora Wendell tenha potencial para assumir a titularidade no Corinthians, ele enfrentaria a concorrência de Bidu.
Outro fator a ser considerado na escolha de Wendell é a disputa por uma vaga na Seleção Brasileira. Ele foi convocado por Dorival Jr. para a Copa América deste ano e concorre a uma posição na equipe com outros laterais como Guilherme Arana, Vanderson e Abner. Dorival, que tem um histórico de convocar jogadores do futebol brasileiro, já incluiu atletas do São Paulo, como Rafael, Lucas Moura e Pablo Maia. Em contrapartida, o último convocado do Corinthians foi Yuri Alberto, durante amistosos em março de 2023.
Nos bastidores, as direções de São Paulo e Corinthians enfrentam desafios financeiros para viabilizar a contratação do lateral. O presidente do São Paulo, Julio Casares, já alertou sobre a necessidade de cautela no mercado em 2025, especialmente frente a um déficit que o clube deverá registrar ao fim da temporada 2024. As laterais são vistas como um setor prioritário, o que pode motivar investimentos, apesar das limitações financeiras.
O Corinthians, por sua vez, conseguiu reverter uma situação problemática ao quitar uma dívida de quase R$ 7 milhões com o ex-zagueiro Balbuena, que havia imposto uma proibição de registro de novas contratações. O fim do transfer ban libera a diretoria para reforçar o time, embora o cenário financeiro continue alarmante, com dívidas totalizando R$ 2,4 bilhões, conforme anunciado em uma petição judicial recente.
Embora Wendell represente uma solução ideal para a carência de laterais nos dois clubes, os fatores fora de campo podem influenciar o desfecho dessa negociação, tornando o cenário atual bastante incerto.
VEJA TAMBÉM
- BATEU O MARTELO: Diretoria do São Paulo responde sobre os 5 reforços pedidos por Zubeldía
- Dívidas milionárias do Botafogo geram desconforto na diretoria do São Paulo
- VAI FECHAR NEGÓCIO? São Paulo precisa superar dois entraves para assinar com Oscar em 2025