publicidade

São Paulo inicia nova reconstrução e prioriza defesa

0 0 0
Técnico Hernán Crespo durante empate sem gols entre São Paulo e Atlético-MG, pela 22ª rodada do Brasileirão (Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF)

"Reconstrução" foi certamente uma das palavras mais citadas nos últimos meses em coletivas do São Paulo, seja pelo técnico Hernán Crespo ou por membros da diretoria. Eles alegam que a temporada 2021 seria de reedificação do time. Pois, depois das eliminações nas copas, com dificuldades para acertar uma equipe que venceu apenas um de seus últimos sete jogos, o técnico argentino agora se dedica a uma obra específica: restabelecer a competitividade por meio da defesa



Desde a goleada sofrida para o Flamengo, por 5 a 1, na 13ª rodada, o Tricolor Paulista fez nove partidas na Série A e sofreu apenas seis gols.


LEIA TAMBÉM: São Paulo anuncia equipamentos para Reffis e criação de nova Divisão Médica com notáveis


Em quatro confrontos nessa sequência, Tiago Volpi não precisou buscar a bola no fundo da meta: a vitória solitária contra o Sport e os empates com Palmeiras, América-MG e Atlético-MG —sendo os últimos pelas últimas duas rodadas. Além disso, o São Paulo levou apenas um gol em outros quatro jogos: as vitórias diante de Grêmio, Atlético-GO e Athletico-PR, e o empate por 1 a 1 ante o Juventude.

Em uma única oportunidade, durante essa sequência, o time sofreu mais gols — a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã. E mesmo no duelo dos tricolores, os paulistas se defenderam bem até a etapa final, quando avançaram e sofreram o segundo gol em um contra-ataque.

A priorização à defesa foi citada inclusive pelo capitão são-paulino, Miranda, e por Crespo após o empate por 0 a 0 contra o Galo, no Morumbi.

"Fator importante: mais uma vez a nossa defesa não sofreu gols, então começamos a caminhar. O primeiro passo no Campeonato Brasileiro é não sofrer gols. E com certeza essa solidez defensivamente vai nos trazer muitos pontos. Qualidade na frente a gente tem. Muito importante destacar esse bom desempenho defensivamente", afirmou o experiente zagueiro.

O técnico argentino destacou a atuação da defesa contra um dos melhores times da temporada, ressaltando a marcação de seus comandados e reconhecendo mais uma atuação ruim do ataque tricolor.

"Controlar eles e jogar esse segundo tempo melhor com a bola, com posse... nunca é fácil jogar contra o Atlético nessa temporada. Quando recuperamos a bola, encontramos facilidade para jogar. É verdade, faltou um pouco na fase ofensiva, mas estamos jogamos contra o Atlético-MG. Não devemos esquecer isso", avaliou Crespo.

Competições de mata-mata foram exceção no período
Se o desempenho defensivo foi satisfatório nos últimos nove jogos pelo Brasileirão, a atuação nas competições de mata-mata não se repetiu nesse período. Nos quatro jogos contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, e o Palmeiras, pela Libertadores, o Tricolor foi vazado nove vezes.

A derrota por 3 a 0 para a equipe alviverde e os dois confrontos contra o Leão do Pici mostraram um São Paulo desatento, sobretudo na etapa final das partidas, quando levou a maior parte dos gols.

Os 'apagões' da defesa renderam à equipe de Hernán Crespo as eliminações nas duas copas, e é justamente nesse aspecto que a comissão técnica tem mostrado maior foco na sequência pelo Brasileirão, a fim de se afastar da zona de rebaixamento e buscar uma vaga na próxima Liberta.

Ataque continua sendo pedra no sapato na Série A
Depois do empate por 0 a 0 diante do América-MG, na quarta-feira (22), o São Paulo passou mais um jogo em branco nesse sábado (25). Agora, são duas partidas e a maior parte do segundo tempo contra o Atlético-GO, no domingo passado (19), sem balançar as redes.

Se considerado todo o Brasileirão, o desempenho ofensivo não é tão diferente, contrastando com a solidez da defesa na competição: são 18 gols marcados em 22 jogos.

A despeito das palavras de Miranda sobre a qualidade ofensiva no elenco, hoje o Tricolor tem o quinto pior ataque da competição. Somente quatro equipes (Sport, Grêmio, Chapecoense e Atlético-GO) têm menos tentos que o time paulista, e cabe lembrar que o Imortal e o Dragão têm, respectivamente, três e duas partidas a mais para fazer.

Registrando: os quatro pontos que ficaram pelo caminho nos empates sem gols ante o Coelho e o Galo teriam o time de Hernán Crespo a 33 pontos, os mesmos de Fortaleza (quatro), Red Bull Bragantino (quinto) e o Corinthians (sexto).

Pauta recorrente no clube, "reconstrução" contrasta com metas do clube
A narrativa de que a equipe vive uma temporada de reconstrução, defendida por Crespo em mais de uma oportunidade —como nas eliminações para o Palmeiras e o Fortaleza— e pelo presidente Julio Casares, é um indicativo de metas pouco ambiciosas para 2021.

Campeão paulista e entre os oito melhores nas duas competições de mata-mata que disputou, o São Paulo viu o sinal de alerta ligado após derrotas como para o Flamengo no Brasileirão, o Palmeiras na Libertadores e o Fortaleza na Copa do Brasil.

O discurso que pede paciência em um ano de mudanças no clube vai na contramão do objetivo posto pelo próprio treinador: classificar-se à competição continental para 2022.



Nas últimas duas partidas, quando teve a oportunidade de encostar no G6 do Brasileirão, o time não foi vazado, mas pecou no ataque, como vimos, e está em 13º. Agora, está seis pontos distante do sexto colocado, o Corinthians, e há também seis equipes posicionadas entre os rivais.

Olhando para baixo, o São Paulo está quatro pontos à frente da zona de rebaixamento. O próximo compromisso da equipe paulista será contra a lanterna Chapecoense, às 16h de domingo (3), pela 23ª rodada.

São Paulo, inicia, reconstrução, defesa

CONFIRA: Ceni prevê dificuldades no Majestoso: "Corinthians vem bem mais ajeitado"

VEJA TAMBÉM: SPFC tem maratona de seis jogos contra times da ponta da tabela; Confira!

E MAIS: Lesão de Luan deve afastá-lo dos gramados por algumas semanas


PQ CRESPO CAIU? MURICY FICA, PANELINHA NO ELENCO É REAL? MULTA RESCISÓRIA, METAS E DIRETORIA










Avalie esta notícia: 5 5

Comentários (10)

bronze
27/09/2021 19:39:48 Karakakiko

"Olhando para baixo, o São Paulo está quatro pontos à frente da zona de rebaixamento."

ENGRAÇADO QUE NESSAS ANÁLISES NUNCA COMENTAM QUE O SP ESTÁ HÁ 3 PONTOS DO G6 - só falam em rebaixamento.

Campeonato muito equilibrado.

27/09/2021 13:31:38 Jailton Alves

O Crespo poderia trabalhar no clube sem esses hermanos da comissão técnica deles. Já está provado que são fracos e estão levando o clube pra o buraco.

prata
27/09/2021 11:20:03 1983SPFC

Agora, nós temos um técnico e um modelo de jogo para iniciar uma reconstrução.

Antes, o Leco e o Raí mandavam embora, traziam um monte de jogador para o que eles achavam que era um modelo de jogo e colocavam um otário para fazer acontecer (que geralmente não tinha nada a ver com o estilo de jogo dos jogadores).

O caminho de hoje é melhor que o do pior presidente da história do clube.

27/09/2021 10:00:42 Heisemberg Sam

Entre crespo e Rogério ceni prefiro até o abel q sempre ganha do São Paulo

27/09/2021 09:52:08 faballstarfc

18 gols em 22 jogos e a preocupação é a zaga?? eu prefiro tomar 3 gols td jogo e marcar 5 do q essa vergonha ai... O objetivo maior do futebol é ganhar e para isso é preciso fazer gols.

27/09/2021 09:49:22 Enio Justino

Palmeiras, Flamengo e Galo, só viraram potências depois de 03 anos de reestruturação, contratando 15 a 20 jogadores por temporada, que deram certo 2, 3 ou 4 por ano, o resto foi devolvido, vendido ou emprestado. É loucura achar que um elenco tão limitado seria reestruturado em apenas 06 meses, dessa leva de jogadores contratados, Willian, Eder, Bruno ROdrigues e Zé Ruella, não deram certo. Uma ou outra partida razoável, mas n geral, não deram certo. Benitez é uma incógnita, precisamos demais alguém com o perfil e a forma de jogar dele, e ele quando esteve bem fisicamente somou demais, mas o corpo não acompanha, torço muito para que ele não seja um novo "Pedrinho" do Vasco e Palmeiras, um baita jogador, mas com físico de vidro. Rigoni e Miranda são os únicos de realmente deram certo, Calleri e Gabriel acabaram de chegar, não dá para analisar. Mas a verdade é que levará um bom tempo até o elenco estar pronto, estamos bem servidos de volantes, lateral esquerda, e zaga, apesar de que amisum zagueiro cairia bem, mas não é a prioridade. O ataque se estiver em forma, com a chegada do Calleri, junto com Luciano e Rigoni, está bom, dá apra subir e dar experiência para a base, igual foi com o Brenner. Precisamos de meias de ligação, Sara e Igor Gomes devem ser negociados no fim do ano, fazer caixa, fora que a torcida pegou ranço, dificilmente conseguirão arrebentar, ainda mais com o retorno da torcida e o povo pegando no pé. E, o mais importante, fazer uma faxina no elenco, tem jogadores que precisam serem vendidos, emprestados ou terem seus vinculos rescindidos em comum acordo, não dá pra manter no elenco.

27/09/2021 09:37:32 Pet48

Reformulação deveria começar pelo um treinador de experiência e um goleiro experiente chega de aposta

27/09/2021 09:20:05 Reginaldo Goncalves moura

coloca o calleri seu teimoso!

27/09/2021 09:18:22 Reginaldo Goncalves moura

esse crespo está parecendo o diniz teimoso que so colocar o caleri o tempo todo seu burro!

Bom dia,no meu ponto de vista o SP "Diretoria, Muruci, Belmonte,Rui Costa e o Treinadorer,la no inicio da contratação dele ou melhor escolha do Treinador traçaram um obj e até superou pelo que tudo indica. Com a divida,tudo bagunçado, sucateado ate que foi bom para eles,os citados! Mas a torcida não sabe de tudo e acredito que se classificando para Liberta,segura....2022

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qui - 19:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Ceará
    Ceará

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 - Arena Pantanal
    https://media.api-sports.io/football/teams/1193.png
    Cuiaba
    0 0
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Atletico-MG
    2 Flamengo
    3 Fortaleza EC
    4 RB Bragantino
    5 Palmeiras
    6 Corinthians
    7 Internacional
    8 Atletico Paranaense
    9 Cuiaba
    10 Fluminense
    11 Atletico Goianiense
    12 America Mineiro
    13 São Paulo
    14 Ceará
    15 Juventude
    16 Santos
    17 Bahia
    18 Sport Recife
    19 Grêmio
    20 Chapecoense-sc
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    56 25 17 5 3 41 17 24 EVEVV
    45 23 14 3 6 46 21 25 EVEVV
    42 26 12 6 8 33 29 4 VDVDV
    41 25 10 11 4 40 29 11 DEEVV
    40 25 12 4 9 37 32 5 DEDDE
    40 26 10 10 6 28 23 5 VEVDV
    39 25 10 9 6 34 26 8 VDEVV
    34 25 10 4 11 32 32 0 VDVDE
    34 26 7 13 6 26 26 0 EDEEV
    33 25 8 9 8 24 27 -3 EVDED
    31 25 7 10 8 20 23 -3 EVDED
    31 26 7 10 9 25 29 -4 EVVED
    31 26 6 13 7 21 26 -5 EEEEE
    30 24 6 12 6 22 25 -3 EVEDE
    28 26 6 10 10 25 33 -8 VEDED
    28 25 6 10 9 23 32 -9 EDEVD
    27 25 7 6 12 28 38 -10 EDDVE
    26 26 6 8 12 14 22 -8 DVVVD
    23 24 6 5 13 20 28 -8 DDEDD
    13 26 1 10 15 23 44 -21 DEEDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
16/10/2021 15:43:47