Entrevista exclusiva com Flávio D’Alambert, engenheiro responsável pela cobertura do Morumbi
O Blog teve a oportunidade única de entrevistar com exclusividade o engenheiro e especialista em estruturas metálicas Flávio D’Alambert, cuja empresa Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, em conjunto com a Construtora Andrade Gutierrez e com Ruy Ohtake, foi responsável pelo belo projeto de reforma do Morumbi.
Selecionei as principais dúvidas enviadas pelos leitores do blog e as enviei para ele, que gentilmente se dispôs a respondê-las.
1 – O clube já divulgou que, durante a maior parte do tempo, o estádio funcionará normalmente, mas que ficará fechado apenas quando a cobertura for içada. Por quanto tempo o Morumbi ficará fechado neste período?
Normalmente para a montagem de coberturas de grande porte de estádios, há a necessidade de interdição total, ver exemplos como o Mineirão, Maracanã, e muitos outros, porém no caso do São Paulo uma das premissas é de não interditar o estádio, eventualmente durante o içamento da super viga de cobertura ( mais de 200 metros de comprimento) seja necessário alguns dias, porém facilmente administrados com as agendas esportivas.
.
2 – Os arquitetos se basearam em algum estádio para conceber a cobertura do Morumbi?
.
Não, o projeto do Morumbi é único no mundo e assim será após a colocação da cobertura, acredito que sim que servirá de exemplo para outros países no futuro.
.
.
3 – Quais são os maiores desafios do projeto?
.
As coberturas de estádios podem ser consideradas como o “Estado de Arte”, na engenharia estrutural devido ao arrojo de sua concepção, toda a modernidade tecnológica deve ser incorporada para se conseguir um resultado satisfatório, seguro e durável, no caso Morumbi deve ser somadas alguns fatores que irão aumentar as dificuldades, como por exemplo, o local é muito movimentado dificultando a chegada de carretas e o trabalho de guindastes, poucos locais para se criar novos apoios, estrutura atual não permite servir de suporte, sem dúvida muitos serão os desafios que com certeza servirão para enobrecer o esforço do São Paulo e o resultado final.
.
4 – A cobertura terá sistemas ecológicos, como captação de energia solar e de água da chuva?
.
Não se pensou ainda especificamente sobre estes tópicos, porém muitos estádios que estão sendo construídos terão sistema ecológicos incorporados e acredito ser bem viável a adoção no projeto do Morumbi também.
.
5 – O que será feito com as atuais torres de iluminação? Serão aproveitadas de alguma forma?
.
A nova cobertura poderá incorporar o sistema de iluminação, telões e caixas acústicas.
.
6 – Você já atuou na construção do Engenhão e agora está trabalhando na construção dos estádios de Fortaleza e Cuiabá, ambos presentes na Copa de 2014. O Morumbi, reformado, apesar de ter mais de 50 anos, ficará muito distante destes demais estádios?
.
O Morumbi tem uma identidade própria, que está sendo respeitada e nunca ninguém poderá tirar, com a adoção da nova cobertura e a efetição de sua modernização ele estará no patamar tecnológico e de conforto não só dos novos estádios nacionais da Copa 2014 mas também dos melhores existentes no mundo, tenho certeza disto.
.
Perguntas feitas pelos torcedores Christian Castalino, Lucas, João Vidal, Rodrigo Deway, Eterno Soberano, Erick Viera, Rodrigojhow, Bonicio, Saopaulominuto, Guilhermo, Marcelo, Julio Prieto, Gabriel Ferraz, Ricardo leite, Fabio gomes e Paulo Saraceni.
.
O blog agradece à disposição do Flávio D’Alambert em conceder esta entrevista. Algumas perguntas enviadas pelos leitores não puderam ser respondidas pois tratavam de questões que não são da incumbência dele.
.
PS.: sobre o início das obras, que tantos torcedores perguntam: Isso depende dos alvarás e da modificação da legislação municipal. É difícil precisar, mas acredito que somente no próximo semestre isso estará resolvido.
http://blogdonavarro.com/2012/02/14/entrevista-exclusiva-com-flavio-dalambert-engenheiro-responsavel-pela-cobertura-do-morumbi/
- Artur assume responsabilidade após derrota do São Paulo em Salvador
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem foi bem pelo São Paulo na derrota de hoje!
- Confira a Tabela! São Paulo é derrotado fora de casa e perde chances de encostar no Líder!
- Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para decisão no Brasileirão!
Notícias
Artur assume responsabilidade após derrota do São Paulo em Salvador
Confira a Tabela! São Paulo é derrotado fora de casa e perde chances de encostar no Líder!
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem foi bem pelo São Paulo na derrota de hoje!
Com um a menos São Paulo perde para o Vitória e perde chance de colar na liderança!
Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para decisão no Brasileirão!
ARBOLEDA RECUA e rescisão trava no São Paulo… caso pode virar NOVELA
Com sumiço de Arboleda joias da base e veteranos ganham espaço na posição! Confira os nomes!
São Paulo irá revelar camisa número 2 da temporada com Spoiler em pré-jogo contra o Vitória!
Com grandes desfalques Roger Machado define titulares para enfrentar o Vitória! Confira a provável escalação
Vitória x São Paulo; Saiba onde assistir!
Contrato de Arboleda com o São Paulo previa pagamentos fora do país e via intermediário
ARBOLEDA no Domingo Espetacular: o que vai ao ar pode abalar o São Paulo?
DECISÕES CARAS: troca de técnicos gera prejuízo milionário no São Paulo
TRICOLOR EM CAMPO! Vitória e São Paulo se enfrentam em duelo decisivo neste sábado
PREOCUPAÇÃO! Pablo Maia, do São Paulo, passa por cirurgia facial após lesão
DESFALQUES EM PESO! São Paulo enfrenta baixas de alguns de seus principais nomes contra o Vitória
TRANSFORMAÇÃO TRICOLOR! Impacto da chegada de Roger Machado após primeiro mês no São Paulo
BOM INÍCIO? São Paulo soma bons números com Roger Machado em começo de trabalho
QUEM JOGA? São Paulo perde titulares e terá mudanças contra o Vitória
QUEM JOGA? São Paulo enfrenta o Vitória com desfalques cruciais no elenco
GRAVE? Pablo Maia sofre lesão facial e ficará afastado por período já determinado
Vitória x São Paulo: Confira onde assistir
Vitória x São Paulo; Saiba onde assistir!
Desafio no Barradão: São Paulo aposta em estratégia rigorosa contra o calor e o Vitória
Vasco desconsidera contratação de Arboleda após rescisão com o São Paulo
Conselho do São Paulo pede expulsão de Júlio Casares por contas reprovadas
São Paulo viaja sem Luciano e Calleri para encarar o Vitória
Ex-jogador do São Paulo rescinde contrato com clube ucraniano devido à guerra!
Um mês de Roger Machado: Os números e a nova cara do São Paulo pós-Crespo
São Paulo sofre com grandes desfalques e Roger Machado define titulares para enfrentar o Vitória! Confira a provável escalação!