publicidade

Análise: São Paulo corre risco de vexame histórico

São Paulo, comandado por Hernán Crespo, perdeu no Piauí e precisa reagir na Copa do Brasil — Foto: Rubens Chiri

Os tropeços na Copa Libertadores, até com derrota no Morumbi, redirecionaram a atenção para o “expressinho” do São Paulo. Os questionamentos sobre o nível competitivo de uma formação majoritariamente reserva ganharam força na noite de terça-feira. A derrota por 3 a 2 para o 4 de Julho, time da Série D, faz a equipe correr o risco de um vexame histórico na Copa do Brasil.



A glória no torneio ainda surge como algo inédito para o clube tricolor. O São Paulo nunca levou o troféu da principal competição de mata-mata (e mais lucrativa atualmente) do país. Agora, após uma noite desastrosa do sistema defensivo e que traz novas dúvidas sobre o elenco, o clube vai precisar vencer por dois gols de diferença na volta, terça-feira, às 19h (de Brasília), no Morumbi, para avançar sem a necessidade de disputa por pênaltis.


LEIA TAMBÉM: Em jogo com duas viradas, São Paulo perde do 4 de Julho e sai atrás na Copa do Brasil


Além de Daniel Alves e Benítez, machucados, e Arboleda e Liziero servindo seleções, o São Paulo viajou ao Piauí sem Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Miranda, Léo, Reinaldo, Luan, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes, Pablo, Luciano e Rojas. São 17 nomes fora que na terça-feira destruíram a organização da equipe, principalmente na defesa.

Sem opções, Hernán Crespo improvisou Orejuela no trio de zaga com Rodrigo Freitas e Diego Costa, que não vinham aproveitando as chances concedidas nos últimos jogos. No meio, o trio Shaylon, Hernanes e William funcionou em raros momentos, assim como Welington – Galeano, na direita, teve noite apagada.

O maior problema, contudo, deu-se no campo coletivo. As bolas paradas defensivas, um problema dessa formação com suplentes, reapareceram de maneira preocupante. Os três gols do 4 de Julho nasceram de bolas cruzadas para a área, tipo de jogada na qual o São Paulo se comportou como uma equipe muito aquém das próprias capacidades.

Mesmo diante de um competidor do quarto escalão do futebol brasileiro, o São Paulo se complicou com a formação majoritariamente reserva. Que pese os erros de arbitragem, como o gol anulado de Galeano no fim, a equipe de Hernán Crespo volta de Teresina repleta de questionamentos sobre o funcionamento coletivo e individual.

Com o calendário aliviando a partir desta terça, alguns nomes vão ver os minutos em campo diminuírem ainda mais. A possível última imagem deste “expressinho” foi a pior possível, com uma derrota inesperada e que antecipa a pressão por resultados para um clube que saiu da fila há pouco mais de uma semana.

O que deu errado

O sistema defensivo teve noite desastrosa (e não se fala apenas individualmente). Falta de concentração e falhas de posicionamento complicaram o São Paulo diante das bolas levantadas para a área de Lucas Perri, que também viveu noite ruim, embora tenha realizado duas defesas que evitaram um desastre ainda maior.

Orejuela esteve envolvido nos dois primeiros gols. No primeiro, levou azar de bola espalmada por Lucas Perri, que desviou no colombiano e entrou no gol. No segundo, os dois aspectos citados anteriormente (concentração e posicionamento) resultaram na chance bem aproveitada por Gilmar Bahia.

No terceiro gol, Vitor Bueno errou o cabeceio e cedeu a oportunidade para Rômulo cabecear sobre Lucas Perri. A sequência de erros também limitou o poder de reação do São Paulo. Psicologicamente, o gol que decretou o resultado derrubou o time.

Nem a presença de Hernanes, experiente e vencedor pelo clube, mudou o panorama. Aliás, a noite do veterano teve semelhanças com outras partidas: bons momentos, principalmente no começo, mas queda de ritmo e competitividade na parte final do jogo.

O que deu certo

Ofensivamente, Eder viveu a noite mais participativa no São Paulo. Além dos dois gols, o veterano chamou a responsabilidade e tentou individualmente tirar a equipe de uma noite ruim. Pela primeira vez, o camisa 23 atuou os 90 minutos com a camisa são-paulina.

Próximos passos

Crespo e a comissão técnica certamente vão refletir sobre a estratégia de alterar tanto a equipe para os jogos de meio de semana. O calendário dará maior folga (nem tanta) para as próximas semanas, incluindo o duelo que pode ressignificar a temporada do São Paulo.



No sábado, a partir das 19h (de Brasília), a equipe deve ir com os titulares para o confronto diante do Atlético-GO, fora de casa, em busca da primeira vitória no Brasileirão. O duelo decisivo contra o 4 de Julho está marcado para terça-feira, no mesmo horário, no Morumbi.

Análise, São Paulo, corre, risco, vexame, histórico

VEJA TAMBÉM
- São Paulo avança por renovação de contrato com Igor Vinicius até 2025
- São Paulo disputa com Atlético-MG a contratação do atacante Paulinho
- São Paulo tenta levar grana para liberar Lucas Perri ao Botafogo


CLASSIFICADO NO DRAMA! SOTELDO; LÉO PODE SAIR; DANILO GOMES; SPFC BANK ESTA PRONTO!


CONFIRA:São Paulo tentou atravessar Santos para ter Soteldo, mas recebeu novo não como resposta

VEJA TAMBÉM:Executivo do São Paulo, Rui Costa afirma em entrevista: "Gestão é muito mais do que fechar contratações"

E MAIS:Show do Iron Maiden no Morumbi faz Conmebol mudar data da semifinal da Sul-Americana; confira

Avalie esta notícia: 11 8

Comentários (50)

02/06/2021 09:52:54 Adevaldo Vargas

A primeira parte da vergonha ja foi escrita agora so falta conclui que todo trabalho do crespo vai de agua abaixo

02/06/2021 09:52:28 Maurício Nascimento

Nem reserva era, era reserva do reserva, e que ainda entrou de salto alto, os modinhas enchendo o saco, agora reforça o time e mete um chocolate neles no Morumbi

02/06/2021 09:49:45 Valdemar Goncalves

Fica esperando o ano inteiro um campeonato e quando chega vai com um time totalmente despreparado?.Tem que levar a sério. Todos os favoritos ganharam só nos perdemos jogando futebol mediocre.E agora ? Tem que disputar todos os campeonatos que surgirem para ganhar senao vai ficar só com o titulo do paulistinha e nada mais.O time nao pode perder a moral antes nao perdia nao tomava gol agora toma 3 de um time que nunca vi falar.

02/06/2021 09:48:34 Maurício Ferreira

A verdade é que o Crespão subestimou os caras. Aí colocou uma molecada se arrastando em campo. Quem se salvou de ontem foi o EDER, que ao contrário é REDE por sinal (ele não é reserva de Pablo e Vitor Bueno nunca. Na volta tem que golear com todo o time completo! É o mínimo!

02/06/2021 09:45:36 Carlos Andrade

Sou são Paulo desde que parei de mama nos peito da minha mãe, #fechadocomcrespo ele fez o que muitos nao conseguiram tem o meu respeito.

prata
02/06/2021 09:43:16 1983SPFC

Teve gente da torcida que pediu o Orejuela de zagueiro. Eu li. O resultado está aí.

prata
02/06/2021 09:41:43 1983SPFC

Esse Lucas Perri é tipo o Denis:

Ah, mas ele fez duas defesas. Mas tomou 3 gols desse time fraco. Isso não atuação de reserva do São Paulo.

O Bosco, o Roger, nem o Rogério quando era reserva do Zetti faziam isso.

O Alencar tomou 7, mas defendeu algumas também.

02/06/2021 09:41:12 Edu Santos

Culpa do Crespo? Kkkkk sacanagem né ,o Hernanes naobta jogando nada há a anos ,e os cara perdeu um caminhão de gols...

02/06/2021 09:39:56 Jean Albuquerque

Esse time reserva é uma bosta

02/06/2021 09:39:13 Jean Albuquerque

Nao entendi essa escalação, um bando de jogadores amadores , foi isso que vimos ontem , tudo mortos em campo , perder pro time da serei D, so jogadores bostas

02/06/2021 09:38:41 Wladimir Yanke

Ze Ruela de zagueiro comédia em,,,vai queimar o jogador!!!! Bruno alves,pablo deveria ter jogado ontem!!! Hernanes e shailon, Willian, nãoon

02/06/2021 09:37:07 Carlos Andrade

Torcedores merda apenas um jogo ruim ja comessam a colocar o time como crize vcs nem entendem de futebol

02/06/2021 09:36:56 c tls

Vexame é ser campeao paulista? .. ja comecou a midia corintiana lixo falar que o crespo nao presta, nenhum jogador presta, tem que mudar tudo hahahaha... mas nao falam que apesar dos nossos erros na bola parada, ter jogado com nosso time C, ainda ainda passaram a mao.no jogo, roubado... gol legitimo mal anulado, cade a porra do VAR?

02/06/2021 09:33:08 B4 FALIDA

Até o Vasco ganhou de um time ontem e os titulares do vasco se são um pouco melhor doque os reservas do são Paulo Man o Zé ruela é muito ruin

02/06/2021 09:32:44 Carlos Andrade

Caramba mano a mídia cai em cima como abutres os torcedores modinha começam a aparecer por umico jogo abaixo da media vão se foder ! !! Aqui é São paulo !!! porra foi apenas uma falha do sitema defencivo do time rezerva enguinora isso.

02/06/2021 09:31:28 B4 FALIDA

Com todo respeito Man mais o nivel do time reserva do são Paulo tem muitas chances de ser goleado pelo vasco ele começou perdendo pra um time da quarta divisão

02/06/2021 09:28:26 Wanderlei Wacherchage

Vexame é ter um goeiro que nao sabe segurar uma bola so sabe espalmar e isso quando consegue , a bola vem numa direcao e ele vai ao contrario , lucas perri é tudo menos goleiro ,.

02/06/2021 09:28:24 Franco Carlos

Acho que e preciso mescla o time , so com reserva fiacara dificil atingir as metas para este ano , a zaga precisa um experiente o ataque com vitor bueno nao

02/06/2021 09:26:42 junior marques

Com todo respeito o time titular nem querendo n vai conseguir ser eliminado pra esse time

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 21:00 - Raimundo Sampaio -
    America Mineiro
    America Mineiro
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Cicero Pompeu de Toledo
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    3 0
    X
    RB Bragantino
    RB Bragantino
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Internacional
    4 Atletico Paranaense
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Flamengo
    8 São Paulo
    9 Santos
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Ceará
    14 Goiás
    15 Cuiaba
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Atletico Goianiense
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    30 16 8 6 2 27 12 15 VVEDE
    29 17 8 5 4 19 17 2 VEDVD
    29 17 7 8 2 23 15 8 DVEVE
    28 17 8 4 5 20 17 3 VVVDE
    28 16 7 7 2 24 17 7 EVVVE
    27 16 8 3 5 22 15 7 EVVVV
    24 17 7 3 7 20 17 3 DVVDV
    23 16 5 8 3 20 16 4 DDEVE
    22 17 5 7 5 20 16 4 EEDVD
    21 16 6 3 7 17 21 -4 VVDVD
    21 17 6 3 8 19 27 -8 DEDDV
    21 16 5 6 5 24 20 4 VEDDV
    21 17 4 9 4 19 18 1 EEEDV
    20 16 5 5 6 16 19 -3 DDVDV
    19 16 5 4 7 13 17 -4 DEDVV
    19 17 5 4 8 20 27 -7 DDVED
    18 16 5 3 8 12 18 -6 EDDVD
    17 16 4 5 7 17 22 -5 DVEDD
    12 16 2 6 8 15 28 -13 DDEDE
    11 16 2 5 9 13 21 -8 DVDDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
15/08/2022 23:00:53