Assuntos como: Transparência nos números da dívida atual do São Paulo, Planejamento do elenco para 2020, Profissionalismo e cobrança nos cargos executivos, podem ser tratados. Abaixo escrevemos uma carta como torcedor. O objetivo é montar uma união de torcedores, portais, sites, blogs, para que chegue ao presidente Leco e veja todos os seus erros e o porque de todas as cobranças e críticas ao seu mandato.
Olharemos os comentários e os assuntos mais coerentes serão colocados em pauta para entregarmos em mão uma carta para o atual mandatário tricolor. Logo abaixo, uma carta aberta para você torcedor, da equipe SPFC.NET, sobre Leco.
CARTA ABERTA - LECO
Por: Felipe Camin
Diz a máxima: a vida é feita de escolhas.
Sem dúvida que sim.
Ao longo da minha, escolhi o São Paulo pra amar, desde o nascimento. Fato que já era amor de pai e avô, porém, lembro do encanto de criança, de ver as bandeiras tricolores tremularem no Morumbi, de contar os dias para chegar a quarta-feira à noite, ou o domingo a tarde, pra voltar pro estádio. Assim cresci.
Não se trata de questão pessoal, é história. Desejo tudo de bom para a saúde e vida pessoal do mandatário são-paulino, mas é necessário que ele renuncie ao cargo de presidente, ao qual foi reconduzido por um Conselho que também é motivo de desilusão, para a nação tricolor.
Vejamos a caminhada de Leco, como dirigente do São Paulo:
Em 2002, assumiu a diretoria de futebol pela primeira vez. Perdeu dois campeonatos diferentes, para o mesmo rival alvi-negro, em 18 dias. Filme que se repetiu em 2003, diante do mesmo adversário. Porém, no São Paulo, a meritocracia do futebol é menor diante da força entre conselheiros. É a área social do clube, absurdamente, que decide o destino do futebol profissional. Leco, afastado, voltaria então com Juvenal Juvêncio, para ser vice-presidente de futebol, em 2008.
Os problemas começariam outra vez. Os resultados negativos e deploráveis também.
Muricy Ramalho sabe bem disso e acabou sendo demitido, em 2009. Ronaldo Fenômeno, no mesmo ano, disparou em rede nacional usando o termo “babaca” para se referir ao Vice Presidente tricolor, em mais uma perda de título tricolor, para o rival. Tabu de 11 jogos sem vencer e tempos de tomar 5 a 0 no Pacaembu, de ciranda de técnicos, de fila de títulos. Até que Juvenal se cansou e tirou Leco do cargo. Um ano depois, “coincidentemente”, o SPFC voltaria a ser campeão.
Eleições 2014. Leco apoiou Aidar e foi o indicado para a presidência do Conselho Deliberativo. Se é presidente hoje, foi por essa razão inicial. Pois, após o mandato trágico do retorno de Aidar, o ex-presidente campeão do passado mas que se perdeu totalmente, Leco foi levado a presidência interina por ser o cargo maior do Conselho Deliberativo. Se elegeu em seguida, diante de uma oposição inexistente. Se reelegeu diante de uma oposição fortalecida, mas que perdeu para ela própria, em erros de campanha.
O resultado da escolha do Conselho: novamente, desastres nos campos. Em 2016, o São Paulo conseguiu ser eliminado para times de séries C e D do futebol brasileiro e teve risco de cair no Brasileiro. 2017, o enredo da vergonha se repete em escala nunca antes vista. Eliminações no estadual, na Copa do Brasil, na Sulamericana (diante de um time de bairro argentino). O maior ídolo da história do clube, Rogério Ceni, convidado pra ser técnico antes das eleições, foi exposto, viu o time ser desmanchado e foi demitido após poucos meses. O Tricolor, novamente, está na zona de rebaixamento do Brasileiro, sem rumo, desesperado, apático, mal preparado fisicamente, o Reffis deixou de ser referência, as contratações péssimas superam em muito as boas. Déficit de R$180 milhões de reais e gastando todo o dinheiro do caixa do clube devido ao seu último ano de mandato. Já que o problema da dívida não vai ser mais do presidente
Leco diminui o São Paulo. O histórico não deixa mentir.
Acredito que seja são-paulino de coração. Mas está comprovado e dizem, nos corredores do Morumbi, que Juvenal sempre afirmava “não pode ser presidente”.
Não pode mesmo, Juvenal, esteja onde estiver.
LEIA TAMBÉM: "O trabalho NÃO ESTÁ DANDO CERTO", dispara Barolo sobre Diniz que responde a altura; Confira
São Paulo, carta, Leco, comente
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025