publicidade

De 'Colosso' a criticado: a trajetória do volante João Schmidt no São Paulo

Formado em Cotia, o meio-campista, que era uma das principais apostas das categorias de base do clube, fica sem contrato com Tricolor nesta sexta-feira e vai para Atalanta, da Itália

Veja fotos da trajetória de João Schmidt no Tricolor (foto: Divulgação/São Paulo)





É um Colosso!


"É um Colosso!", sempre repetia o então presidente Juvenal Juvêncio ao falar de João Schmidt. O volante justificava tanta empolgação: na base, sempre se destacou, conquistando os títulos do Paulista Sub-15 e da Copa Londrina em 2008, do Torneio Bicentenário no México e da Copa São Paulo em 2010 e do Paulista Sub-20 em 2011. Subiu ao time principal em 2012, fazendo parte do elenco campeão da Copa Sul-Americana daquele ano, e surpreendia com lances como o do vídeo acima nos treinos. "O Juvenal tinha um grande carinho por mim e eu, por ele. Ele me conhecia muito bem desde a base, sabia do meu potencial. Não sei se ele foi o primeiro (a apostar), mas foi quem mais falou bem de mim. Isso me ajudou, me chamar de Colosso me projetou", disse o jogador ao LANCE!, em 2016.

Capitão da Seleção



Nas Seleções de base, João Schmidt também chamou atenção. Com Ney Franco, técnico que em julho de 2012 acabou sendo o responsável por promover sua estreia como profissional do São Paulo, era capitão do Brasil sub-20, mostrando domínio da cabeça de área, como mostram alguns dos lances do vídeo acima. Na Seleção sub-20, ganhou o Quadrangular Internacional na Argentina, em 2011, e o Torneio 8 Nações, na África do Sul, em 2012.

Herói em Portugal



Com poucas chances no São Paulo, João Schmidt foi emprestado ao Vitória de Setúbal, de Portugal. Atuou em 35 jogos na temporada 2014/2015 e fez oito gols (em toda a sua trajetória no São Paulo, só marcou dois), sendo um deles no triunfo por 2 a 1 sobre o Arouca que salvou o time do rebaixamento. "Ganhei dez anos pelo tempo que joguei lá. Apareci bastante, fui artilheiro do time e volto muito mais maduro como pessoa e muito mais preparado para jogar no São Paulo. Chegou a hora do João Schmidt no São Paulo", disse ao voltar ao Morumbi, na metade de 2015.

Bauza e os gols



O golaço do vídeo acima, na vitória por 6 a 0 sobre o Trujillanos, do Peru, em 5 de abril de 2016, pela Libertadores, foi o primeiro de João Schmidt como no time principal do São Paulo. O volante começou o ano negociando sua ida ao Avaí, mas o técnico Edgardo Bauza o segurou, lhe deu chances e, em 29 de junho do ano passado, ele balançou as redes pela segunda e última vez, em triunfo por 2 a 1 sobre o Fluminense, também no Morumbi, pelo Brasileiro.

Criticado no fim



VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 20

Comentários (48)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.