publicidade

Os cinco maiores artilheiros da história do São Paulo

Seus nomes estão consagrados na história do São Paulo Futebol Clube, emblema que
nesse ano de 2018 cumpre 88 anos de existência. O número de vezes que fizeram a
torcida exaltar de felicidade assim permite. Saiba quem são os cinco jogadores com
mais gols marcados na história do “Tricolor Paulista”.

Serginho Chulapa

242 gols em 399 jogos, 229 em duelos oficiais
. O registro de Serginho Chulapa, maior artilheiro da história do São Paulo, é admirável. O “gigante” do ataque Paulista ascendeu à liderança da lista de artilheiros em 1982, superando o registro de Gino Orlando.

Estreou com o “manto” aos 19 anos de idade e marcou seu primeiro gol em um “clássico” diante do Corinthians. O jogador que esteve nove anos com o time profissional do São Paulo (1973-1982), se transferindo posteriormente para o Santos, é também o maior goleador do time em “clássicos estaduais” com 42 tentos apontados. Além disso, em termos absolutos, continua a apresentar o maior número de gols marcados no Morumbi, casa do São Paulo.

Esquerdino, foi o centroavante titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982. Em termos coletivos, além de três edições do Paulistão, conquistou também o campeonato brasileiro em 1977. Nesse momento, o São Paulo segue na briga pelo título e você pode consultar as probabilidades de cada jogo na Betway. O "Tricolor Paulista" não se sagra campeão brasileiro desde 2008, ano que assinalou a conquista do terceiro campeonato consecutivo, sexto da história do clube.



Gino Orlando
Nascido em São Paulo, iniciou sua carreira profissional no Palmeiras, mas viveria os momentos mais altos da sua carreira a serviço do São Paulo, com nada mais nada menos que 233 gols em 447 jogos.
Gino é o 11º jogador na lista de atletas com mais partidas disputadas a serviço do São Paulo, ainda que não tenha conseguido mais que conquistar três edições do Paulistão. Após encerrar a carreira, chegou a ser administrador do Morumbi. Internacional pelo Brasil em oito ocasiões, faleceu em 2003, com 75 anos.

Luís Fabiano

Aos 37 anos, é o único jogador desse “top 5” de maiores artilheiros da história do São Paulo que segue em atividade. Apesar de ter feito parte da sua base na Ponte Preta, e aí ter estreado no profissional e atualmente até se encontrar vinculado à “Macaca”, Luís Fabiano será sempre um ícone do “Tricolor Paulista”, clube pelo qual passou a dois tempos, deixando sempre sua marca.

A história de Luís Fabiano no São Paulo começou a ser escrita em 2001, quando retornou ao Brasil por empréstimo dos franceses do Rennes. Em 50 jogos, fez 30 gols e convenceu a diretoria a assegurar os seus serviços a título definitivo. No ano seguinte, marcaria 88 gols em 110 encontros, antes de retornar à Europa para representar primeiramente o Porto e posteriormente o Sevilha, emblema ao serviço do qual brilharia na Europa. O retorno a São Paulo se deu em 2011, permanecendo durante quatro anos e adicionando 85 gols ao seu registo anterior. Em suma, Luís Fabiano é hoje o terceiro maior artilheiro da história do clube com 212 gols marcados.



Teixeirinha

É o elemento mais velho dessa lista. Elísio dos Santos Teixeira, nascido em 1922, conta hoje 96 primaveras. O quarto maior artilheiro da história do São Paulo apontou um total de 189 gols e é o segundo atleta com mais temporadas ao serviço do clube, 18 no total, registo apenas superado por Rogério Ceni, goleiro que ficou na história pela quantidade de gols apontados na conversão de livres diretos, figurando inclusive no “top 10” dos maiores artilheiros da história do clube. Campeão Estadual em seis ocasiões, celebrou cinco deles durante a época 40, uma das melhores décadas da história do clube, sendo que, à data, o São Paulo tinha a alcunha de "rolo compressor".

França

Françoaldo Sena de Souza, hoje com 42 anos de idade, se destacou no São Paulo entre 1996 e 2002, antes de rumar à Alemanha para representar o Bayer Leverkusen durante três anos. Em 327 partidas com a camisa do São Paulo, fez 182 gols, chegando a ser chamado à seleção entre 2000 e 2002. Terminou sua carreira em 2012, ao serviço dos japoneses do Yokohama FC.
Essa é a atual lista de artilheiros do Brasileirão.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 17 1

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.