publicidade

Corinthians x São Paulo - Saudade de um Majestoso decisivo!

Corinthians e São Paulo voltam a se enfrentar em uma decisão, após seis anos de jejum. O Majestoso, como é chamado este clássico, será neste domingo, às 16 horas, no Estádio Pacaembu, na capital paulista, e será válido pela primeira partida da semifinal no Campeonato Paulista.

A última vez que os rivais se enfrentaram em uma decisão foi em 2003, quando o Timão faturou o Estadual. Na oportunidade, o meia Jorge Wagner, hoje no São Paulo, marcou dois gols e deu a taça ao Timão.

E o torcedor corintiano pode comemorar. A vantagem em decisões é do Corinthians. Quando os times se enfrentam diretamente em finais - seja em Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo ou Campeonato Brasileiro -, o Timão faturou seis títulos diante do rival (1982, 1983, 1990, 1997, 2002 e 2003) contra quatro do São Paulo (1957, 1987, 1991 e 1998).

Mas o Timão terá que vencer para inverter a vantagem. Como o rival foi segundo colocado, uma posição acima do Timão, o Tricolor decide a vaga na final no Morumbi, além de jogar por dois empates.

Freguesia!
No resumo histórico de 73 anos de clássicos, as equipes já se enfrentaram em 284 oportunidades, tendo o Alvinegro do Parque São Jorge uma grande vantagem em número de vitórias. São 105 vitórias corintianas, 91 empates e 88 vitórias do time do Morumbi. O Timão marcou 409 gols e sofreu 387.

O primeiro confronto entre os clubes aconteceu no dia 22 de março de 1936, no Parque São Jorge. Com três gols de Teleco, a equipe corintiana venceu por 3 a 1 e começou a sua hegemonia no Majestoso. O último jogo entre as duas equipes aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2009, válido pela oitava rodada do Estadual, terminando por 1 a 1.

Recorde à vista?!
Atualmente, o Timão está há 23 jogos sem perder no Pacaembu e caso acrescente mais um jogo neste retrospecto, baterá um recorde em 99 anos de história. Há 16 anos, o Alvinegro também ficou 23 jogos sem perder. Na atual invencibilidade são 18 vitórias, contando o amistoso em que o Timão goleou o Estudiantes-ARG, por 5 a 1, e cinco empates.

Mas a vitória, por 2 a 0, sobre o Noroeste pelo Paulistão ficou de fora. Nesta oportunidade, a diretoria alvinegra mandou o jogo em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

A última derrota em casa do Timão foi no longínquo 19 julho de 2008 pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando Elias deu a vitória para o Bahia, por 1 a 0. De lá para cá, o time do povo não perdeu mais frente a Fiel.

A última vez a gente nunca esquece?
Apesar de estar invicto no estádio há 23 partidas, o Corinthians não tem boas lembranças de um clássico contra o São Paulo na última vez que eles jogaram no Pacaembu.

Em 2005, na estréia de Paulo Autuori pelo Tricolor, o Sampa goleou o rival (que teve em campo nomes como Gustavo Nery, Carlos Alberto, Roger e Tevez) por 5 a 1, num Pacaembu lotado, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Mistério, mas sem invenção!

O técnico Mano Menezes fechou os últimos treinamentos do Corinthians para tentar surpreender o rival Muricy Ramalho. Ao contrário do jogo na primeira fase, quando Mano meteu o time com três zagueiros, desta vez ele não deve inventar e deve colocar em campo o Timão no 4-4-2.

“Muitas coisas estão sendo testadas aqui. Jogadas, formações, tudo. Estamos experimentando diversas possibilidades. É possível surpreender o rival. Estamos trabalhando para isso. Se vai dar certo ou não é outra história. Mas ficamos com uma carta na manga para vencer a partida", explicou o zagueiro William.

Com força máxima, o Corinthians terá sua dupla de zaga titular. Chicão e William foram os grandes responsáveis pelo Corinthians ter a melhor defesa da primeira fase. Na armação, Douglas se recuperou e terá Boquita ao seu lado.

Na frente, a dupla Dentinho e Ronaldo tem a missão de marcar os gols. Mano ainda cogita a possibilidade de entrar com Jorge Henrique na vaga de Boquita, mas esta formação não deve ser oficializada.

Problema de última hora!

O lateral-direito Zé Luís é o único desfalque do técnico Muricy Ramalho para definir a equipe titular do São Paulo. O defensor saiu durante a partida contra o Defensor-URU reclamando de dores na coxa esquerda e ficará afastado por até quatro semanas.

Desta forma, o Tricolor deve voltar a atuar no esquema 3-5-2. É possível que Muricy Ramalho aposte no retorno do esquema com três zagueiros. Nisso, quem entra é, possivelmente, Rodrigo. A possibilidade da entrada de Wagner Diniz é remota.

O camisa 4 tem a preferência por saber ocupar espaço na lateral-direita, fazendo, pelo menos na parte defensiva, a mesma função de Zé Luís. Assim, o volante Arouca seria deslocado para a ala direita, enquanto Hernanes faria uma função mais defensiva do que a de costume.

Ficha Técnica

Corinthians x São Paulo

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP
Data: 12/04/2009 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Boquita e Douglas; Dentinho e Ronaldo Fenômeno.
Técnico: Mano Menezes.

São Paulo
Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Arouca, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Júnior César; Borges e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho.

VEJA TAMBÉM
- Thiago Carpini é demitido do São Paulo após quatro meses no cargo
- Campeão da Champions League deve ser anunciado como treinador do São Paulo
- São Paulo é derrotado pelo Flamengo e pressão sobre Carpini aumenta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 6

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade