publicidade

São Paulo precisa torcer para o Palmeiras ganhar a Copa do Brasil; Entenda

Daniel Alves, do São Paulo, em lance com Pepê e Rodrigues, do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro de 2020 (Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF)

O Palmeiras conquistar a Copa do Brasil ajuda o São Paulo a ser cabeça de chave no sorteio dos grupos da Libertadores 2021, que será realizado em 9 de abril. A decisão do torneio mata-mata da CBF, entre Grêmio e Palmeiras, começa neste domingo (28) com o confronto em Porto Alegre — a finalíssima será em 7 de março, no Allianz Parque.



Ficar no pote 1 como cabeça de chave evita confrontos complicados contra times como River Plate ou Boca Juniors, por exemplo. Em 2020 o São Paulo ficou no pote 2 e caiu na chave do River Plate — acabou eliminado no grupo difícil que ainda tinha a forte LDU (EQU) e o fraco Binacional (PER).



LEIA TAMBÉM: "Tenho direito de trabalhar em outro clube", Rogério Ceni diz não entender são paulinos bravos



A Conmebol divide os potes para definir as chaves da Libertadores por meio do ranking, que foi divulgado no começo de fevereiro. O Grêmio é o terceiro, enquanto o São Paulo aparece em 13º — a pontuação é complexa e leva em conta resultados recentes e históricos na Libertadores e na Sul-Americana, além de performance no Campeonato Nacional.

Se o Grêmio for o campeão da Copa do Brasil entrará direto nos grupos como cabeça de chave — se perder, como ficou em sexto no Brasileiro, irá jogar a fase preliminar da Libertadores e caso chegue na etapa de grupos irá automaticamente para o pote 4, como diz o regulamento.

Dos times já confirmados na Libertadores, seis têm ranking melhor do que o São Paulo e estão na frente para o pote 1: River Plate (1º), Boca Juniors (2º), Palmeiras (4º), Flamengo (6º), Cerro Porteño-PAR (11º) e Olimpia-PAR (12º).

Se o Grêmio ganhar a Copa do Brasil vira o sétimo à frente do São Paulo e aí complica a situação do time do Morumbi, que teria que torcer para nem Nacional (5º no ranking) e nem Peñarol (8º) entrarem na Libertadores direto nos grupos.

O Campeonato Uruguaio ainda não acabou, portanto a associação local não indicou seus representantes na Libertadores a partir da fase de grupos — para as preliminares houve convites. Nacional e Peñarol ainda podem, juntos, entrar direto na fase de grupos, o que tiraria qualquer chance do São Paulo ser cabeça de chave, independentemente do Grêmio.

Mas é improvável. O Nacional, hoje o melhor time do Uruguai, é o líder geral da competição e deve fazer a final, mas o Peñarol precisa se recuperar no Torneio Clausura, ganhá-lo, depois bater o Rentistas na semifinal para ir à decisão. Não é tão simples.

Por isso que, secando o Grêmio, o São Paulo dá um passo importante para ser cabeça de chave no sorteio de 9 de abril. Inter e Atlético-MG, respectivamente o 18º e o 19º do ranking, estarão no pote 2 junto com o Defensa Y Justicia (ARG), campeão da Sul-Americana 2020 e outros times a definir.

O Fluminense, 39º do ranking, também depende do Grêmio para definir seu caminho. Se os gaúchos ganharem a Copa do Brasil, os cariocas vão para a fase preliminar da Libertadores e se avançarem para a de grupos cairão direto no pote 4, o mesmo valendo para o Santos, este confirmado na preliminar.



Mas se o Palmeiras levantar a Copa do Brasil, o G4 do Brasileiro vira G5 e o Fluminense vai direto para a fase de grupos no pote 3. Pelo regulamento da Libertadores, os times de um mesmo país não podem ficar na mesma chave, por isso o Flu não entraria nos grupos de Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Inter. A exceção é aqueles que chegam da preliminar, que aí podem aparecer junto de equipes de sua nacionalidade.

São Paulo, Torcer, Palmeiras, Ganhar, Copa, Brasil, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro
- Veja como assistir Atlético-GO vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 21 62

Comentários (66)
27/02/2021 08:43:53 Julio Cesar Xavier da Silva

Torcer pro Palmeiras de cu eh rola!!! Quem quer ser campeão de libertadores não pode ter medo de River, nem de Boca!

27/02/2021 08:40:29 Ronaldo Godoy

O que fizeram do sp, antes temido e respeitado, agora depende de outros por medo de jogar contra times tradicionais, quem entra em um campeonato com objetivo de ser o campeao nao precisa ter medo de nenhum outro time,

27/02/2021 08:40:05 Yan Crisóstomo

Torcer para o Palmeiras não!!! Para ser campeão precisa de ganhar de times fortes...

27/02/2021 08:36:34 Antonio elenildo Costa

Verdade, nao tem que temer ninguém

Nois que temos que torcer para que nosso time alguns vire homem e vergonha na cara. E q o futebol apresentado em 2021 e decepções vergonhosas em 2020 não venham mais a acontecer.

27/02/2021 08:29:57 Will Ferreira

Não, tem que temer ninguém o Santos, com time todo de moleque bateu o boca.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.