publicidade

FPF planeja mudanças no VAR e uso da tecnologia em todo Paulistão

Entidade deve fazer mudanças na infraestrutura do árbitro de vídeo que ainda é utilizado apenas nos mata-matas

Foto: Divulgação

A Federação Paulista de Futebol (FPF) planeja mudanças para o VAR (árbitro de vídeo), que será implementado nos mata-matas do Campeonato Paulista, e também pretende utilizar a tecnologia durante toda a competição nos próximos anos. Vice-presidente da entidade Mauro Silva não especificou quais mudanças que a entidade planeja para o VAR e limitou-se a dizer que "são importantes". O Estado apurou que são questões relacionadas à infraestrutura. Os mata-matas começam daqui a um mês e meio, no primeiro fim de semana de abril.

LEIA TAMBÉM: Fernando Diniz ajusta time para o duelo em Barueri



"Provavelmente vai ter algumas mudanças que são importantes para o futebol, mas ainda não estão definidas. Temos contratos para assinar, precisamos concluir algumas coisas. Mas em pouco tempo vamos resolver e divulgar as novidades", afirmou Mauro Silva, em entrevista ao Estado.

Os erros de arbitragem nas rodadas iniciais da fase do grupo do Paulistão reacendeu a discussão sobre o uso do VAR. A tecnologia não é usada durante todo o torneio por causa do custo de cerca de R$ 50 mil por jogo.

Assim como aconteceu em 2019, a FPF será a responsável por bancar o VAR nos mata-matas. Serão oito partidas: os duelos únicos de quartas e semifinal, além da ida e volta da decisão, um investimento de R$ 400 mil. A expectativa é de que o custo com o VAR diminua nos próximos anos.

"Nesse início sem VAR, deu para ver como é importante ter a tecnologia. Tem muita gente dizendo que precisa ter o VAR desde o começo, e estamos avançando nesse aspecto. É difícil dizer exatamente quando, mas tenho a convicção de que vai ter VAR no campeonato inteiro. Até porque a tecnologia abaixa o custo ano a ano. E acho que o custo-benefício nesse caso justifica. Não posso dizer que vai ser no ano que vem, mas com certeza no futuro vamos ter", afirmou Mauro Silva.

O vice da FPF também disse que tem acompanhado a renovação que a Comissão de Arbitragem realiza com seus juízes. O árbitro Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, de 24 anos, foi afastado após ter errado no empate por 1 a 1 entre São Paulo e Novorizontino, na quarta rodada (anulou dois gols e não marcou dois pênaltis).

Mauro Silva ressaltou que a Comissão de Arbitragem é independente e tem autonomia para tomar decisões, mas mantém contato com os membros. "A comissão quer fazer um processo de renovação na arbitragem. É importante ter cuidado, é um processo saudável e estamos acompanhando. Ela tem autonomia, mas os clubes nos cobram e conversamos com eles. Quando tem reclamações, temos que entender. Converso com os membros da comissão para entender e para transmitir as críticas que vêm para a Federação, até para que eles também estejam atentos ao que está acontecendo".


São Paulo, FPF, Paulistão, VAR

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 16 1

Comentários (5)
21/02/2020 10:56:58 Francisco Marcelino Dos

Trás o callere de volta Pablo não dar

21/02/2020 09:57:57 Beto Braga

Porra! Se o VAR é caro, usa remotamente. Tem tecnologia pra que? As emissoras de TV fazem assim. Cria um núcleo remoto para checar os lances, usando as câmeras de TV e, em alguns casos próprias, e se comuniquem com o quarto árbitro para corrigir o erro. Errinhos bestas que se foda. Mas erros capitais como os que o spfc foi vítima nos últimos jogos, interrompe a partida e corrijam o placar.

20/02/2020 21:44:29 Sergio Ricardo Torquato

Pra mim isso ai é só uma discupinha da FPF depois da repercussão da manipulação que fizeram com o SP ! Não acredito nesses vagabundos da FPF e na CBF, pra mim são todos bandidos e em um país serio ja estariam presos ! Muito campeonato manipulado !

20/02/2020 20:04:42 Joao Vitor rodrigues

A verdade é uma só com VAR ou sem VAR, no BR Galinhada e Cheirinho sempre vão ser benefíciados.

20/02/2020 19:59:48 mustang-gt500

Como Torcedor ? ( EU ) Fico impressionado com o VAR, Nos campeonatos Europeus. Principalmente na Chanpions League.

Em Lances em que o VAR é acionado, os caras não demoram nem 30 segundos para avaliação das jogadas.

Aqui no Futebol Brasileiros, os ÁRBITROS demoram de 4, a 5 Minutos para avaliar as jogadas.

( A CBF ) Deviria ter VERGONHA...E Ter em mente que : O Futebol Brasileiro é Penta Campeão Mundial, e por si só : Tem um dos Melhores e mais Competitivo Campeonato do Mundo ( CAMPEONATO BRASILEIRO ) E : Investir na capacitação dos Árbitros - Junto há cursos a Nível FIFA, Justamente para que o Brasil tenha de Fato, Clubes Campeões ( por méritos e justiça ! SEM ERROS DE ARBITRAGEM ).

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.