[Opinião] Julgamentos, demora, irresponsabilidade e confusão... O VAR parece ter perdido sua função
publicidade

[Opinião] Julgamentos, demora, irresponsabilidade e confusão... O VAR parece ter perdido sua função

Com o intuito de deixar os jogos mais justos, o VAR tem sido a cada jogo utilizado de forma irregular e servindo como ''manobra'' para anular partidas

0 0 0
Por: Gabriela Santos

Uma das novidades no futebol brasileiro é o uso do árbitro de vídeo que viria para minimizar os erros de arbitragem e trazer justiça ao futebol brasileiro, no entanto tem surgido mais dúvidas do que certezas com o seu manuseio. A utilização da tecnologia no Brasileirão começou a valer neste ano, após a decisão da CBF de arcar com parte dos custos da ferramenta e treinamento dos árbitros, no entanto não tem sequer uma rodada da competição que o uso inadequado do VAR não seja o assunto principal.


O uso do VAR tem sido de fato uma experiência nova e tem tudo para dar certo nas próximas temporadas, eu sou fervorosamente a favor da sua continuidade, no entanto mais do que favorável a tecnologia enxergo que os árbitros precisam urgentemente fazer uma reciclagem. Um dos pontos que causam repugnância é a demora exacerbada em analisar um lance, os árbitros levam ao menos 2 minutos para reavaliarem, algo que já foi inclusive passado para eles pelo ponto eletrônico.


Será um desafio ambientalizar o VAR ao futebol tão corrupto quanto o brasileiro, que não pode ver uma oportunidade e está lá 'batendo na porta do STJD' pedindo anulação ou revisão de partidas. O caso mais recente aconteceu com o Palmeiras que precisou ficar com os três pontos do jogo contra o Botafogo suspenso, pois o clube carioca pediu a anulação da partida, mas como já era esperado a equipe paulista garantiu na justiça a vitoria de novo.

Veja aqui

De fato, não é possível fazer um julgamento extremamente profundo sobre o uso do VAR na competição que tem menos de 3 meses de duração, mas é possível julgar sim, os árbitros que parecem estar mais confusos do que nunca. Começando pela quantidade de vezes que acionam a ferramenta durante o jogo, apenas reafirmando que ele não tem a menor certeza do que está acontecendo - ah, mas o VAR serve para tirar dúvidas- exatamente, entretanto ele deve apenas ser usando em lances claros de erro, não em lances interpretativos. Dessa forma lances em que o árbitro de fato errou, a tecnologia é acionada para evitar injustiças, já no caso de lances que dependem unicamente da sua interpretação a ferramenta deveria ser 'inexistente'.

Contudo a única forma de fazer o VAR dar certo é dar treinamento profundo aos árbitros de manuseio da tecnologia, e ensinar aos clubes ter independência junto ao bom senso de saber o que é ou não caso para acionar o STJD. Enquanto o futebol brasileiro usar tudo como uma muleta para se sobressair diante de situações claras, nunca o VAR será levado a sério.

O VAR não veio para prejudicar muito pelo contrário, e sim para fazer o que deveria acontecer de forma natural. Ainda tenho a expectativa de que nos próximos a realidade seja muito diferente do que acontece agora e o VAR traga cada vez mais justiças e não ser de acordo com o que convém a determinada equipe.
VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você

LEIA TAMBÉM:[RELEMBRE]: Confira os melhores momentos do Fabuloso com a camisa do Tricolor

LEIA TAMBÉM: Concorrência de Pato e Toró faz Everton ter de se adaptar à nova realidade

LEIA TAMBÉM:Clubes ligam alerta após queda brusca de investimentos em publicidade no futebol


Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!






Avalie esta notícia: 3 3

Comentários (11)

19/06/2019 15:33:48 eri633

Pensei q com VAR seriamos menos prejudicados!....piorou

19/06/2019 15:33:43 eri633

Pensei q com VAR seriamos menos prejudicados!....piorou

19/06/2019 14:54:34 Wellengton Borges

Isso so encarece o futebol. Ja não bastasse o abuso dos salários dos atletas e treinadores. Agora, atéa dirwtoria do São Paulo éassalariada, ganha uma fortuna, só faz merda. VAR, diretoria amadora paga, tudo isso ébabaquice ...

19/06/2019 14:32:59 tiba eugenio

Os caras parecem q usam camisas de times por baixo ta foda!

19/06/2019 13:09:51 Joao Paulo

11957540287

19/06/2019 13:03:52 Alexandre da Silva Gomes

Acho que as pessoas que ficam na frente do var, ajem como torcedores, influenciam na decisão. Torei essa conclusão quando divulgado as vozes do var no jogo entre Bota fogo e palmeiras, e um dos representantes do var levanta suspeita dizendo em sala "vc sabe que ele ae joga" se referindo que o lance do penalte foi simulação. No meu ponto de vista se houve a dúvida, quem decide é o arbitro através das imagens sem influência de nenhum dos integrantes do var.

19/06/2019 12:15:49 Emerson Correia dos Santos

Já mostrou que não serve p merda nenhuma essa desgraça. Piorou, tira ímpeto e o calor dos jogos e msm assim erram mais que os árbitros de campo. #ForaVAR

19/06/2019 12:03:20 David Rodrigues

Ainda não tem um critério definido, essa falta de critérios faz com que alguns árbitros favoreçam uns e outros time prejudicando outros, eu vendo a anulação do 1o gol do Brasil lembrei do gol do Atlético nas mesmas circunstâncias validado por esse mesmo VAR, se bem que o do SP x Atlético so resvalou no nosso jogador ja o do Brasil x Venezuela o jogador de fato interceptou a bola e gerou novo lance, dois pesos e duas medidas bem injustos.

19/06/2019 11:37:13 Gércio Fa

O VAR é muito bom; alguns juízes que atuam em campo e na sala do VAR é que são péssimos, continuam a impor sua vontade, favorecendo alguns times, enfim prejudicando o espetáculo como sempre fizeram. Precisamos RECICLAR os juízes, não só com cursos e atualização, mas com novos nomes e que baseiem a atuação na ética, na imparcialidade, na moral, privilegiando o espetáculo e não slguns times.

19/06/2019 11:22:15 Sergio Taipe

O VAR em um modo geral é justo

19/06/2019 11:20:14 Jose Feitosa

O VAR é bom, o que não presta são os desgraçados que o operam, porque além de imbecis, não agem com imparcialidade.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.