"Bebida sai da Lei Geral da Copa"
publicado em 14/03/2012 às 17h38:
Texto:
Deputados adiam votação e tiram bebidas alcoólicas da Lei Geral da Copa
Governo brasileiro não assumiu compromisso com a Fifa de liberar as bebidas, diz deputado
Adriana Caitano, do R7, em Brasília
Publicidade
A chegada do novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, já provocou uma reviravolta na discussão sobre a Lei Geral da Copa na cassa. Após reunião com demais lideranças governistas e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na tarde desta quarta-feira (14), o novo líder anunciou que o artigo sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante as Copas das Confederações e do Mundo de 2014 será retirado do texto. A votação ficou marcada para a próxima quarta-feira (21).
De acordo com Chinaglia, o Palácio do Planalto entendeu que o governo brasileiro não tem nenhum compromisso com a Fifa de garantir a venda das bebidas, como a federação esportiva quer para cumprir acordos com patrocinadores.
Para o governo, a retirada do item possibilitará à Fifa negociar a liberação diretamente com os governos estaduais e municipais de cada jogo. O trecho sobre as regras para permanecer nos estádios, portanto, ficará como na versão original do projeto enviado pelo Executivo para o Congresso, apesar de o texto ter sido aprovado com a liberação da bebida na comissão especial sobre o tema.
O relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), disse que vai alterar seu relatório para manter o texto original do governo, mas demonstrou descontentamento com a mudança.
- Eu estou entendendo que o governo mudou de posição, o que expôs não só o relator, mas vários membros [da comissão] que votaram assim [a favor da liberação de bebidas], defenderam assim, encaminharam assim, não só na comissão, como em entrevistas.
Apesar de contrariar a votação anterior da proposta, a negociação sobre o tema entre Chinaglia e o governo foi feita em sintonia com os posicionamentos do novo líder. O item do Estatuto do Torcedor que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos dos campeonatos brasileiros é justamente de sua autoria. Quando era presidente da casa, também foi um dos incentivadores pela aprovação da Lei Seca.
- São Paulo se afunda e esbarra em 12 jogos sem vencer fora de casa
- Alerta ligado! São Paulo perde a segunda seguida e se aproxima do Z-4
- Escalação! São Paulo pronto para duelo contra o Cruzeiro
- São Paulo avalia Renato Sanches para reforçar o meio-campo

Notícias
Mais um problema! Ferreirinha entra contra o Cruzeiro e sai machucado
Desempenho abaixo da crítica: São Paulo afunda após falhas defensivas
Desfalques marcam duelo entre São Paulo e Cruzeiro
SPFC renegocia dívida milionária com Novorizontino para evitar transfer
Ex-São Paulo troca Europa pela Jordânia após passagem pelo SPFC
Lucas acelera recuperação e pode virar opção contra o Vitória
São Paulo tem retornos e mudanças para encarar o Cruzeiro
Entenda por que o São Paulo corre risco de perder pontos por transfer ban
Missão no Mineirão! São Paulo tenta encerrar sequência de 14 jogos sem vitória fora
São Paulo anuncia chapa que apoiará Marcelo Gouvêa nas eleições
São Paulo enfrenta o Cruzeiro no Mineirão: onde assistir, prováveis escalações e horário
Pedro Ferreira pode fazer sua estreia como titular no São Paulo
São Paulo apresenta novo patrocinador em meio a polêmica das bets
Marcelo Gouvêa lança candidatura à presidência do São Paulo e apresenta plano de governo
Dívida na FIFA complica fim de temporada do São Paulo; entenda