publicidade

Ataíde merece um voto de confiança da torcida - Por Layla Reis

Eu não estou perguntando, eu estou afirmando: Ataíde Gil Guerreiro merece um voto de confiança no São Paulo. Sei que serei criticada pelos que só leem o título mas mostrarei meu raciocínio com observações iniciais e embasamento.

1 - Como sempre, escrevo de forma apartidária usando como produto de conteúdo somente a verdade baseada em conhecimento profundo e conversas internas dos bastidores majoritários do SPFC; faço pensando no bem futuro de 2016. Já entendidos que não defendo situações políticas (até por que a situação de Ataíde é desfavorável), que bati muito na pessoa da qual falarei que tento ser sensata baseada em conhecimentos internos darei início ao meu raciocínio.

Primeiramente, Senhor presidente Leco
Leco, eu o conheço há 5 anos, desde 2011 quando iniciei minha carreira nesse site. O senhor foi o meu primeiro entrevistado, ainda na época com minha mãe e meu pai do lado sentados à mesa falando sobre Guiñazu, lembra? Tínhamos acabado de contratar o Luis Fabiano e o atual presidente ainda despojava da vice-presidência de futebol na época, cargo que deixou para virar vice-presidente geral meses depois.

O que posso dizer? Nestes cinco anos, Leco sempre foi um dos dirigentes mais ponderados, educados e simples que já tive contato. Uma mistura única, o meio termo de tudo, o advogado que argumenta com prontidão mais fala baixo com educação e sorri enquanto fala de todos os assuntos. Seu ponderamento é uma qualidade que achei proveitosa quando seu nome surgiu, mas o que espero de você realmente é firmeza.

Leco, nada de "desgaste", nada de "ouvi mas não ouvi" ou de "talvez ele fique, talvez ele vá", não que ouvir "talvez, não sei", quero ouvir com firmeza sua posição. Se ouviu, diga que ouviu e não falará sobre o assunto porque não é o momento, se quer alguém diga que ele ficará porque você confia. Você é a base do império, se fraquejar, tudo desmorona. Cadê a firmeza?

Leco, você passa por uma guerra interna política, seu antecessor quer derrubá-lo e afrontá-lo na mídia, a arrogância não o faz enxergar que está por baixo e ele tenta desestabilizar seu ambiente e atrasar o seu trabalho. Não permita. Como não permitir? Com firmeza.

Você quer que o Ataíde fique? Não nos deixe entender que ele não ficará e depois diz que ele está desgastado, dessa forma você nos colocará ainda mais contra ele e os inimigos estarão felizes em ouvir a palavra "desgaste". Não, eu não quero um vice-presidente de futebol desgastado e, principalmente, eu não quero um vice-presidente de futebol que meu presidente não tenha peito para bancá-lo. Então, Leco, se você acredita no trabalho do Ataíde e em sua idoneidade, seja firme na imprensa e a quem perguntar, diga de forma firme que ele será o seu vice-presidente de futebol até que erre em sua gestão. Nos conte seus bastidores: por que você confia no Ataíde? O seu motivo deve chegar a nós para que nós também possamos confiar. Seja firme sobre todos os seus diretores! Todos serão atacados e você é a linha de frente, Leco. Menos desgaste e mais "Eu confio nele, ele ficará no cargo porque acredito em seu trabalho". Por menos que isso, não aceitamos nenhum nome em nenhum lugar.

A crítica é construtiva de alguém que pela primeira vez em anos enxerga progresso interno, espero que reflita, presidente.

Agora sobre Ataíde Gil Guerreiro
Ataíde entrou com Carlos Miguel Aidar. Essa parte do passado o condena. Em janeiro, com Muricy e baixo orçamento eu conclui que Ataíde havia feito uma boa janela. Desde que entrou, na verdade, trouxe bons nomes, baseado por Aidar que gostava de nomes "estrelas" e os trouxe como pôde. Muricy pediu cerca de 5 ou 6 posições e Ataíde garantiu todos. Naquela época, pouco de nós sabíamos, mas ele já enfrentava guerra interna com Douglas, Cinira e a família presidencial. Então é a única janela que conto como trabalho do Ataíde e para quem tinha tantos inimigos, baixo orçamento e pouco espaço, fez o melhor que pôde com o mínimo que tinha.

Não estou endeusando ou defendendo, estou analisando. Quem quiser discordar, fique a vontade. Mas em Janeiro deste ano eu tive meu primeiro "confronto" com Schwatzmann a quem tive o desprazer de conhecer e quando fui buscar informações sobre ele, apurei coisas do tipo "ele quer derrubar Ataíde e ir para o futebol". Posição que permaneceu até a queda de Aidar. Difícil trabalhar tomando rasteira dentro de casa.

Em julho não tivemos janela, o ex-presidente vendeu tudo o que pôde, alguns jogadores contra a vontade de Ataíde/Osório e o dinheiro mal pagava nossas contas de luz. Vice-presidente de futebol foi omisso nesse ponto, não houve possibilidade de trabalho, mas ali surgiu a luz que fez Ataíde acordar e começar a investigar seu próprio presidente. Enquanto Aidar vendia tudo diretamente, Ataíde (escondido inclusive do seu próprio grupo político) começou a investigá-lo silenciosamente.

Naquela época eu pensava "Será que Ataíde faz vistas grossas?". A fita e o e-mail calaram meus pensamentos.

Sua idoneidade x Gestão de Futebol
Gravou uma fita com um gravador que mal sabia usar, né? Questionou Aidar mais de uma vez por que a gravação não tinha saído boa. Qualquer dia você deveria contar essa história, ela é realmente engraçada, Ataíde. Derrubou Aidar. Nos livrou do pior presidente da história. Ganhou moral política, ganhou a torcida.

Eu nunca acreditei no papo "não tem nada demais na fita e por isso não mostram". Se não tivesse nada demais, Aidar não renunciaria. Independente de Blum estar ou não no país (Fica a dica, querido). O conteúdo derrubava Aidar e unido a alguns documentos derruba grande parte de seus ex-dirigentes que agora assolam Ataíde na mídia. (e a mídia é uma desgraça, né? Pensa muito em dinheiro, uma verdadeira desgraça).

Foi cobrado. Seu nome foi pisoteado e a palavra pizza ligada a ele. Com a entrada de Blum, eu pensei ser o início do fim, juro. Em silêncio, com um acaso divino, você nos entrega a fita e um técnico muito melhor do que o esperado no mesmo dia. Parabéns, ressurge a esperança. Ataíde, comecei a rever meus conceitos na terça a noite após a reunião mas quina-feira você fechou com chave de ouro em seus anúncios. Pizza? Que nada, tá aqui o áudio, sua transcrição e de brinde trago um Baúza pra vocês, que tal?

Leco pediu aos Conselheiros um voto de confiança em seu nome terça. Isso me fez pensar. Seu nome é o mais investigado, questionado, falado, deturbado e contrariado no SPFC hoje, mas aí está você, em excelente sintonia com o presidente, lutando atrás de técnico com Gustavo e trabalhando em silêncio no planejamento 2016. Aliás, que bom que você transformou o silêncio como seu amigo defensor, foi sua melhor atitude desde que retornou.

Nos provou com a fita que tem palavra, que cumpre o que fala e que tudo o que banquei neste site sobre você ser idôneo estava certo. Você, inclusive, reconquistou as torcidas organizadas que agora mudaram o foco de suas críticas para Aidar e Schwatzmann.

Agora tem que provar que sabe ser competente quando não existem pessoas puxando seu tapete, um presidente marionete de dois carecas e um elenco perdido na mão.

A humildade é a palavra certa
Se por um lado te garanto como índole correta e intocável(fato que é necessário em um vice-presidente de futebol), por outro não te garanto como gestor. Por que? Você é bravo, é intolerante e impaciente, sabe disso. Se tiver que resolver na porrada, resolve. Quando está bravo, fala o que não deve na imprensa e provoca os torcedores, causa revolta.

O que você não percebe é que como vice-presidente de futebol você está por baixo e quem decide se você fica é a torcida. Se nós pressionarmos seu desgaste aumenta, mas se você nos conquista, teremos um 2016 vitorioso e de paz, concorda?

Faça o seguinte, Ataíde, nos prove primeiramente, a humildade de um dirigente, você deve pedir a nós um novo voto de confiança. Eu gostaria de ouvir a sua versão sobre suas últimas janelas sem apontar culpados mas falando exclusivamente do seu trabalho. Queremos ouvir de você que destros, canhotos, idade e "não serve" não serão mais argumentos ou critérios de contratações. Queremos ter certeza que sua palavra não será única mas que você já entrou e continuará no processo democrático imposto por Leco, onde nomes são escutados, discutidos e analisados em grupo.

Você está no cargo mais importante do clube, mostre a cara. Fale menos de "eu tentarei trazer Pato" e traga o Pato em silêncio, nos surpreenda. Não diga que não enchemos estádio, inverta o papel, peça para que apoiemos o time. Traga o Lugano, eu sei que você é a favor desse nome desde novembro. Sei que você quer trazê-lo, você precisou passar muito pra entender a filosofia que nós torcedores pedimos de volta. Então mostre sua humildade, traga nosso capitão e reerga o planejamento de 2016. O nome de Bauza já significou muito mas precisamos de mais.

Venha a público, fale de você, nos conte seu critério para o planejamento, conte sua história e estreite sua relação com a torcida. Se você nos perder, você perderá tudo. Se o SPFC perder, queremos vê-lo triste mesmo que seu melhor amigo venha abraçá-lo em rede nacional. Se o SPFC vencer, quero ver suas lágrimas de emoção. Você está no cargo mais passional do clube, transmita isso aos jogadores e à torcida.

E, Ataíde, seja humilde agora, porém, firme. Os ataques continuarão pelo lado negro da força que hoje não impera mais, mas para poder calá-los você precisa da gente e para podermos vencer, nós precisamos estar de bem com você. Pense na sua postura e reconstrua a base de confiança que foi perdida, anuncie seu interesse pelo Lugano, que eu sei, é existente. Anuncie que quer ficar no cargo e precisa de um voto de confiança da torcida e nos conte sua história.

Se Leco e Ataíde não firmarem sua postura, não enxergo paz nas arquibancadas em 2016. E o ano que vem exige a união da torcida;

Conclusão?
Nós queremos Lugano. Nós queremos sua humildade. Queremos a firmeza do presidente e a transparência no posicionamento do São Paulo. Só assim teremos certeza que os ex-dirigentes serão investigados e devidamente julgados, pois com o fortalecimento de vocês, a investigação seguirá adiante independente do que o presidente da comissão de ética diga ou faça.

Ouvi que Ataíde está com "muita sede" de trabalho no SPFC pra reconquistar o que foi perdido. Eu sei disso porque sou conhecedora de muitos fatos internos do SPFC, os corredores tem ouvidos, mas a torcida não sabe. Então, diga isso a eles, Ataíde.

Este é meu raciocínio, reunir a paz em prol do SPFC, em prol do trabalho e em prol dos resultados. Reunir quem realmente quer fazer algo e não parece pensar em ganhos próprios mas, sim, tem vontade de limpar seu nome e mostrar seu empenho a todos.

Ataíde, me retrato a você se você se retratar a nós, torcedores, nos trouxer o capitão e declarar ao mundo sua sede de vencer essa batalha de 2016. Mostre-nos sua passionalidade São Paulina, não só como quem derruba um presidente corrupto (gesto de são paulinidade único), mas como quem quer erguer um caneco a qualquer custo.

Por fim, aos conselheiros
Não ataquem a diretoria por terem aberto a fita do áudio. Com Blum no poder da investigação, se aguardássemos o "tempo" das reuniões de conselho e dos valores da "ética", esse áudio não vazaria nos próximos 6 meses nem mesmo dentro do SPFC. Tomaram a decisão correta em ganhar tempo e adiantaram o processo de investigação à força. Deixem o ego de lado, o que foi feito foi para o bem, foi para adiantar a investigação, mais coisas "vazarão" para que a investigação corra no tempo certo e não no tempo imposto por Aidar indiretamente.

Meu querido, Blum
Não fique ávido, por favor. Particularmente, minha opinião sobre sua postura no conselho de ética tricolor é uma vergonha. O que foi apresentado na Reunião de Conselho somado aos seus depoimentos na imprensa é uma verdadeira inversão de valores. Você julga Ataíde como se defendesse Aidar e sua corja, quando na verdade, temos áudio, documentos e provas que mostram o contrário.

Vou te relembrar, Blum: Aidar é o acusado neste caso junto com Schwatzmann, Ataíde possui as provas junto com o São Paulo e não o contrário, tá bom? Posso desenhar, se preferir. Então vamos parar de inverter os valores, jogar menos pra "depois do carnaval" e pensar mais no bem do clube. Por que quem realmente pensa no bem do tricolor, corre para fazê-lo e não fica dando entrevistas confundindo a parada toda por aí. Pare de nos expor e criar uma situação constrangedora, isso desgasta o nome do SPFC, resolva seu caso internamente. Ficamos agradecidos.

Agradeço a todos pela atenção, abro o debate para quem não concorda. Parte do texto é mais dirigido para a diretoria interna do que para os leitores, mas espero que a torcida tenha a sensibilidade de entender o momento do clube agora.

Layla Reis

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 100 362

Comentários (140)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.