Leão versus drible: viva Lucas!

Leão versus drible: viva Lucas!

drezão

BLOG do AVALLONE

08/03/2012

Leão versus drible: viva Lucas!

Embora o técnico Émerson Leão não tenha citado o nome de Lucas nas entrevistas oficiais, algo que ouviu mexeu com a sensibilidade do melhor jogador do São Paulo-Lucas- a ponto de ele ter se manifestado através de seu twitter: “Se parto para cima, estou errado: se toco de lado, também estou errado. Não sei mais o que fazer”.

Na verdade, após a magra vitória desta quarta-feira, diante do modesto Independente do Pará (que, por sinal, teve um gol legítimo, incrivelmente anulado), Leão reclamou do excesso de individualismo, ditando a regra que, hoje, o futebol é cada vez mais coletivo.

Sem dúvida, esta é uma regra desde mil oitocentos e bolinha, até porque o esporte se chama “Football Association”. Até minha santa avó sabia disso. Mas esquece-se Leão de que o São Paulo nasceu de uma belíssima jogada individual de Cícero, que arrancou desde o meio do campo. E Lucas é, em minha opinião, uma das esperanças da Seleção Brasileira até porque dribla como poucos.

Creio que os técnicos brasileiros (brasileiros, eu disse), em sua maioria, tolhem o talento natural de nossos jogadores. Ora, se o forte de Lucas é driblar, é partir para cima e contrariar a mesmice, tem mais é de ser incentivado nessa qualidade. Desde que não seja o chamado “fominha”, deixando de passar a bola para um companheiro melhor colocado se não estiver em posição de disparar o arremate fatal.

Futebol também é espetáculo. E, em fazendo espetáculo, também se ganha jogo. O que seria do Santos, diante do Inter, se Neymar não ousasse driblar com tanta competência para marcar dois de seus três gols? Messi é o genial complemento de um esquema montado, é verdade, mas também arrisca seus dribles e sua genialidade.

Assim foi no passado com o Rei Pelé, com o incrível Garrincha- o Charlie Chaplin do nosso futebol -, o Mané que driblava, driblava, driblava. E funcionava.

O melhor que nossos técnicos têm a fazer é montar seus times tendo por base as características de seus jogadores. O estilo dos nossos vem sendo contrariado faz tempo.

Seria injusto chamar Leão de retranqueiro. Isso, ele não é. Mas seria bom que parasse de ditar tantas regras e deixasse em paz, por exemplo, o driblador- e em velocidade- Lucas.

O amigo não acha que faria bem ao futebol?

http://blogdoavallone.blog.uol.com.br/arch2012-03-04_2012-03-10.html

Avalie esta notícia: 2 2
VEJA TAMBÉM
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica
- MERCADO DA BOLA: São Paulo inicia reformulação para 2026 e planeja saídas e reforços
- São Paulo prioriza Copinha, mas segura Lucca no elenco principal em 2026
- Escândalo no Morumbi: Polícia apura desvio de dinheiro em negociações de jogadores do São Paulo




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net