publicidade

Ceni funcionou como escudo e cabo eleitoral, mas não como técnico

por Humberto Luiz Peron

Durou apenas sete meses a aventura de Rogério Ceni como treinador do São Paulo. Mais do que as eliminações no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-America, foi a sequência de maus resultados no Campeonato Brasileiro e a possibilidade real do time disputar a Série B no próximo ano, que fizeram a diretoria, que sempre afirmou que Ceni seria mantido, o demitisse.



Aliás, o principais papéis na sua passagem como treinador foi servir de cabo eleitoral e escudo para a atual diretoria. Com certeza, a novidade de Rogério Ceni com o treinador serviu para que a atual diretoria ganhasse alguns votos e, depois das eleições, servisse de escudo para os desmandos diretivos do clube, como a venda de jogadores e o desmonte do elenco.

Os resultados provam que foi um erro a colocação de Rogério Ceni como treinador, sem que ele tivesse alguma experiência no cargo. Por mais que ele ficasse um ano estudando e se preparando para o cargo, o período foi curto também para ele fazer a transição de jogador para treinador, o que é não é algo simples.

Uma coisa é você cobrar seus companheiros sendo atleta, outra bem diferente é comandar um elenco. Sendo jogador, com o prestígio que Rogério Ceni tinha no clube, é mais fácil cobrar de dois ou três atletas, mas como treinador isso não funciona, a cobrança soa como uma ameaça do atleta perder o lugar no time. A hierarquia é diferente.

Nesta questão da transição jogador/treinador faltou todos descolarem da imagem do Rogério Ceni como ídolo e que salvava o São Paulo com defesas ou batidas de falta, do técnico em início de carreira. Os são-paulinos ficaram sete meses esperando que Rogério Ceni fizesse um milagre, como nos tempos de capitão do time, e conseguisse que o fraco elenco do São Paulo virasse um esquadrão.

Você, como jogador, pode até ser arrogante, pois sabe que você tem tudo para calar os críticos na próxima partida, mas fazer isso comandando um time isso não funciona. Com certeza, suas primeiras entrevistas após atuações ruins do time, recheadas de números e ironias poderia ser do goleiro Rogério Ceni e não do treinador. Por mais que seus treinamentos sejam brilhantes, não há como garantir que seus comandados façam uma grande atuação na próxima partida.

O momento conturbado do clube, como já foi tido atrapalhou, Ceni, mas a sua inexperiência como treinador colaborou com a sua queda. Ele deixa o cargo sem que o time tenha um padrão tático definido. Por ter muitas ideias, algumas boas e arrojadas, o técnico Ceni mexeu muito na forma do time jogar e na escalação da equipe e nunca achou o caminho certo.

Os conceitos de um técnico moderno e ofensivo tiveram que ser revistos logo nas primeiras partidas, quando o time tomava muitos gols e ele percebeu que não tinha no elenco jogadores que se encaixavam no ele pretendia. Terminou sua passagem como um técnico conservador e entrando em campo com equipes bem defensivas.

A inexperiência de Rogério Ceni como treinador fez com que ele não conseguisse transmitir muitas das suas ideias. Na teoria era brilhante, mas na prática ficava nítido que alguns jogadores ficavam perdidos em campo e não sabiam qual função teriam que fazer. A maioria de suas substituições sempre mexiam demais na estrutura na equipe, em muitas oportunidades, com apenas uma troca fazia três ou quatro jogadores mudarem de posicionamento.

A história do goleiro Rogério Ceni nunca vai ser esquecida no São Paulo, mas ficou claro que quem comanda o clube em 2017 sempre viu Rogério Ceni como um cabo eleitoral e um escudo e nunca como um técnico que poderia trazer resultados.

PS. Tenho certeza que com mais experiência pode ainda ser um treinador respeito.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 22 11

Comentários (39)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.