publicidade

O São Paulo na Copa do Mundo de 1990

Ricardo Rocha foi o único jogador do Tricolor na competição

Foto: Ricardo Corrêa/Revista Placar

A Itália foi o país anfitrião da Copa do Mundo de 1990. A competição foi precedida pela disputa das Eliminatórias com 116 seleções inscritas em busca de 22 vagas (Argentina e Itália já estavam classificadas). Enquanto Costa Rica, Irlanda e Emirados Árabes estreavam na fase final da competição, outras voltavam ao torneio após longo período sem participação, como Romênia (depois de 20 anos), Colômbia (28 anos), Estados Unidos (40 anos) e Egito (56 anos).



O ano de 1990 marcou, também, as últimas participações de países que deixaram de existir: Tchecoslováquia, União Soviética e Alemanha Ocidental, que se despediu com o título de campeã.

Os cabeças de chave da Copa de 1990 foram Itália, sede, Argentina, campeã vigente, Brasil, Alemanha, Bélgica e Inglaterra. Na fase de classificação, a maior surpresa foi o desempenho da equipe de Camarões, que venceu Argentina e Romênia, terminando em primeiro lugar no grupo e por pouco não eliminando os sul-americanos, que avançaram em terceiro lugar.



A Costa Rica, no grupo do Brasil, também foi digna de nota ao ficar à frente de Escócia e Suécia, vencendo ambos os times. Nas oitavas de final, a equipe da América central perdeu para a Tchecoslováquia. Já os camaroneses continuavam surpreendendo e eliminaram os colombianos. A Copa do Mundo acabou para a Seleção Brasileira nessa fase.

O time do Brasil perdeu para a Argentina, por 1 a 0, gol de Caniggia. Nesse jogo, os jogadores brasileiros acusaram os argentinos de "batizar" a água que beberam com alguma substância calmante.

Chegaram às quartas de final Argentina, Iugoslávia, Itália, Irlanda, Alemanha Ocidental, Tchecoslováquia, Inglaterra e Camarões. A estreante Irlanda chegou tão longe mesmo sem ter vencido uma única partida sequer. No grupo dela, na primeira fase, foram três empates. Nas oitavas, outro empate contra a Romênia e vitória nos pênaltis. Parou por ai, pois perderam para os donos da casa por 1 a 0.

Nas semifinais, duas disputas de pênaltis e Argentina e Alemanha Ocidental eliminaram a Itália e a Inglaterra. Na final, o time de Maradona não conseguiu superar os germânicos, que venceram por 1 a 0 e conquistaram a Copa do Mundo pela terceira vez.

OS SÃO-PAULINOS

Foto: Pedro Martinelli/Placar

Em 1990, ao contrário da Copa anterior, onde o São Paulo teve seu recorde de atletas na disputa, somente Ricardo Rocha esteve em campo com a Seleção que caiu frente a Argentina, nas oitavas de final.

O zagueiro são-paulino atuou em dois dos quatro jogos do Brasil naquela copa, contra Escócia e Argentina, vestindo a camisa 19. Pelo Tricolor, foram 70 jogos disputados, tendo conquistado os títulos de campeão brasileiro de 1991 e paulista de 1989 e 1991.

Ainda que somente um jogador da Seleção Brasileira fosse do São Paulo, à época da convocação, o time do Brasil contava com os ex-são-paulinos Silas, Careca e Müller. Aliás, curiosamente, todos os gols da equipe naquela participação foram marcados por eles (Careca, 2 e Müller, também 2).

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 1

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.