publicidade

SPFC irá analisar condição de conselheiro vitalício de Rogério Caboclo

Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O São Paulo vai analisar a condição de conselheiro vitalício de Rogério Caboclo, afastado da presidência da CBF depois das acusações de assédio sexual e moral reveladas pelo ge.



Filho de Carlos Caboclo, ex-dirigente do São Paulo, Rogério Caboclo foi diretor adjunto de marketing do Tricolor entre 1991 e 1992. Ele retornou em 2000 para assumir como diretor financeiro na gestão de Paulo Amaral.


LEIA TAMBÉM: Borré recusa R$ 30 milhões na MLS e expõe pedida antes de fechar com o São Paulo



Nos próximos dias, o Conselho Deliberativo do clube deve tratar do tema e definir os próximos passos sobre a permanência de Rogério Caboclo no quadro. A apuração da Comissão de Ética da CBF no caso será crucial para as tomadas de decisões.

No Estatuto Social do São Paulo, o artigo 56 é o único que trata sobre perda de mandato ou punições para conselheiros que descumpram normas dentro e fora do clube. Veja abaixo:

§2º As infrações praticadas por Conselheiros, como Associados do SPFC, mas não relacionadas com seu mandato, serão julgadas pela Comissão Disciplinar do SPFC, em duas instâncias, sendo garantido o direito de recurso para o Conselho Deliberativo sempre que a pena aplicada pela Comissão Disciplinar for de suspensão ou eliminação, observando os prazos e competências previstas no Regimento Interno do SPFC.

§3º O Conselheiro somente poderá perder mandato em decorrência de infração disciplinar, por decisão de 2/3 (dois terços) dos integrantes do Conselho Deliberativo na data da votação, excluídas, neste caso, as vagas existentes por falecimento, renúncia, impedimento ou não preenchimento, assegurado ao acusado o contraditório e a ampla defesa, na forma do Regimento Interno do SPFC. Nesta hipótese a votação será secreta.

O pai de Rogério Caboclo, Carlos Caboclo, e o irmão, Mauricio Caboclo, também são conselheiros vitalícios do São Paulo e votariam em um possível processo de exclusão do presidente afastado da CBF do quadro do Conselho Deliberativo.

Em 2016, o ex-presidente do São Paulo Carlos Miguel Aidar e o seu diretor na época, Ataíde Gil Guerreiro, foram expulsos do Conselho após acusações de corrupção no clube.

A denúncia que derrubou Caboclo
Em denúncia feita ao Comitê de Ética da CBF, uma funcionária detalha o dia em que o dirigente, após sucessivos comportamentos abusivos, perguntou se ela se "masturbava". Entre outros episódios de extrema gravidade, segundo a funcionária, Caboclo tentou forçá-la a comer um biscoito de cachorro, chamando-a de "cadela".

Segundo relato da funcionária, que tem oito anos de CBF, Caboclo fazia consumo de álcool durante o expediente. Ela era obrigada a esconder garrafas no banheiro para que o dirigente pudesse beber sem ser notado. Também cabia a ela recolher as garrafas vazias. Em viagens, era orientada a pedir bebidas alcoólicas para ele nos hotéis – mas marcar o consumo no quarto dela.

Ela detalha um caso ocorrido no dia 9 de março de 2021, na casa do dirigente em São Paulo, onde auxiliava Caboclo em reuniões presenciais e virtuais. Após um dia inteiro de consumo de bebida alcoólica, o dirigente teria chamado a funcionária de "cadelinha", e em seguida ofereceu biscoitos de cachorro para ela. Como a funcionária o repreendeu, ele então passou a simular latidos.



A funcionária também afirma que Caboclo tentou controlar seus relacionamentos dentro da CBF e pediu que ela mudasse a maneira de se vestir – teria até oferecido dinheiro a ela para comprar novas roupas. Após seguidos episódios, ela pediu licença por motivos de saúde. O presidente da CBF, então, ofereceu um acordo a ela – em troca de dinheiro, ela teria que negar a existência dos abusos e teria que mentir quando fosse perguntada sobre o assunto. Ela recusou e fez a denúncia.

SPFC, analisar, condição, conselheiro, vitalício, Rogério Caboclo

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 13 0

Comentários (14)
07/06/2021 18:06:17 Sergio Ricardo Torquato

SP têm que ficar quietinho, isso ai é briga politica com rede Globo ! Não cabe o SP fazer nada até mesmo porque o cara nem foi julgado !!! Não sabemos se é culpado ou inocente

07/06/2021 17:19:57 Edson Castro

Queria saber quem é o corno que fica postando essas reportagens da Globo merda, cara a gente quer saber do jogo de terça feira.

Gozado esses conselheiros vão tentar expulsar o Conselheiro Vitalicio por assedio ainda nao comprovado e porque NAO EXPULSAR O LECO LELECO SEM CANECO pelo rombo que ele causou na sua Administração com contratações exdruchulas e o endividamento do clube?

07/06/2021 15:10:35 Amador Sousa

Tem que entar com um processo com a gestao passada

07/06/2021 14:47:43 Julio Cezar

Darei minha opiniao apos o desenrolar processual, cabe quem denunciou provar de todas as formas e cabe ao Judiciario pelo julgamento. Mas parece que esse aplicativo e da OAB ou STF e nao do SPFUTEBOLC

07/06/2021 14:32:39 Paulo Monteiro de Mello

Eu quero saber quando Leco e Aidar vão ser expulso para sempre do SP

07/06/2021 14:26:50 ThiagoC

As pessoas são ingênuas, veja o que aconteceu com o Neymar o caso da Najla, e recentemente envolvendo o suposto assedio da funcionaria da Nike ( engraçado depois dele ter assinado um contrato com a Puma)

Entre outros casos de anônimos que tem a vida acabada por falsas denuncias

E mais, a rede globo lançou essa campanha contra a CBF por que ela não possui direitos de transmissão da copa america ou seja no final das contas estão assassinando a reputação do cara

Nessa narrativa da globo que sempre jogou contra os interesses nacionais eu não caio

ouro
07/06/2021 14:03:16 Lemonz

Cara, eu escutei o audio. É realmente nojento, imagina sua mulher, sua filha que tem um emprego pra ajudar a pagar as contas ter que aguentar todo dia um chefe imbecil desses só pq o cara tem poder e acha que pode fazer o que quiser.

Mas sou a favor de uma investigação justa, e confirmando os elementos e provas que ele realmente cometeu assedio e é a voz do audio, deveria ser expulso sumariamente.

A propria existencia da gravação, sendo provada por perícia que ela e real e não fabricada, é indicio de ter acontecido assedio, pq alguem so prepara para gravar assim se a agressão é corriqueira e constante.

07/06/2021 13:47:15 josemar souza

Vai analisar? Nao cancelou ainda? Estao de brincadeira

07/06/2021 13:36:30 Augusto Pereira

Claro que as PUTAS da Globo e do Lide irão afastar o cara, independente de confirmarem o áudio esdrúxulo ou não. Só não venham falar que o TRECHO EDITADO em que sequer aparece a voz da mulher, QUE PODERIA ESTAR CONVERSANDO PUTARIA COM O CARA TAMBÉM, é prova de assédio.

07/06/2021 13:36:12 Lucas Barbosa

Manda embora logo, nunca fez nada de bom pelo clube e mancha nossas cores

07/06/2021 13:33:31 Eurico Xavier

Certo Sebastião

07/06/2021 13:29:48 Sebastião Rodrigues

Nossa o cara é conselheiro do São Paulo e a equipe ainda é roubada pelos bandeirinhas e juízes já pensou se não fosse agora mais do que nunca tem de ser expulso não fizeram com o Jean goleiro

07/06/2021 13:22:38 André Costa

Melhor abrir o olho....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.