publicidade

FIFA permite registro provisório de Lucas Fasson ao La Serena, do Chile

Zagueiro de 19 anos está em litígio com o Tricolor e pede a rescisão do contrato

A Fifa concedeu um registro provisório ao zagueiro Lucas Fasson para defender o La Serena, do Chile. O jogador de 19 anos havia notificado o São Paulo com um pedido de rescisão unilateral do seu contrato válido até junho de 2021.



LEIA TAMBÉM: Daniel Alves é um dos grandes culpados do vexame do SPFC diante da LDU? Veja a opinião dos torcedores nas redes


O São Paulo, então, entrou na Justiça para que Fasson cumprisse seu contrato. Clubes que estivessem interessados no jogador, portanto, teriam que pagar a multa rescisória do atual contrato, de 40 milhões de euros (R$ 244 milhões).

No início de setembro, porém, Lucas Fasson apareceu em um treino do La Serena em meio ao litígio com o São Paulo. Ao saber disso, o Tricolor notificou o clube chileno pedindo o pagamento da multa rescisória.

Na Justiça, o São Paulo pede que o contrato de trabalho de Fasson seja reconhecido como ativo, baseado na legislação nacional, e também cobra uma multa por entender que o jogador assinou contrato com outro clube sem poder.

O São Paulo aponta que a CBF negou ceder à federação chilena de futebol o Certificado de Transferência Internacional (ITC, na sigla em inglês) de Lucas Fasson para registro no La Serena. O Tricolor informou que há um litígio no caso.

O imbróglio foi parar na Fifa, entidade máxima do futebol, que decidiu conceder esse registro provisório até que o processo seja finalizado. Ou seja, Lucas Fasson tem o direito de continuar trabalhando no La Serena enquanto a Fifa analisa faz a análise.

O São Paulo pode acionar a Fifa para solicitar uma revisão do caso.

A entrada do La Serena na disputa por Fasson pode repetir o cenário de "clube ponte" do caso Bissoli. Ele saiu do São Paulo para um time da segunda divisão do Paraguai e depois foi ao Athlético-PR.

O Barcelona foi um dos clubes europeus notificados pelo São Paulo sobre Fasson, em junho. O Tricolor informou que, se houvesse acerto com o jogador, iria exigir o pagamento da multa rescisória.

Por que Fasson pede rescisão?

Fasson alega na notificação ao São Paulo ter assinado o atual vínculo de quatro temporadas (de julho de 2017 a junho de 2021) antes de fazer 18 anos e ter uma proposta de um clube do exterior.

A CLT e a Lei Pelé permitem que clubes brasileiros façam contrato de trabalho por cinco anos com atletas menores de 18 anos. O regulamento da CBF diz isso, mas também afirma que em casos de litígio submetidos à Fifa serão considerados os três primeiros anos de vínculo.

Baseado nisso, Fasson pede a rescisão unilateral. Ele cumpriu três anos do acordo em junho.



Mas o São Paulo entende que a CBF é a entidade para decidir o assunto por se tratar de uma questão nacional, entre clube e jogador brasileiros (veja abaixo o que diz o regulamento da CBF). Por isso, o clube não vê a Fifa, responsável por casos internacionais, como entidade competente para essa questão.

Advogados consultados pelo ge veem o São Paulo protegido no caso. Segundo eles, por se tratar de uma disputa entre partes brasileiras, aplica-se a legislação nacional.

Agora, no entanto, a Fifa pode ser acionada porque a disputa se torna internacional, com a solicitação de transferência por parte do La Serena, do Chile.

Leia o trecho do regulamento nacional de registro e transferências de atletas de futebol versão 2020 da CBF:

Art. 7º - O contrato especial de trabalho desportivo, facultado a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade do atleta, terá prazo determinado, com duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 5 (cinco) anos.

Parágrafo Único - Os atletas menores de 18 (dezoito) anos podem firmar contrato com a duração estabelecida no caput deste artigo amparados na legislação nacional, mas, em caso de litígio submetido a órgão da FIFA, somente serão considerados os 3 (três) primeiros anos, em atendimento ao art. 18.2 do Regulamento da FIFA sobre o Status e a Transferência de Jogadores.



Veja o que diz o artigo 18.2 do regulamento da Fifa sobre status e transferências de jogadores:

O prazo mínimo de um contrato deve ser a partir de sua data efetiva até o fim da temporada, enquanto o prazo máximo de um contrato deverá ser de cinco anos. Contratos com quaisquer outros prazos só serão permitidos de acordo com leis nacionais. Jogadores com menos de 18 anos de idade não poderão assinar um contrato profissional por um período maior do que três anos. Qualquer cláusula que se refira a um período maior não deve ser reconhecida.


São Paulo, FIFA, Fasson, Medida, Chile, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 6

Comentários (13)
23/09/2020 21:33:24 Fernando Raganhan

Pior gestao de todos os tempo da história do São Paulo FC como pode um muleke fazer isso ai pq com certeza tem jogada de empresario e o muleke vai pra um time do chile pra nao jogar pelo São Paulo esse e o respeito que as mulekada esta tendo com a diretoria do São Paulo parabéns aos envolvidos

23/09/2020 20:53:10 Antônio Lima

Esse é um problema de natureza interna. A Fifa deve respeitar, não pode ignorar e sair assinando documento sem consultar a legislação da CBF.

23/09/2020 20:35:24 Valdemar Goncalves

Sp perde em tudo hoje em dia

23/09/2020 20:20:29 Carlinhos Camara

SPFC SEM PODER DE BASTIDORES, VAI TOMAR ESSE CHUTE NOS OVOS!!!

Esse jogador já comecaa carreira criando problema esse tipo não dá em nada logo cai estar trabalhando de servente de pedreiro. Não desmerecendo o servente.

23/09/2020 19:46:48 Wander Tolentino

Fifa não tem que meter o bedelho. Assunto é entre jogador e clube brasileiros. Há de respeitarem a legislação do país. Qto ao outro clube envolvido está certo que trata-se de uma fraude. E outra, não há pendências do clube para com o jogador que justifique essa tentativa de quebra de contrato. Não creio que o SPFC perca essa demanda.

23/09/2020 19:44:02 josemar souza

O cara iria trocar spfc por uma porcaria dessa do chile, isso é maracutaia de empresário, o spfc tem que ir pra cima desse merda

23/09/2020 19:38:47 Antônio Guimaraes

Esse fasson cuspiu no prato que comeu , por um bom tempo ele teve de tudo e agora da um chapéu v , t , n , s , c , seu safado do caralho mas a diretoria tem culpa em tudo o que esta acontecendo com o TRICOLOR bando de gente incompetente , Leco , Rai , passaro , vcs estão acabando com o São Paulo mantendo o Professor Pardal Diniz no comando vcs não vêem que ele perdeu o elenco , e outra o Pardal Diniz não sabe escalar um time e também não faz já estavam ruim , fora Diniz seu incompetente a nação TRICOLOR já não aguenta mais ver vc com essa tatica fracassadas toda hora tomando gols vc deveria ter vergonha na cara e largava o osso .

23/09/2020 19:32:04 Uelinton Santana

Atlético paranaense e melhor que o bosta do spfc.kkkkk.Que fase!!!!!

23/09/2020 19:31:26 Amigos Das Criptomoedas

Detalhe desistino nao do spfc desintindo da empolgaçao botando fé que todo ano vai. Só um desabafo mesmo

23/09/2020 18:31:22 netto_1935

Clube ultrapassado, envelhecido , mal administrado e com profissionais péssimos que deveriam se precaver de situações como esta. E o pior está por vir , visto que , provavelmente vai continuar sendo administrado por gente da mesma "laia " de Leco e cia Ltda, além de um monte de dinossauros no Conselho ( que não servem pra nada).

23/09/2020 19:28:41 Amigos Das Criptomoedas

De tanto sofrer servir de bobo para os rivais todo ano já to quase igual o barolo quase desistindo dessa porra

23/09/2020 19:18:51 Amigos Das Criptomoedas

São paulo ta tão sem moral que na era leco veio a praga do rai e a praga do diniz um time sem moral no brasil onde a globo e cbf manda e desmanda no clube agora se não bastace nem moral cm a fifa.. resumindo o unico que tem moral é o pobre torcedor o velho morumbi seu esculdo e suas lembranças do passado pq até aqui o resto ja foi pro brejo... Indiguinaçao total

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.