publicidade

Cuca não fez curso para obter licença exigida por CBF e FPF; SP diz que há acordo

Foto: Rubens Chiri

Contratado na última semana, Cuca ainda não pôde assumir o São Paulo, devido a recomendação de seu cardiologista, para a manutenção do repouso, enquanto se recupera de uma cirurgia cardíaca, realizada no final do ano passado e que cravou sua saída do Santos, além da ausência no curso de treinadores da CBF, para a obtenção de licenças, agora exigidas para comandar clubes em competições nacionais e estaduais.



Com isso, Cuca estaria barrado de dirigir o Tricolor no Brasileirão e na Copa do Brasil, já que a próxima edição do curso está marcada para o final da temporada. No entanto, a assessoria de imprensa do São Paulo garante que há um acordo com a CBF, para a atuação do profissional e o comprometimento do treinador em realizar o curso nas férias.

O Manual de Licenciamento da CBF, documento que lista as exigências para a temporada, é claro na observação sobre a necessidade do curso.

"[...] É importante destacar que a partir de 2019, todos os treinadores das equipes principais deverão apresentar a Licença Honorária, Licença Pro ou Licença A para treinadores emitida pela CBF, ou, então, estar matriculado no curso para obtenção de licença".

No regulamento do Campeonato Paulista, o artigo 26 também faz referência ao curso.

"Somente poderão participar da competição treinadores devidamente cadastrados pelos seus Clubes no sistema Gestão WEB da CBF, que tenham Licença Honorária, Licença PRO ou Licença A emitida pela CBF, ou então, apresentar a matrícula no curso para obtenção da respectiva licença no ano em questão, sob pena de multa administrativa ao Clube infrator".

A CBF garante que o treinador não tem nenhuma das licenças. Ele foi convidado a realizar o curso no ano passado, mas ficou ausente por conta de um tratamento médico, referente a cirurgia no coração.

Neste mês, com a presença de Lisca, Renato Gaúcho, Dorival Júnior e outros, a CBF realiza nova edição para a obtenção das licenças necessárias. Segundo o São Paulo, Cuca estará presença na próxima, realizada entre 5 e 15 de dezembro, após o Brasileirão.

O prazo estipulado pelo São Paulo, para o início dos trabalhos de Cuca é 15 de abril, mas o treinador já revelou a intenção de começar antes disso. Única competição disputada pelo São Paulo no momento, o Paulistão tem suas finais marcadas para 14 e 21 de abril.



Ainda sem um regulamento específico elaborada, o Brasileirão pode abrir uma brecha. A formulação acontecerá no Conselho Técnica, na próxima sexta-feira. Já o Paulistão prevê uma "multa administrativa" ao clube que infringir da regra, mas não estipula valores e a FPF admitiu consultar a CBF pelo caso.

"Caso o treinador seja registrado no Campeonato Paulista, a FPF consultará a CBF sobre sua situação em relação à licença exigida no Regulamento da competição.".

VEJA TAMBÉM
- Dirigentes já decidiram o perfil do próximo treinador do São Paulo
- Carpini vai ser demitido mesmo se vencer o Flamengo
- Direção vai demitir Carpini e já conversa com treinadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 11

Comentários (17)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - -
    Flamengo
    Flamengo
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade