publicidade

Zagueiro que não teve chances no São Paulo saiu por uma pechincha e agora pode ser campeão europeu

Tuta, defensor do Frankfurt Alexander Scheuber - UEFA/UEFA via Getty Images

Zagueiro do Eintracht Frankfurt, que enfrenta o Rangers, nesta quarta-feira (18), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, Tuta é o único jogador brasileiro presente a atual edição da final da Europa League.



O jovem, de 22 anos, deixou o São Paulo em 2019 antes mesmo de estrear como jogador profissional por 1,8 milhão de euros (R$ 9,5 milhões na cotação atual) por 70% dos direitos econômicos, segundo informações do ge.


LEIA TAMBÉM: MCorinthians quer atravessar o São Paulo e fechar com astro de clube brasileiro


Tuta foi formado desde a adolescência na base do time tricolor, no qual faturou vários títulos em todas as categorias. Por não ser muito alto, o garoto chegou a jogar um período como volante, o que aprimorou suas qualidades técnicas.

Em alguns momentos, chegou a cometer atitudes que deixavam os treinadores preocupados, como driblar facilmente os atacantes adversários dentro da própria área - algumas vezes até mesmo com chapéus - e depois sair jogando.

O defensor compensa o 1,83m, uma altura considerada baixa para um zagueiro, com uma ótima impulsão, um tempo de bola considerado acima da média e muita força física.

Em 2018, ele foi campeão do Brasileirão de Aspirantes e chegou a treinar um período com o elenco profissional. Apesar de ter sido relacionado para algumas partidas, o defensor não entrou em campo. Na avaliação da comissão técnica da época, o garoto estava atrás de Walce e Rodrigo.

No ano seguinte, Tuta foi um dos destaques da conquista da Copa São Paulo de futebol júnior ao lado de jovens como Antony (atualmente Ajax), Gabriel Novaes (Red Bull Bragantino) e Fabinho (CRB).

Ele foi titular absoluto em toda campanha, que terminou com vitória nos pênaltis sobre o Vasco no estádio do Pacaembu. Poucos dias depois do título, foi confirmada a venda do jogador ao Frankfurt.

Após ficar até o meio de 2019 em um processo de adaptação sem atuar na Europa, o brasileiro foi emprestado na temporada 2019-2020 para o Kortrijk, da Bélgica. O zagueiro, que fez 18 jogos e anotou um gol, ajudou a equipe a ser semifinalista da Taça da Bélgica e terminar o Campeonato Belga na 11ª posição.

De volta ao Frankfurt, Tuta passou os primeiros meses na reserva, mas em janeiro assumiu a titularidade da equipe e não saiu mais. Na atual temporada, o defensor – que joga como zagueiro e lateral-direito - fez 37 partidas e anotou quatro gols.



Se na Bundesliga, o time terminou na modesta 11ª posição, na Europa League a situação foi bem diferente. Após se classificar liderança do grupo D, a equipe eliminou o Real Betis nas oitavas e depois passou de forma surpreendente pelo poderoso Barcelona em pleno Camp Nou, com um show da torcida alemã. Nas semifinais, o time de Tuta passou pelo West Ham.

Zagueiro, chances, São Paulo, pechincha, campeão, europeu

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (8)
18/05/2022 16:53:23 Haroldo Florentino

A incapacidade dos treinadores do São Paulo é incrível nao serviu pro São Paulo e hj alem de esta disputando uma final na europavale 4 vezes mais nao da pra entender a incapacidade desses treinadores que passa pelo São Paulo vem logo pro profissional Alex

18/05/2022 14:15:33 Daniel Torres

Ele e o Morato foram vendidos por dinheiro de pinga. E era óbvio que eles iriam vingar na Europa, já mostravam um baitaaaaa potencial na base.

18/05/2022 12:55:32 Natanael Oliveira

Pela matéria,até parece que foi o Tuta que levou sózinho o Eintracht para a final.

18/05/2022 10:49:05 PAULO PORTELLA

Falta de chances??? Nada disso, foi vendido pq precisavam fazer dinheiro no clube, nos bolsos dos empresários e sabe lá mais quem, garoto tinha um grande potencial e está provando na Europa

ouro
18/05/2022 10:02:24 Tricolaço7

Não teve nada a ver com falta de chances. O olho gordo dos dirigentes falou mais alto e venderam logo após (ou até durante) a Copinha de 2019.

Nem teve tempo do técnico do profissional avaliá-lo para ver se poderia jogar no time de cima.

18/05/2022 09:58:50 Eurico Xavier

Eles não ve a hora de vender os garotos por qualquer dinheiro

18/05/2022 09:35:04 Uelinton Santana

Perdemos ou semore vendemos barato.. O campeonato paulista era para servir de trampolim para esses jovens... Porém, tem mais 20 anos que nao ganhamos nada de expressão....

18/05/2022 09:25:49 Regis Maia

Como nao teve chance se disputou a copa SP e foi embora rs

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.