publicidade

Ranking histórico: Maiores goleadores

A versão 2014 do ranking de maiores artilheiros são-paulinos na história

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Serginho Chulapa é o maior artilheiro da história do São Paulo, com 242 gols. Já Luis Fabiano é o maior artilheiro do clube no Campeonato Brasileiro e vem ganhando território em outros rankings: É o lider também contra os maiores clubes do Brasil, em jogos de competição internacional e em mata-matas. Confira abaixo 20 dos maiores artilheiros nestes e em outro critérios:

Maiores artilheiros do São Paulo no geral



Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 52 jogos pelo clube até o momento, são: Waldemar de Brito, 1,09; Friedenreich, 0,82; Zezinho, 0,80; Friaça, 0,74; e Hércules, 0,72. Na versão atual, Luis Fabiano caiu da 9ª posição para a 11ª nesse critério por média, mas entre os 20 maiores artilheiros absolutos, somente está atrás de Friedenreich, Leônidas e Luizinho.

Em relação ao ranking de 2013, Rogério Ceni saiu da 14ª para a 11ª posição, ficando a cinco gols de Raí. Luis Fabiano saltou de 5º para 3º ao marcar 20 gols na temporada.

Maiores artilheiros no Campeonato Brasileiro



Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 31 jogos pelo clube nesta competição até o momento, são: Careca, 0,81; Serginho Chulapa, 0,80; Dodô, 0,70; Luis Fabiano, 0,60; e Mirandinha, 0,52.

Em 2014, Luis Fabiano, que havia superado Serginho Chulapa há dois anos, se distanciou como o maior artilheiro do São Paulo na história do Campeonato Brasileiro. O atacante alcançou a marca dos 100 gols no jogo contra o Palmeiras em 16 de novembro. Já Rogério Ceni, com oito gols marcados na competição, superou a marca de Careca.

Maiores artilheiros no Campeonato Paulista



Os maiores artilheiros em média, com mínimo de 32 jogos pelo clube nesta competição até o momento, são: Waldemar de Brito, 1,26; Zezinho, 1,02; Friedenreich, 0,90; Leônidas, 0,78; e Luizinho, 0,77.

Do elenco atual, Luis Fabiano é o único próximo a entrar neste Ranking. O atacante possui 43 gols marcados e está na 25ª posição (Rogério Ceni possui 34 gols e está em 29º).

Maiores artilheiros na Copa Libertadores da América



Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 11 jogos pelo clube nesta competição até o presente momento, são: Luis Fabiano, 0,72; Washington, 0,50; Pedro Rocha, 0,43; Grafite, 0,42; e Luizão, 0,38.

Luis Fabiano e Rogério Ceni disputarão, palmo a palmo, em 2015, a artilharia do clube na competição.

Maiores artilheiros em competições oficiais



Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 52 jogos pelo clube em competições até o presente momento, são: Zezinho, 0,95; Friedenreich, 0,85; Leônidas, 0,74; Luizinho, 0,71; e Luis Fabiano, 0,64.

No ranking de gols em jogos de competições oficiais - ou seja, organizados por federação competente - Luis Fabiano saltou da 4ª para a 2ª posição, ainda em 2013, não conseguindo alcançar Serginho Chulapa durante a temporada atual.

Maiores artilheiros em jogos de competição internacional



Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 11 jogos pelo clube em competições internacionais até o presente momento, são: Dodô, 0,60; Caio, 0,56; Washington, 0,50; França, 0,48 e Luis Fabiano, 0,44.

Se Rogério Ceni é o maior artilheiro do São Paulo na história da Libertadores, Luis Fabiano é o maior goleador do clube em competições internacionais de modo geral. Contudo, a posição de Ceni é realmente espantosa e sua média de gols é melhor em torneios desta espécie e não muito distante de jogadores de linha, como Danilo e Souza.

Maiores artilheiros em jogos internacionais



Este ranking considera também partidas amistosas, mas somente contra times do exterior. Em termos de média, com o mínimo de 11 jogos diisputados, o cenário é o seguinte: Del Vecchio, com 0,75; Nondas, 0,64; Dodô, 0,60, Paraíba, 0,59 e França, com 0,58.

Maiores artilheiros em jogos no exterior



Também considera amistosos. Os maiores artilheiros em média, com no mínimo 10 jogos pelo clube em jogos no exterior até o presente momento, são: Del Vecchio, 0,75; Nondas, 0,64; Paraíba e França, 0,63; e Bibe, 0,54. Ainda que tenha jogado menos que a média geral, espanta a marca de Careca: 8 gols em 8 partidas.

Quando a partida é realizada fora do Brasil, os maiores artilheiros são jogadores de um passado mais distante, de uma época em que o clube excursionava muito pelo exterior. Assim, Gino Orlando, Prado, Benê e Canhoteiro são os destaques. O maior artilheiro nesse critério, da era mais recente, é Raí.

Maiores artilheiros em jogos de "mata-mata"



O ranking considera somente os jogos eliminatórios de competições oficiais. A situação, em termos de média (mínimo de 12 jogos disputados), apresenta uma curiosidade: empate tríplice na primeira posição entre Luis Fabiano, Serginho Chulapa e Careca, com 0,69. Completam o top 5 Aílton Delfino, 0,67 e França, 0,53.

Maiores artilheiros em jogos contra os grandes do Brasil



Considerando somente os jogos do São Paulo contra os outros 11 grandes times do Brasil (Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco da Gama). Na média, os maiores goleadores (com o mínimo de 23 jogos disputados) são: Waldemar de Brito, 0,92; Zezinho, 0,71; Hemédio, 0,64; Friaça e Serginho Chulapa, 0,61. Luis Fabiano aparece logo depois, com 0,59.

Maiores artilheiros nos clássicos



Quando o assunto se trata exclusivamente dos clássicos contra Corinthians, Palmeiras e Santos, os recordistas, na média de gols (mínimo de 13 jogos disputados), são: Waldemar de Brito, 0,86; Zezinho, 0,73; Leônidas, 0,63; Serginho Chulapa, 0,61 e Dodô, com 0,58. Luis Fabiano é o sétimo, com 0,55.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 3

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.