Entrevista exclusiva com Flávio D’Alambert, engenheiro responsável pela cobertura do Morumbi

Entrevista exclusiva com Flávio D’Alambert, engenheiro responsável pela cobertura do Morumbi

nostragamus

O Blog teve a oportunidade única de entrevistar com exclusividade o engenheiro e especialista em estruturas metálicas Flávio D’Alambert, cuja empresa Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, em conjunto com a Construtora Andrade Gutierrez e com Ruy Ohtake, foi responsável pelo belo projeto de reforma do Morumbi.

Selecionei as principais dúvidas enviadas pelos leitores do blog e as enviei para ele, que gentilmente se dispôs a respondê-las.

1 – O clube já divulgou que, durante a maior parte do tempo, o estádio funcionará normalmente, mas que ficará fechado apenas quando a cobertura for içada. Por quanto tempo o Morumbi ficará fechado neste período?

Normalmente para a montagem de coberturas de grande porte de estádios, há a necessidade de interdição total, ver exemplos como o Mineirão, Maracanã, e muitos outros, porém no caso do São Paulo uma das premissas é de não interditar o estádio, eventualmente durante o içamento da super viga de cobertura ( mais de 200 metros de comprimento) seja necessário alguns dias, porém facilmente administrados com as agendas esportivas.
.
2 – Os arquitetos se basearam em algum estádio para conceber a cobertura do Morumbi?
.
Não, o projeto do Morumbi é único no mundo e assim será após a colocação da cobertura, acredito que sim que servirá de exemplo para outros países no futuro.
.

.
3 – Quais são os maiores desafios do projeto?
.
As coberturas de estádios podem ser consideradas como o “Estado de Arte”, na engenharia estrutural devido ao arrojo de sua concepção, toda a modernidade tecnológica deve ser incorporada para se conseguir um resultado satisfatório, seguro e durável, no caso Morumbi deve ser somadas alguns fatores que irão aumentar as dificuldades, como por exemplo, o local é muito movimentado dificultando a chegada de carretas e o trabalho de guindastes, poucos locais para se criar novos apoios, estrutura atual não permite servir de suporte, sem dúvida muitos serão os desafios que com certeza servirão para enobrecer o esforço do São Paulo e o resultado final.
.
4 – A cobertura terá sistemas ecológicos, como captação de energia solar e de água da chuva?
.
Não se pensou ainda especificamente sobre estes tópicos, porém muitos estádios que estão sendo construídos terão sistema ecológicos incorporados e acredito ser bem viável a adoção no projeto do Morumbi também.
.

5 – O que será feito com as atuais torres de iluminação? Serão aproveitadas de alguma forma?
.
A nova cobertura poderá incorporar o sistema de iluminação, telões e caixas acústicas.
.
6 – Você já atuou na construção do Engenhão e agora está trabalhando na construção dos estádios de Fortaleza e Cuiabá, ambos presentes na Copa de 2014. O Morumbi, reformado, apesar de ter mais de 50 anos, ficará muito distante destes demais estádios?
.
O Morumbi tem uma identidade própria, que está sendo respeitada e nunca ninguém poderá tirar, com a adoção da nova cobertura e a efetição de sua modernização ele estará no patamar tecnológico e de conforto não só dos novos estádios nacionais da Copa 2014 mas também dos melhores existentes no mundo, tenho certeza disto.
.
Perguntas feitas pelos torcedores Christian Castalino, Lucas, João Vidal, Rodrigo Deway, Eterno Soberano, Erick Viera, Rodrigojhow, Bonicio, Saopaulominuto, Guilhermo, Marcelo, Julio Prieto, Gabriel Ferraz, Ricardo leite, Fabio gomes e Paulo Saraceni.
.
O blog agradece à disposição do Flávio D’Alambert em conceder esta entrevista. Algumas perguntas enviadas pelos leitores não puderam ser respondidas pois tratavam de questões que não são da incumbência dele.
.
PS.: sobre o início das obras, que tantos torcedores perguntam: Isso depende dos alvarás e da modificação da legislação municipal. É difícil precisar, mas acredito que somente no próximo semestre isso estará resolvido.

http://blogdonavarro.com/2012/02/14/entrevista-exclusiva-com-flavio-dalambert-engenheiro-responsavel-pela-cobertura-do-morumbi/

Avalie esta notícia: 1 1
VEJA TAMBÉM
- Com um a menos São Paulo perde para o Vitória e perde chance de colar na liderança!
- Artur assume responsabilidade após derrota do São Paulo em Salvador
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem foi bem pelo São Paulo na derrota de hoje!
- Confira a Tabela! São Paulo é derrotado fora de casa e perde chances de encostar no Líder!
- Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para decisão no Brasileirão!




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Sudamericana

Ter - 21:30 - Estadio Centenario -
Boston River
Boston River
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net