Luiz Felipe Scolari - ANÁLISE e OPINIÃO
**Esse post você também confere no meu BLOG:
http://blogs.spfc.net/inovacao-fc
Visite e de sua opinião e análise!**
**Peço encarecidamente a todos que mantenham o respeito e a cordialidade para termos uma conversa civilizada e inteligente.
LEMBRO que o que consta aqui, É A MINHA OPINIÃO e ela pode ser discordada e analisada, mas não desrespeitada.
Levei muito tempo escrevendo o post afim de ter uma discussão inteligente**
Saudações tricolores meus amigos do SPFC.NET!
Então pessoal, ultimamente durante meus acessos ao spfc.net, tive a impressão de que felipão parece não ser unanimidade entre a torcida no quesito técnico.
Os principais argumentos são que ele é retranqueiro, tem estilo de jogo ultrapassado, é muito autoritário, centralizador, etc.
Por isso resolvi vir aqui e fazer uma análise do caso segundo minha ótica do assunto.
Vamos por partes:
1- "O felipão é RETRANQUEIRO"
Galera, tenho assistido aos jogos do palmeiras e o time dele realmente tem sido escalado com 3 volantes.
Porém, se analisarmos friamente o palmeiras tem sofrido desde o início da temporada com desfalques além de ter um elenco LIMITADO tecnicamente e carente de posições.
O que eu penso é que nada disso é à toa, uma vez que a competência de Felipão já foi mostrada em outros de seus trabalhos. E o que ele vai fazer se tem (e ele sabe disso) um elenco que não joga bola e ainda tem deficiências nos setores?
Jogar na retranca não é uma opção, é uma necessidade para que no mínimo, o time tenha condições de enfrentar seus adversários de igual para igual, e ele sabe que com o atual elenco, isso só se alcança se defendendo.
2- "O Felipão tem feito muitas substituições duvidosas no decorrer do jogo e tem escalado mal o time do palmeiras"
Entendo o porque de se falar isso em razão de eu também pensar dessa maneira.
Mas aí voltaremos a tônica que o tem assombrado desde que assumiu o time palestrino.
Vai escalar bem como? se não há elenco e quando a peças fundamentais do time dele passam maior parte do tempo machucado...
E fazer substituição então, como? Menos ainda...
3- "Felipão é muito autocrata, quer mandar em tudo"
Pessoal, se me lembro bem tivemos 2 grandes técnicos com esse temperamento e com passagens de muito sucesso no tricolor: Telê Santana e Muricy Ramalho.
Nosso últimos treinadores, penso eu, tinham um perfil diferente, de mais conversa com o elenco.
E não que o felipão não tenha essa característica, mas é que os outros não tinham o pulso firme que julgo ser necessário em um elenco jovem e badalado como o nosso.
4- "Felipão reclama publicamente dos jogadores e isso divide o elenco"
Nesse quesito vale fazer uma ressalva a chamada "Família Scolari" que se criou na seleção CAMPEÃ DO MUNDO de 2002, onde, mesmo com alguns contestados convocados por felipão à seleção, conseguiu fechar o elenco a ponto de ser campeão da copa do mundo 2002.
Inclusive gostaria de ressaltar que o felipão trabalha muito o emocional/psicológico dos jogadores, com orientação por psicólogo e tudo mais, demonstrando ser uma equipe praparada (e e nós a estrutura).
5- "Felipão não observa a base"
A base nunca foi algo tão importante no tricolor como tem sido agora.
E nesse quesito, li alguns no site dizerem que ele será o Muricy II em relação a base.
Segue reportagem do lance sobre o assunto:
http://www.lancenet.com.br/minuto/Scolari-critica-tentativa-Emerson-Sheik_0_555544578.html
Felipão diz que não subiu NINGUÉM do palmeiras por que NO TINHA jogador de qualidade para sequer COMPOR O ELENCO carente de posições.
E mais, vale lembrar que o felipão possui uma equipe que trabalha em todos os setores do time, inclusive com um observador de base.
6- "Felipão é muito caro e o Juvenal nunca o trará"
Eu gosto de acreditar que apesar de cega, nossa diretoria não burra.
Acredito que os políticos do nosso time não dão ponto sem nó por muito tempo.
E acho, espero, acredito, que dessa vez eles tenham visto que não basta apostar só em promessas, há necessidade do trabalho de alguém consagrado e que possa orientar uma equipe jovem como a que temos.
Como se treina jovens para serem campeões, sem um treinador campeão?
Aí fica difícil...
Acredito que dessa vez a diretoria fará a coisa certa.
E acredito que a coisa certa a se fazer é trazermos felipão para o maior do mundo.
A estrutura nós já temos.
Falta o profissional.
Se Luiz Felipe Scolari vir ao São Paulo, e se ajustar a nós... acredito que poderemos conquistar o que é nosso de direito...
O futuro nos dirá sobre essa chance...
- ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda
ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando
MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
Arboleda Abre o Jogo sobre Suas Lutas Pessoais e Sumiço no São Paulo: "A Paixão pelo Futebol Havia se Perdido"
SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
FORA DO RISCO! São Paulo vence o Fortaleza e garante permanência na elite do Brasileiro Sub-20
São Paulo define futuro de Arboleda após longo debate
São Paulo conquista vitória crucial sobre Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento no Brasileiro Sub-20
Rafinha lidera o futebol do São Paulo em meio à busca por novo executivo
VÍDEO: OFICIAL! ARBOLEDA ESTÁ DE VOLTA E SÃO PAULO TAMBÉM DECIDE FUTURO DE RAFINHA!
Volante ex-capitão do Internacional, é oferecido ao São Paulo após sequência no América do México
Reviravolta no São Paulo: Arboleda será reintegrado e volta aos planos de Dorival
FIM DA NOVELA! São Paulo enfim decide por retorno de Arboleda para reforçar a defesa
DESAFIOS DO NOVO COMANDANTE! Impacto das renovações e várias saídas no São Paulo
São Paulo realiza treino intensivo com Rafinha e Massis em foco
CARTADA FINAL! São Paulo prepara estratégia para fechar contratação de jogador do Botafogo