publicidade

Libertadores sub-20 atrai mercado da bola

Com exceção dos jogos dos times uruguaios, público no torneio é formado basicamente por profissionais de dentro do futebol, acompanhando possíveis revelações

Olheiros Centenario Libertadores sub-20 (Foto: Felipe Schmidt)

Quando Nacional ou River Plate - o uruguaio, não o tradicional clube da Argentina - jogam pela Libertadores sub-20, a arquibancada do estádio Centenario enche com torcedores. Mas esta não é a realidade do torneio. Nas outras partidas, o que se vê é um público formado essencialmente por outro tipo de gente: empresários e observadores, de olho nos meninos em campo.



O mercado da bola é o grande interessado na competição. Disputada de forma curta, com três grupos de quatro times, semifinal e final, ela tem como palco o lendário estádio Centenario, sede da primeira Copa do Mundo. A enormidade do lugar contrasta com o público pequeno, mais interessado em investimentos do que em torcer.

São cerca de 100 profissionais credenciados sob o título de "scouting", entre empresários, observadores e representantes menores – a maioria de uruguaios. Entre eles, ex-jogadores que iniciam na nova carreira, como Sergio Daniel Martínez, autor do gol que deu o título da Copa América de 1995 ao Uruguai sobre o Brasil, nos pênaltis.

Entre os brasileiros, há a presença de São Paulo e Cruzeiro, que disputaram o torneio. O Flamengo também teve um representante observando algumas partidas da competição. Dos europeus, o Manchester City e o Manchester United marcaram presença.

Plaza, a coqueluche

Os clubes ingleses, aliás, mostraram interesse em uma das estrelas do torneio. O atacante Stiven Plaza marcou sete gols em três partidas e é o artilheiro do campeonato. Atua pelo equatoriano Independiente del Valle e chamou a atenção pelo porte físico.

- Sim, alguns clubes me procuraram. Mas estou tranquilo. Tenho três anos de contrato com o Independiente – disse Plaza.

No domingo, foram definidos os classificados para as semifinais, que acontecem na próxima quarta-feira, no Centenario. Às 16h30 (de Brasília), jogam São Paulo e Nacional. Depois, às 18h45, River Plate (Uruguai) e Independiente do Valle se enfrentam.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 24 1

Comentários (15)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.