publicidade

Puma conversa para substituir Adidas no São Paulo

Ferraresi e a polêmica presença do ex-patrocinador no ombro (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
Foto: Lance!


Com uma relação cada vez mais desgastada com a Adidas, a sua atual fornecedora de material esportivo, o São Paulo já começa o trabalho de bastidores para arrumar uma substituta. O LANCE! apurou que o clube do Morumbi já tem em mãos ofertas de empresas dispostas a vesti-lo em 2024, quando o contrato com a multinacional alemã acaba. E uma delas promete gerar polêmica no futebol brasileiro, a da Puma.



Seria uma negociação normal para ambas as partes não fosse um pequeno detalhe: a também multinacional alemã tem desde 2019 contrato de exclusividade em território brasileiro com o rival Palmeiras. E o acordo vai até o final de 2024.


LEIA TAMBÉM: São Paulo está interessado em atacante que defendeu o Botafogo em 2022, revelam jornalistas


O L! levantou que o mesmo tipo de acordo de exclusividade entre Umbro e Santos (no caso o contrato prevê exclusividade da marca para o Peixe entre os grandes paulistas) fez com que a empresa inglesa fizesse uma consulta e, sem boa reação na Vila Belmiro, desistisse de seguir com as tratativas.

Mas o que muda com a Puma? Primeiro, que a empresa tem rivalidade acirrada com a Adidas. E se tratando de futebol, a situação piorou consideravelmente nos últimos anos, incluindo a própria 'aquisição' do time alviverde com um dos patrocinados, no lugar da própria concorrente germânica.

Nesse ponto, 'roubar' mais um clube brasileiro de expressão que era servido pela principal concorrente seria mais um golpe da Puma e uma oportunidade de crescimento frente à rival.

CONTRATO COM EMPRESA TERCEIRA AJUDARIA

Por mais que Puma e São Paulo tenham flertado, ambos procuraram e encontraram uma saída para poderem assinar um acordo: o uso de uma empresa terceirizada. Há essa brecha no contrato do Palmeiras com a empresa.

O próprio Tricolor conhece bem o funcionamento desse tipo de acordo. Passou por isso em 2016, quando quase dois anos após assinar com a Under Armour, também com cláusula de exclusividade no território nacional, viu a empresa aparecer em outros clubes, como o Fluminense.

Explicando: o São Paulo assinaria contrato com uma empresa. E esta compraria os uniformes da Puma para atender o Tricolor.

É como a Nike, por exemplo, fez com o Santos, Coritiba e Bahia em um passado recente. O acordo desses clubes, na verdade, era com uma loja virtual de artigos esportivos e não com a multinacional estadunidense, exclusiva em São Paulo para o Corinthians.

CHIADOS NO PARQUE ANTÁRTICA, REVOLTA NO MORUMBI

Conforme o L! revelou, Palmeiras e Puma passaram momentos de desacordo no decorrer do último ano: há reclamações do clube quanto à distribuição dos produtos e o preço praticado pela empresa no mercado. A situação, contudo, melhorou entre as partes.

Nada parecido com o que se passa entre São Paulo e Adidas.

Ainda em dezembro, o capítulo de desacordos entre as partes ganhou mais um capítulo, com os uniformes do clube usados na pré-temporada ainda exibirem a marca da Roku, fabricante de players de mídia on-line, cujo acordo venceu há três meses e não foi renovado.

A situação só deve mudar no fim de janeiro, quando, enfim, o clube deverá lançar parte da sua nova coleção.

Não é o primeiro atrito entre o clube do Morumbi e a multinacional alemã. Também em setembro, o clube se viu refém da marca esportiva e taxou como 'descaso' o fato da terceira camisa são-paulina, que faz alusão ao agasalho usado pelo elenco campeão mundial de 1992, ter sumido das lojas após esgotado o primeiro lote.

Lançada em agosto, a peça esgotou em um fim de semana. E a reposição do lote de 3 mil unidades, prometida pelo Tricolor à torcida na ocasião, em até 15 dias demorou quase dois meses. Depois de arrecadar quase R$ 1 milhão no fim de semana de lançamento da camisa, a previsão do marketing são-paulino é que o clube deixou de arrecadar mais R$ 6 milhões com a peça por causa das listas de espera de clientes feitas por lojas.

Desde o ano passado, o clube reclama de não ter tratamento semelhante a de rivais também servidos pela marca, como Flamengo, Atlético-MG e Internacional. As queixas giram em torno dos valores pagos e material disponibilizado à venda, com a ausência de camisas e agasalhos na mesma variedade.



No início de 2022, a rescisão chegou a ser estudada pelo jurídico tricolor, mas os valores da multa impediram o avanço do planejamento. O contrato entre as partes vai até o fim do ano que vem. A desavença é tamanha que o técnico Rogério Ceni entrou no 'fogo cruzado' ao usar roupas da Under Armour, antiga fornecedora são-paulina, no jogo contra o Juventude, em abril, pela Copa do Brasil.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da multinacional alemã até a conclusão desta reportagem, para comentar as informações.

Puma, conversa, substituir, Adidas, São Paulo

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 0

Comentários (18)
bronze
07/01/2023 03:16:59 charopetacwb

Bom, a grande verdade é que o contrato que fizeram na epoca, mais um da pifia gestao lero lero, foi extremamente mal feito, deixando o clube nem no segundo escalao dos patrocinados pela adidas, mas sim no terceiro escalaçao, total descaso, uma pena pq confesso que a Adidas é minha marca preferida e deixar o sao paulo nao sera legal, mas tb nao da pra deixar os caras fazendo o terceiro maior clube em torcida do brasil, com um potencial de vendas mundial absurdos como eles tem feito, falta material demais, eu que consumo bastante material original, sempre o que eu quero esta em falta, ai fica dificil....

Mas tb nao da pra gente fpegar birra e sair fechando contrato com as porqueira de penalti ou topper das vida, ja com a Puma, sou 100% a favor se nao tem a exclusividade com as peppas, outra marca legal seria Reebook, apesar que essa é uma subsidiaria da adidas

Que de certo com a Puma e que seja feito um contrato top

bronze
06/01/2023 16:34:42 MANO/spfc

A Adidas só valoriza os mulambos. Azar é o deles, pois o torcedor tricolor é um dos que mais consome produtos oficiais

prata
06/01/2023 12:59:44 C@RLOSSPFC

A questão dos uniformes de treino acreditava que podesse ser pela data, já que nessa temporada o Clube voltou aos treinos antes da mudança de ano, imagino que as fornecedoras de material lançe seus novos uniformes sempre no início de cada ano.

prata
06/01/2023 12:54:57 C@RLOSSPFC

Entenderia esse descaso se não vendesse, problema é que vende.

06/01/2023 11:38:46 Carlos Alberto

Puma e depois Nike são as mais lindas do mundo

06/01/2023 11:11:15 Evandro Wosniak Bispo

Para mim não interessa a marca qual seja, o que me interessa é na produção de material exclusivos e que atendam os anceios do torcedor, sendo que nesse quesito a Adidas vem deixando muito a desejar.

bronze
06/01/2023 11:03:04 DonPedrito

A Adidas inventa muito, descaracteriza o Uniforme, a Puma acredito que seja mais conservadora e fiel as tradições dos uniforme do SPFC, como as três listras (que deveria ter as cores tricolores, uma hora é toda vermelha, outra é toda preta).

bronze
06/01/2023 10:57:06 DonPedrito

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/quando-adid as-e-puma-dividiram-uma-cidade-por-quase-60-anos.phtml

bronze
06/01/2023 10:56:18 DonPedrito

ADIDAS E PUMA: A BRIGA ENTRE IRMÃOS QUE DIVIDIU UMA CIDADE POR QUASE 60 ANOS
Os irmãos Adolf e Rudolf Dassler, criadores das empresas, tinham uma rivalidade tão forte que foram capazes de mudar as relações sociais de uma cidade inteira

06/01/2023 10:41:57 Toguro77

Fomos campeoes mundias com a Topper. VOLTA TOPPER!
Rebook também representou.

06/01/2023 10:08:10 Viera096

Está empresa da um prejuízo desgraçado a instituição, não vejo a hora desta praga cair fora.

No shopping Eldorado da loja desta marca, tem todo o enxoval do flaMERDA, você não acha na mesma quantidade do SPFC, um absurdo ter este total descaso e a forma como torna o clube. Quem defende está porcaria provavelmente não compra nada, o prejuízo é gritante a instituição.

Este contrato é o pior da história, o clube tem nele a maior arrecadação com um percentual de royalties, sem o produto pra venda como no caso da terceira camisa, como vai arrecadar?

Se livrem disto, o clube precisa de um PARCEIRO pra fortalecer a marca e ter um bom retorno financeiro.

06/01/2023 09:58:52 wilson carlos

É viramos time amador mesmo, até os patrocinadores fazem nossa diretoria de.Manés.

06/01/2023 09:17:13 Rubens Peterson mazaro

Puma da hora adidas fico devendo um uniforme legal falto capricho.

06/01/2023 09:00:06 Carlos

Alan, entendi o q vc falou, e eu realmente nao sabia disso! O meu comentario foi sinplesmente sobre o logotipo que as marcas proporcionam! Concordo que tem q ver a melhor parceria para o tricolor!

06/01/2023 08:51:37 alansplima

Carlos, talvez vc não tenha acompanhado o que a adiddas tem feito com o sp, só pra citar um dos casos aqui.
Parece que o clube tá usando o uniforme antigo já há um tempo pq a adiddas simplesmente não disponibilizou uniforme novo, os jogadores estavam com camisas de treino com patrocínios que nem estão mais no sao paulo.
E isso é um dos casos, tem mt mais, os caras tão avacalhando com são Paulo há mt tempo já.

06/01/2023 08:46:37 José Eduardo

Fora adidas , tem que levantar uma hashtag nas redes sociais , assim como mais respeito ao tricolor , a Adidas só faz isso porque a torcida também não se posiciona , ela agindo assim só está desrespeitando a história do clube , não merece continuar aqui e merece ser queimada pela postura que vem adotando.

06/01/2023 08:33:49 Carlos

Acho legal a Puma, mas gosto tanto da Adidas... Acho irada essas 3 linhas!

06/01/2023 08:26:11 alansplima

É a melhor opção

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.