publicidade

Superação histórica: vitória com três atletas a menos

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo superou, na noite da última quinta-feira (30), em Santiago, no Chile, o time da Universidad Católica e a desvantagem de competir nos últimos dez minutos com três jogadores a menos que o adversário, ao vencer os donos da casa por 4 a 2 em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Sul-Americana 2022.



Pela primeira vez na história, o time são-paulino atuou tanto tempo com tamanha diferença de atletas em campo (oito contra onze). Igor Vinícius, aos 4min/2ºT; Rodrigo Nestor, aos 27min/2ºT; e Calleri, aos 42min/2ºT foram expulsos – e a peleja foi encerrada aos 52 minutos do segundo tempo.


LEIA TAMBÉM: Baixas: São Paulo perde Igor Vinicius, Nestor e Calleri para jogo de volta da Sul-Americana


Do mesmo modo, pela primeira vez o Tricolor, mesmo com três expulsos, conseguiu vencer uma partida marcando quatro gols.

Ao longo dos anos, e já contando com o jogo contra a Católica, o São Paulo teve três jogadores expulsos em 12 oportunidades. A vez mais recente, antes do confronto no Chile, se deu no dia 4 de novembro de 2009, no Campeonato Brasileiro, quando os são-paulinos empataram por 1 a 1 contra o Grêmio, em disputa que as expulsões de Borges (32min/2ºT), Dagoberto (33min/2ºT) e Jean (49min/2ºT) posteriormente – no STJD – selariam o destino do título nacional daquele ano.

Este jogo contra o Grêmio, por sinal, detinha o recorde – superado ontem – de maior tempo atuando com desvantagem de dois homens em campo por mais de 16 minutos.

Dos 12 confrontos mencionados, o São Paulo, mesmo inferiorizado no número de atletas em campo, conseguiu vencer o oponente em um terço das chances, embora, em nenhum dos três embates mais antigos tenha ficado com três jogadores a menos durante o tempo regulamentar (as expulsões ocorreram nos acréscimos ou após o apito final do árbitro, ou ainda, com cartão vermelho para atleta no banco de reserva – e os adversários também tiveram elementos postos para fora).



22.12.1985. Paulista. Morumbi. 2x1 Portuguesa
Expulsos SPFC: Márcio Araújo, 17/2; Careca, 31/2; Zé Teodoro, 46/2
Expulsos rival: Alberis, 17/2; Eduardo, 30/2

20.04.1997. Paulista. Morumbi. 2x0 Botafogo-SP
Expulsos SPFC: Aristizábal, intervalo; Adriano, 31/2; Alberto (reserva)
Expulsos rival: Gustavo, intervalo; Valdeir, 31/2

03.12.2003. Sul-Americana. Morumbi. 2x0 River Plate
Expulsos SPFC: Rico, 45/2; Jean e Luis Fabiano, após o fim do jogo
Expulsos rival: Ameli, 45/2; Pereyra e Barrado, após o fim do jogo

Por fim, cabe relembrar que o número recorde de são-paulinos expulsos em um jogo é quatro, em situação repetida quatro vezes desde 1930 (São Paulo 3 x 1 SPR em 1937, com três expulsões adversárias; São Paulo 2 x 6 Santos em 1963, só com tricolores expulsos entre os 38 e 49 minutos do segundo tempo; Araçatuba 2 x 1 São Paulo, em 1996, com um cartão vermelho para o oponente; e São Paulo 1 x 3 Flamengo, em 2003, com duas expulsões cariocas).

Confira o quadro completo de partidas atuando com três ou mais desfalques por expulsões:


VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 4

Comentários (2)
01/07/2022 17:18:58 Sergio Gandini

O São Paulo jogou muito e fez por merecer, mesmo com o juiz roubando na cara dura o time suportou a sobrecarga do adversário e saiu com a vantagem para o próximo jogo..

ouro
01/07/2022 10:11:41 Tricolaço7

Se o jogo tivesse sido mais difícil até poderia entrar pra história.

Mas era um jogo decidido já. Acabamos tomando só um gol, e poderíamos ter tomado mais se não fosse a ruindade do adversário....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.