Formação de jogadores específicas
Esse não é um problema apenas do SPFC, e sim, do futebol brasileiro como um todo.
Em dado momento, as categorias de base se voltaram a formar jogadores que atendessem o biótipo europeu, ou seja, volantes com saída de bola, boa estatura e chegada na área. Alguns deram certo como casos de Paulinho ex Corinthians e Casemiro ex SPFC.
Porém, a essência do futebol brasileiro se perdeu, ou seja, revelar jogadores que quebram as linhas com velocidade diagonal, média ou baixa estatura e principalmente, habilidade do drible, sumiram. O típico meia armador.
Também sumiram os laterais de força física, os pontas habilidosos e os centroavantes trombadores ou até habilidosos. O engraçado é ver o futebol brasileiro, país que possui um número infinitamente maior de pessoas e jogadores, buscar reforços em países vizinhos cujo população é muito inferior. Sei que talento não escolhe nacionalidade mas convenhamos, as probabilidades de terem mais opções são aqui.
Com base nisso, acredito que as categorias de base deveriam dar um maior suporte, treinamento e acompanhamento a perfis de jogadores que tenham características para ocuparem essas posições carentes, não só no Brasil, mas no mundo.
O futebol brasileiro precisa recuperar sua essência e não tentar ser como o futebol europeu.
- Marcelo Portugal Gouvêa se lança à presidência do São Paulo
- Lucas Moura antecipa retorno da lesão e tem data para voltar
- São Paulo recebe decisão do STJD sobre expulsão de Osorio contra o Palmeiras
- São Paulo tem três convocados e desfalques para o clássico

Concordo com você o futebol brasileiro esta em decadência, muito por culpa de empresários que ficam com suas aberrações de estimação, tome por exemplo Cotia.
Por incrível que pareça o comentário do Marcello Chupetíssimo é sensato, estamos abarrotados de jogadores instagram, cabelinho e tatuagem.
Muita moda pra pouco futebol - não vejo batedores de falta, marrentos, cascudos e dribladores.
Notícias
São Paulo bate São Bernardo e garante vaga nas oitavas
São Paulo e Corinthians decidem o Brasileirão Feminino
São Paulo perde James Freitas, que acerta volta ao Grêmio
Meia avança em recuperação e São Paulo ganha reforço de peso
Calleri e Arboleda podem virar brasileiros? Nova regra reacende tema no São Paulo
Boa notícia no CT: Lucas e Bobadilla treinam com elenco e avançam no São Paulo
Marcelinho Portugal lidera chapa da oposição na candidatira no São Paulo
São Paulo perde auxiliar para rival e comissão toma decisão
Marcelo Gouvêa lança candidatura à presidência com chapa da oposição
Fora dos planos, Enzo Díaz deixa CT do São Paulo e segue na Argentina
São Paulo recorre a cinco operações de crédito em meio à crise
Sem oposição? Adilson Alves retira sua candidatura a presidente do São Paulo
São Paulo perde pilares com lesões e faz Dorival a buscar soluções na base
São Paulo se prepara para redução de estrangeiros e examina futuro do elenco
Futuro indefinido: Enzo Díaz segue treinando separado no São Paulo