publicidade

Pediu uma chance, nós demos. E agora, Ataíde? Você perdeu o controle do CT - Layla Reis

São Paulo em crise. Excesso de derrotas vexatórias. Elenco brigando, torcida protestando, estádio vazio e diretoria quieta. A culpa é do técnico? Errou em algumas substituições e inventou moda em alguns jogos, mas não, ele não pode pagar sozinho pelo pato que nos incomoda há anos. Jogadores descompromissados, diretoria fantasma e péssimo futebol. Vamos discutir a realidade: O problema começa no CT.

Hoje assistindo à ESPN escutei rapidamente a entrada do jornalista Eduardo Affonso. Além de mencionar as derrotas e pressões que já conhecemos, Edu comentou sobre os diretores alertando que quem está segurando o vestiário é o Bauza sozinho, pois Gustavo parece ausente por ser ligado a funções administrativas (contratos, negociações, etc) e Ataíde também não mantém controle ou presença.

Sim, há três meses defendemos uma "trégua" ao VP de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, e ao Diretor Gustavo V. Oliveira para que fizessem a janela em paz. Conforme os nomes foram anunciados analisávamos se a promessa de um time digno de Libertadores seria cumprida mas, além disso, precisávamos ver uma sequencia de jogos para poder opinar. O veredito? Planejamento que deixa a desejar mais uma vez.

Falhas do Planejamento
Se o Ganso se machucar quem entra no lugar? Por que não contratamos um primeiro volante para contenção? Não temos primeiro volante, a promessa está no possível retorno do Wellington. Pelas contratações que tivemos, não conseguimos montar um meio-campo de movimentação, obrigando Bauza a revezar com 2 segundos volantes que trocam posição durante as partidas e consequentemente também deixam Ganso mais sobrecarregado pra marcar. Parecem poucas falhas nesse sentido, porém, são cruciais: os volantes compõem a defesa/marcação/recuperação de bola e contra-ataque do time. Hudson e Thiago possuem características de avanço, os dois quando inspirados sabem repor a bola e ajudar na criação, nenhum deles é mestre na arte da contenção de bola.

Eu iria além falando sobre os laterais que também não são de marcação mas obrigatoriamente estão cumprindo essa função por já não haver um meio-campo que sirva pra isso e acabam entregando gols mas vou para o próximo tópico: diretoria perdeu o controle do CT novamente e dos jogadores.

Diretoria omissa x Jogadores descompromissados
Não, não estou falando de todo elenco, percebe-se quem realmente tenta. Há um ano uma panelinha se formou no CT e derrubou o técnico Muricy Ramalho frente aos olhos de Gustavo/Ataíde, percebo as mesmas características se formando de novo. Grande parte daquela panelinha foi vendida, uma pequena ficou. Sinto dizer, os que ficaram são "liderança". Os jogadores querem escolher o técnico, jogam quando querem, brigam entre si, não colaboram um com o outro desmontando qualquer esquema-tático, não conversam dentro de campo, deixam a vaidade liderar, não são companheiros, não formam um time composto. Novamente, assim como em 2015, quando o São Paulo entra em campo, temos 11 pessoas individuais subindo pro gramado; um pequeno grupo se une, o restante se dispersa e atrapalha. Resultado? Derrota e somatização.



Grandes derrotas alteram o psicológico de qualquer jogador, aumentam a pressão no elenco e um clima hostil naturalmente se ergue, nesse momento a presença da diretoria deve entrar como fator decisivo. Vou relembrar dos tempos de superintendência do Doutor Marco Aurélio Cunha que sabia segurar os vestiários, não deixava brigas de jogadores irem além e mantinha uma postura de liderança no time, criando um verdadeiro time que é composto pela união dos jogadores em prol das vitórias. Gustavo e Ataíde podem pedir mais dez chances à torcida, mas nenhum dos dois é enérgico ou tem peito o suficiente para tal função. Vocês perderam novamente o controle do CT. Pior, vazam por aí notícias de brigas entre jogadores. Vocês perderam o controle das notícias do CT também e deixam assuntos políticos interferirem. Péssima administração.

Além disso, são fantasmas. Após longas sequencias de derrotas ninguém da diretoria de futebol explica-se para a torcida ou dá cara à tapa frente às câmeras. Aliás, gostaria de saber quem é o diretor de futebol porque parece que nem temos. Nenhum de vocês bancou o elenco, ninguém responde pelo momento do São Paulo. Assim como os jogadores, ninguém chama a responsabilidade. Lamentável, a postura omissa que vem de cima. Que exemplo querem dar ao elenco assim?

Em conversa particular, um diretor me disse "Há anos queremos um elenco enérgico que briga, se cobra e tem energia no vestiário". Querido, não citarei nome por respeito, mas não quero que eles briguem entre si, quero que eles briguem contra os adversários e se cobrem em campo e não fora dele. Entende isso? Pode consertar? Obrigada.

Falando em fantasma e omissão, o que o senhor Moreno ainda faz como diretor de futebol? O que ele faz lá? Já passou por Juvenal, Aidar e agora continua na nova fase Leco. Até quando? Por que ou para que? Gustavo, Moreno e Ataíde: a janela fechou, a paciência acabou, o tempo expirou, queremos mudanças. Ou vocês mudam ou peçam para sair em respeito à torcida.

Acabaram as desculpas
O problema era que o Rogério Ceni atrapalhava no ambiente do vestiário? Papo, o cara tá fora e o ambiente tá uma caca. O problema era X técnico que era desatualizado, que queria inventar nas posições ou não acompanhava direito os treinos. Papo, todos saem com fama de que não entendem de futebol, seja brasileiro ou estrangeiro, seja treino aberto ou fechado, entregador de coletes ou não. Quando entram em campo os jogadores sempre estão de cara feia, os técnicos podem até errar em algumas substituições ou escalações mas ainda acredito que são os menos culpados nisso tudo e são bem pegos de surpresa por ambiente político hostil x ego de jogadores.

Se temos jogadores com ego elevado precisamos de um boleiro que lidere o vestiário. Isso é como A + B. Não adianta um cara que entende de contratos e leis, pois esse cara só negocia. Não adianta um delator com fama de íntegro que não entende de futebol e acha que o Lucão substitui o Lugano muito bem querer levar o CT nas costas também. Afinal, este mesmo homem é conhecido pela pouca paciência e um homem impaciente não sabe liderar.

Falta um boleiro, um líder. Alguém que segure o ego do Michel Bastos, que lembre ao Ganso que ele tem bom futebol mas que precisa respeitar seus amiguinhos, alguém que segure "greve do silêncio" e recupere a união da equipe. Algum São Paulino enérgico que tenha a função da superintendência. Marco Aurélio está na seleção feminina e não pode, mas temos muitos nomes bons que poderiam ser discutidos para isso. Pessoas com personalidade forte, a equipe não tem liderança.

O retorno de Milton Cruz não é a solução. Milton conhece o que sobre Calleri, Kieza, Mena, Rogério e outros que chegaram a pouco tempo? Além disso, se ele conhecesse o caminho das pedras como alguns dizem por aí, ele não perderia de 6x1 do Corinthians quando interino e teria competência para efetivação. Não, ele não é a solução.

Não podemos trocar o elenco agora, devemos seguir adiante. A diretoria de futebol precisa de uma nova postura e precisa de um superintendente porque não tem capacidade de segurar o vestiário. O acúmulo de assuntos maus resolvidos está desatando em campo e a omissão de vocês esvazia o estádio.

A torcida também falhou. Estamos com um público médio baixíssimo. Sei que o futebol é feio mas não mudaremos nada do sofá de casa, só mudaremos apoiando o time em campo e protestando contra os nomes da diretoria no estádio. As redes sociais não chegarão até Gustavo e Ataíde, textos como este sim, mas para causarmos impacto somente enchendo estádio e mostrando nossa voz.

Alguns jogadores merecem que não desistamos do time! Precisamos nos unir e tomar nosso São Paulo de volta! Afinal, o São Paulo é nosso.

Ataíde, você pediu uma chance, eu te dei, a torcida engoliu. E agora? Cadê você pra resolver a bagunça e se responsabilizar?

Layla Reis

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 211 55

Comentários (70)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.