publicidade

Ex-treinador da base do São Paulo explica demissão do sub-20 e elogia Welington: "Me representa"

Orlando Ribeiro, ex-técnico do sub-20 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Depois de quase 11 anos de São Paulo, o ex-técnico do sub-20 do Tricolor, Orlando Ribeiro, foi demitido em fevereiro desse ano após acumular títulos no período. A despedida repentina e inesperada foi encarada com certa frustração.



Contratado em 2010 como um avaliador de jovens jogadores, Orlando Ribeiro comandou todas as categorias de base (sub-15, sub-17 e sub-20). Quando Fernando Diniz foi demitido, no início de fevereiro, Ribeiro acreditou que poderia ter a oportunidade de fazer uma espécie de transição para o profissional.


LEIA TAMBÉM: Nacional-URU se incomoda por São Paulo não ter procurado o clube por Gabriel Neves


– Depois de passar por sub-15, sub-17 e sub-20, qual que é o próximo passo? Seria uma oportunidade no profissional, assim como os garotos têm, uma transição. Entendia que poderia ser uma oportunidade de transição para mim também. O Vizolli assumiu, que é o natural, já participava e era a função e ele precisaria de um auxiliar depois que o Diniz saiu – afirmou Orlando Ribeiro.

– A ideia, não só minha mas de muitas pessoas que me perguntavam, era se o treinador do sub-20 não deveria fazer essa transição. Não estou dizendo que tenho mágoa, mas uma frustração. Foi explicado pelo Biazotto que eu não fui auxiliar do Vizolli porque a gente não queria desguarnecer o sub-20. Eu aceitei, mas no fundo fica aquela de "poderia ser dessa vez" – completou.

Um dos grandes responsáveis pela formação de inúmeros garotos que despontaram no futebol mundial e estão fazendo sucesso na Europa, como os mais recentes Antony e David Neres, Orlando Ribeiro também participou efetivamente da evolução dos garotos hoje comandados por Hernán Crespo.

Muitos deles são observados por clubes europeus e se tornaram peças importantes do elenco principal. No entanto, para Orlando Ribeiro nenhum desses o representa mais do que Welington, o lateral-esquerdo de 20 anos que teve sua primeira oportunidade como titular dos profissionais diante do Flamengo, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

– Nós tivemos muitos jogadores de qualidade na base. Muitos de qualidade que não chegaram no profissional, em algum tempo do processo não deu certo. Mas o que representa e acredito que se der um tempo, um momento para se adaptar é o Welington, lateral-esquerdo. Eu digo que ele me representa porque em 2015 ou 2016 ele teve que fazer um tratamento, tomar um remédio que ele ficou totalmente debilitado. Eu falo e lembro, porque ele tinha dificuldade de andar. A gente encontrava ele no CT muito magro. Ele foi até internado, e em um espaço muito curto, de dois ou três meses, ele estava jogando e como titular – contou Orlando Ribeiro.

Welington está no São Paulo desde 2014, quando ainda tinha 13 anos. E sempre impressionou pela boa chegada no ataque e segurança defensiva. Por conta disso, geralmente era utilizado em uma categoria superior à da sua idade.

Aos 17, o garoto já era presença certa nas escalações do sub-20. Foi campeão da Copa do Brasil sub-20, em 2018, e da Copinha, em 2019, atuando em praticamente todos os jogos.

Isso também lhe rendeu uma marca expressiva pela base do Tricolor. No sub-20, Welington já acumula 107 jogos. No sub-17, por exemplo, foram apenas 37 jogos. No sub-15 ele disputou 26 partidas.

– É um menino que tem qualidade, tem competitividade, responsabilidade, porque no sub-20 foi titular dois anos comigo. Eu tive as passagens praticamente iguais a dele na vida, de família humilde, mais difícil e tem essa situação de melhorar. E quando eu cheguei no São Paulo foi a primeira coisa que falei a eles. Entender o clube e se dedicar ao máximo. Todos que estão no profissional se dedicam, tenho carinho por todos, mas eu cito o Welington. Torço para ele, que se dedique cada vez mais. Sempre dou o exemplo dele para os garotos – acrescentou o treinador.



Orlando Ribeiro está sem clube e ainda não conseguiu repassar o exemplo de Welington para novos garotos. No entanto, o treinador se diz realizado pelo que fez no São Paulo em uma década de trabalho.

– A maior conquista que nos sentimos muito bem é quando o menino sobe para o profissional, é elogiado, convocado pela seleção brasileira. Então não tem satisfação melhor do que ver que você participou de um jeito ou de outro – disse.

A única tristeza que ficou foi a de não ter conseguido abraçar os funcionários do CT de Cotia em sua despedida, devido à pandemia do novo coronavírus.

São Paulo, Ex-treinador, Base, Explica, Demissão, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Carpini vai ser demitido mesmo se vencer o Flamengo
- Direção vai demitir Carpini e já conversa com treinadores
- James Rodríguez está fora do jogo contra o Flamengo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 31 3

Comentários (11)
04/03/2021 06:36:47 Ederval Vieira

Eu fico triste com a saída do Orlando do Tricolor, mas ao mesmo tempo eu entendo o lado dele e do clube também, e é melhor sair por cima do sub20, do quê sair em baixa no profissional. Boa sorte em sua caminhada Orlando e quê você tenha muito sucesso em sua carreira, e que possa retornar algum dia.

Vou treinar este Sub 20 e revelar jogador de3ponta na tranqueira que não joga nada um CCT desse e não revelar ninguém só porquaria o último jogador que são Paulo revelou foi Kaká o resto e lixo ate hoje vou mudar isso

03/03/2021 18:29:03 Elcio Luis Gomes

Hoje tudo é racismo! Sou de um tempo onde éramos todos iguais, sou negro, jamais enfrentei este tipo de situação, hoje o que vejo, é muito chororô.

03/03/2021 16:46:32 Gilmar Mesquita

Diretoria ingrata,Orlando Ribeiro foi 1 técnico monstro na base e devia sim ter ido ao profissional pelo menos auxiliar do fraco Vissoli+Deus o acompanha cara e vai d arrumar coisa melhor, obrigado po que fez aos garotos d Cotia e pelos inúmeros títulos

03/03/2021 15:23:45 Elton Amaral

Isso ai Divaldo, Orlarfo anos luz na frente do Vizolli borra calças. Técnico medroso , Orlando esta certo, oportunidade de mostrar o trabalho as idéias. Vizolli pegou gicou com medinho

03/03/2021 15:21:19 Elton Amaral

Faria o mesmo, perder pro Vizolli bundao ganha de quem. Pede as contas, Vizolli personalidade zero pegou o time ficoi com medinho. Esta aki todos os dias pohh ajuda corrigir as falhas. Boa sorte Orla

03/03/2021 14:51:45 Divaldo José Henrique paes

Tinha que ter mandado o vizoli embora e deixado ele, bem mais competente

03/03/2021 14:36:12 Armando Aparecido

Eu nao queria que ele saisse mais diretoria incopetente dispensou ele n

03/03/2021 13:30:45 Wander Tolentino

Lincoln seu pé de rato, petista admirador de corrupto.. Esse papinho de racista é coisa de esquerdopata. O cara sempre foi respeitado no SPFC e fez otimo trabalho com dvs conquistas. Vai lamber o saco de seu do Lula Ladrão que vc ganha mais.

Lamentável não dar oportunidade ao Orlando que sempre demonstrou competência. Será racismo?

03/03/2021 13:07:21 Jamil Fiod Neto

Queria ver ele dirigindo o time principal e nao o Vizoli, que é muito fraco. Vizoli treinou o sub 20 e foi lastimável. Perdemos a chance de algo mais no campeonato brasileiro por incompetência da diretoria e burrice do tecnico Vizoli

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - -
    Flamengo
    Flamengo
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade