publicidade

O São Paulo já teve fases piores que a atual no passado

0 0 0
Os mais jovens podem não saber, mas não é verdade que o clube sempre foi "bem administrado" no passado e nunca esteve tão mal.
O clube teve fases horríveis antes, foi goleado por rivais, ameaçado por rebaixamento, montou times horrorosos, teve presidentes péssimos, etc.
Em 1990, o S.Paulo fez um Paulistão horroroso, indo para o segundo grupo no Paulista de 91 (ele não foi rebaixado, mas ficou entre os times mais fracos).
Durante a década de 1990, o Morumbi foi interditado sob ameaça de desabamento, e o clube não tinha dinheiro para comprar os "amortecedores" necessários para reformar o estádio.
Na Copa do Brasil de 1996, o clube foi eliminado por escalar o volante Lima, que estaria irregular. No mesmo ano, um dos piores da história do clube, foi goleado pelo Corinthians por 5 a 0.
Em 1998, o São Paulo conseguiu perder pra Portuguesa por 7 a 2 no Pacaembu! (goleiro Roger)
No Brasileiro de 1999, ao escalar o jogador Sandro Hiroshi sem condições (ou prejudicado pela CBF), o time perdeu 5 pontos, o que comprometeu a luta pelo título.
Em 2001, o time foi goleado pelo Vasco por 7 a 1! (goleiro Alencar)
O clube já teve presidentes tão controversos quanto os últimos: Paulo Amaral, que quase conseguiu perder o Rogério Ceni, em 2001. E quem não se lembra do presidente José Augusto Bastos Neto? Até mesmo o vitorioso Mesquita Pimenta teve denúncias contra si.
Técnicos que fizeram trabalhos ruins? Houve muitos antes. Forlan, Parreira que fez um péssimo trabalho, Baresi, Adilson Batista, Doriva, que ficou 7 jogos só...
Times horrorosos? Não sei se houve um time pior que o de 1996: Valdir Bigode, Pedro Luiz, Sandoval... O último time do mestre Telê Santana era fraquíssimo, com um centroavante chamado Amarildo que era pior que o Pablo...
Tudo isso para lembrar que, depois dessas fases horrorosas, o time voltaria a ser tri brasileiro e campeão mundial.

editado por DoutorTricológica
Avalie: 117 8

Comentários (52)

prata
30/11/2021 22:52:07 regulation

O time já esteve pior em campo, mas nunca esteve tão ruim nas contas.

A dívida nunca foi nem perto de R$ 600 milhões.

Se for olhar na História, provavelmente a única vez que foi tão crítico foi quando faliu e fechou as portas, lá na década de 1930. O que não é comparativo, já que na época o futebol tinha acabado de se profissionalizar (em 1933) e o clube praticamente não tinha receita (não tinha nem torcida direito, era o pessoal do Paulistano que torcia para o São Paulo naquele tempo).

R$ 600 milhões de dívidas e receita decrescente é algo sem precedentes na história "moderna" do clube (da construção do Morumbi pra cá).

É um passo do abismo.

30/11/2021 22:32:50 math87

A diferença é a seguinte, as coisas mudaram e se atualizaram, os dirigentes do spfc não, os dirigentes do clube nesses períodos eram caras de vanguarda, por exemplo os caras achavam brechas nas regras pra contratar jogadores, tinha uma politica administrativa exemplar, esses caras não só envelheceram, como se tornaram arrogantes, o time perdeu o pioneirismo que sempre fez o clube ser "soberano" demitiram um treinador que por sinal segurava muita cagada da diretoria, e sempre foram abrindo exceções, o teto de salário, reeleição e outras coisas. Quando demitiram o muricy, simplesmente os caras fizeram o que bem entendiam.

30/11/2021 19:22:44 mistertrick

So para interar sobre o sandoval ele era daquele timaço do guarani do djalminha luisao e amoroso ele nao rendeu no sao paulo mas jogou muito no guarani ,naquele 4x2 em 1994 sobre a gente ele substitui o amoroso e destruiu o Sao paulo naquele dia ,tem uma historia que nao sei se e verdade que ele quando veio para o sao paulo ele nao queria vir ,queria ficar no guarani mas o sao paulo ja tinha comprado o passe dele pode ser por isso que nao rendeu, mas no guarani ele jogou muito por isso foi contratado

29/11/2021 19:23:55 coragemasm

Concordo com tudo, só reforço que o Lima não estaria irregular, ele estava mesmo irregular, havia jogado por um time amazonense as partidas eliminatórias inicias da copa do Brasil daquele ano. Lima que depois foi pro Roma, era um bom jogador viu, mas não esqueço da entrevista que ele deu em meio a polêmica de ter jogado ou não esse jogo pelo time do Amazonas na copa do Brasil, perguntado pelo repórter à respeito ele respondeu: "- Fica tranquilo que eu não joguei" rsrs...e tava lá o nome dele na súmula, claro que jogou, fiquei muito puto com o jogador, com o Internacional de Porto Alegre que ganhou no tapetão, mas muito mais com a diretoria amadora da época que nos fez perder a vaga fora de campo.

29/11/2021 19:10:24 Doctorace

Velho Doctorace está de volta para responder o senhor.

O futebol nesses anos citados era um tipo de futebol, outro universo, que não se aplica no universo de hoje.
O bragantino foi pequeno, até ser comprado, flamengo sempre só teve torcida, nunca projeção, palmeiras teve dinheiro, teve time, teve Paulista, que antes era o que valia, apenas o título, $$ nem tanto
Hoje em dia futebol está cada vez mais pop e cada vez mais bilionário, e quem ganha título, fatura mais, e quem fatura mais tem time mais competitivo, é simples.
Quem fica com dívidas amargando hoje em dia, atrasos salariais, elenco ruim, administração ruim, vira VASCO, BOTAFOGO E CRUZEIRO.
Se esses times ruins do SP fosse nos tempos de hoje (aonde nao tem bobo no futebol) o time seria rebaixado, muito cuidado com esse tipo de tópico e essa confiança que a chave muda, pode mudar sim, pra pior.
Cobrem transparência, cobrem profissionalismo na hora dr gastar dinheiro, o que arrebenta o São Paulo é a grande mania de contratar mal e com salário alto.

bronze
29/11/2021 16:14:38 Karakakiko

o mesmo vale para o palmeiras,

q tbm já teve uma fase pior do q essa q eles vivem atualmente

29/11/2021 10:17:54 vadao.TTI

pior elenco da história .
BANDO DE VAGABUNDOS ACOMODADOS

bronze
28/11/2021 14:26:52 charopetacwb

só sei que olhando a tabela dos ultimos jogos, temos a chance de rebaixar 3 times de vez, o sport o sao paulo fechou caixao, só falta alguem bater os pregos, proximo sera o gremio, esse a gente pode bater o martelo nos pregos e por ultimo o juventude em casa, esse sera enterrado pelo sao paulo, tabela marota que se tivéssemos perdido pro sport seria um deus nos acuda agora, mas parece que quem sera o carrasco desses 3 que estao no Z4 agora é o sao paulo, mas nao tem nada certo ainda, podemos perder os 3 jogos e tomar na zorba ainda, entao tem que ir buscar os 3 pontos contra o gremio mas sera dificil, um empate la ta ok na atual situação

28/11/2021 01:28:38 mistertrick

Cara esse ultimo do Telê foi sofrivel tanto que ele depois ficou doente e foi afastado pela doença ,acho que foi o pior Sao paulo que vi jogar e tambem o mais triste por cusa do Telê, era pior que o de hoje e aquele do Sandoval e valdir bigode que foi o segundo pior !!!

27/11/2021 01:55:47 vorheessoberano

Karakakiko
Eu apenas citei das datas, não estou diminuindo o momento atual, que para mim é o pior de todos, talvez comparável apenas à época da refundação.

bronze
26/11/2021 21:41:32 Karakakiko

vorheessoberano

nessas datas q vc citou, o time estava com dificuldades, ou o time estava com dificuldades e uma divida de 600 milhoes?

bronze
26/11/2021 21:39:46 Karakakiko

ProfetaDoMorumbi

qdo vc acha q portuguesa vai se levantar?

e o guarani, qdo vc acha q vai voltar a ser aquele time que disputava títulos nacionais?

e o vasco, um gigante nacional, qdo vc acha q vai voltar a disputar a ponta do campeonato brasileiro?

e o botafogo?

e o cruzeiro?

vai explicando aí pra gente...

26/11/2021 15:21:33 Salvio_Tricolor

A fase desses ultimos 10 anos é pior, e o motivo é simples. Quem está no comando ODEIA o clube e são extremamente mal profissionais.

Não precisa ser torcedor do clube pra ser diretor, basta ter competência. Aqui além de serem incompetentes ainda sabotam abertamente o clube com a conivência de conselheiros vagabundos.

26/11/2021 14:08:31 vorheessoberano

As piores fases do SP:
1958-1970 (maior fila da história, mas o clube gastou a maior parte das receitas na construção do Morumbi).
1936-1943 (época da refundação, o jejum veio desde 1931, mas brigamos por títulos em todos os anos até 1934, então o clube teve de recomeçar e só voltou a ser competitivo com a contratação do Leônidas).
2009-presente (apenas 2 títulos de menor expressão separados por um período de mais de 8 anos sem ganhar nada).
1995-2004 ( apenas títulos de menor expressão e 10 anos sem disputar a libertadores).

26/11/2021 13:32:26 Brulu


O SPFC é um time glorioso. Teve problemas pontuais, inclusive administrativos, no passado assim como qualquer outro clube ou empresa no mundo. Mas não dá para comparar com que estamos vivenciando nestes últimos anos.
Caímos em primeira fase de várias competições recentes e para adversários irrelevantes como Mirassol, Cólon entre outras porcarias… não dá para achar isto normal.
A verdade é que, mesmo que permaneça na série A, precisamos de uma mudança na infraestrutura do futebol, para que os torcedores possam voltar a se lembrar o quanto este time é grande!

bronze
26/11/2021 09:21:35 DoutorTricológica

Quem disse que o post tem "mentiras", aponte quais mentiras. Opinião é uma coisa, mentira é outra. Você pode achar o que quiser, mas não pode negar fatos sem provar que eles são falsos. Aponte as mentiras, aí, ou mentiroso é você?

26/11/2021 00:14:08 ProfetaDoMorumbi

Gigante que é gigante uma hora ou outra se levanta

Porra concordo totalmente com o texto, todos os grandes no mundo do futebol ja passaram por isso de brigar pra nao cair, e anos sem consquistas relevantes

Olha o Barcelona hoje e em 2009 papou tudo

FUTEBOL É UMA GANGORRA UMA HORA TA EM CIMA NA OUTRA TA EMBAIXO
E com o clube na merda que a gente ve quem ama de verdade

Torcer e encher estadio na fase boa é molezinha bacana

bronze
23/11/2021 16:23:32 Karakakiko

O q tem que ser percebido é q hoje o patrimonio de clubes como atletico-mg, palmeiras e flamengo cresce a cada ano, enquanto o SP está cada vez mais falido e com piores times.

Esse é o parametro. E há 11 anos esse processo iniciou e cada ano fica pior.

E foi exatamento isso q aconteceu com clubes como vasco e botafogo, por isso nao ache q td isso é normal.

veja o caso de patrocinio:

sp chorou para conseguiu 20 milhoes ao ano, 80 milhoes em 4 anos

corinthians coneguiu facilmente 70 milhoes por 1 anos

palmeiras consegue só da crefisa 100 milhoes por ano, há 5 anos

flamengo compra jogadores por 30 milhoes e vende por 130 milhoes, fora a capacidade de arrecadacao deles

isso é retrato de como estamos atrasados em todos os sentido

Muricy tbm disse q o departamento medico do SP é o pior entre os times da série A, q está 20 anos atrasado. Muricy disse, nao eu.

23/11/2021 15:10:08 Fabigol45

Cara que mentira absurda que você está documentando nesse post, você só pode ser algum infiltrado ou amigo de algum integrante da diretoria. O São Paulo nunca foi tão humilhado por diversos anos seguidos como está sendo agora cara, não caia nessa ilusão. O tempo que ficamos em uma fase ruim foi na época da construção do Morumbi e isso foi POR ESCOLHA do São Paulo, não por consequência de más administrações como está ocorrendo agora. Isso ai que você está falando é conversa pra enganar trouxa.

23/11/2021 13:49:45 FelipeSanches

Mesmo não vivendo essa época e analisando o contexto desses períodos (assim como na década de 60 na maior seca da história ) não dá pra falar que foram piores do que os últimos 8/12 anos, até porque naqueles momentos ruins ao menos tinha-se jogadores perebas que honravam mais a camisa, diretorias "menos incompetentes" e não esses merd.as que vemos a cada temporada ganhando fortunas q deixam o time num jejum de 9 anos, endividamento imenso e gastos desenfreados, corrupção e esquemas, goleadas pra rivais, eliminações ridículas vergonhosas, briga contra rebaixamento e tabus negativos sendo impostos.

E certamente naquelas épocas deveriam ter o pensamento que a fase ruim passaria em pouco tempo se trabalhassem direito, já nos últimos anos sabemos que a esperança seria só com uma super revolução.

23/11/2021 09:19:29 spawnavarro

Fases distintas que duraram pouco não 10 anos como agora.......E mesmo nessas fases foram poucas as vezes que ficamos como agora no BR........Levando goleadas.....perdendo quase todos os tabus........sem falar que os times dos anos citados acima eram muito piores que o de hoje......

23/11/2021 07:03:35 FORASTEIRO

Mentira, eu vive todas essas fases, foram coisas muito passageiras em 90 foi um descuido pelo fato do Paulistão ser muito fácil de conquistar. nunca me senti humilhado como hoje. MENTIRA.

23/11/2021 05:57:29 TS

Assim como todos os clubes, o São Paulo passou por fases boas e ruins durante a história.

O que preocupa especialmente nessa, é que já dura tempo demais, mais de uma década. Isso minou a estrutura financeira do clube e podemos ter entrando em uma espiral sem volta.

A corrupção e gestão ruim se tornaram sistêmicas no São Paulo desde a época do JJ. Se nada for feito com urgência, estamos fadados a virar o Cruzeiro amanhã.

O grande problema é o excesso de gente mamando no clube e que não quer largar o osso por orgulho, vaidade ou ambição. Difícil achar que terá alguma mudança num cenário assim.

bronze
22/11/2021 21:07:59 Jose_Mario

Rapaz concordo com o mano ai que citou os times de 95 e 96...
Era o pós da era de ouro...
Passei muita raiva esses 2 anos...

22/11/2021 19:48:25 BINLDBOMBETA

A história não mente, o que você escreveu está correto, mas não estamos há 20 anos atrás mano!

O que falamos aqui é para o SPFC se modernizar, modernizar estatuto e todo o resto, por que isso é uma tendência no futebol mundial.

Claro que nenhum clube é campeão o ano todo, não é disso que estamos falando, mas a questão é que o SPFC ainda não iniciou essa transição, não deu nem sinais de algum tipo de mudança.

E a torcida pede e cobra uma mudança nos bastidores e na politica do SPFC há mto tempo.

Só que, como vc mesmo postou ai sobre momentos e presidentes ladrões que deveriam até ser presos, o SPFC continua com os mesmos problemas de 20/30 anos atrás.

E qto modernização já não passamos de lá pra cá!?



22/11/2021 14:41:40 DonPedrito

Lendo noticia e passando raiva: Os clubes mais ricos do pais: Palmeiras e Flamengo que for Campeão da Libertadores vai embolsar (soma de todas as fases) R$ 121 Milhões de Reais, e pensar que ate 2015 estes dois brigavam para não cair e o SPFC era uns dos clube mais estáveis financeiramente. Tem que ir atrás daquela Corja e cobrar isto.

22/11/2021 12:49:38 GOISSILVA

Fora os títulos menores como super copa, Ramon de carranza, Tereza Herrera (goleando real e Barcelona na Espanha). O SP nos anos 90 junto com Milan foram os times da década

22/11/2021 12:47:33 GOISSILVA

A pior fase da história do sp é de 2010 em diante, de lá o cá somente dois títulos menores

22/11/2021 12:46:27 GOISSILVA

1986 campeão brasileiro, 1987 paulistinha, 1989/1990 "bi" vice campeão brasileiro, 1991 brasileiro e paulistinha, 92 paulistinha, libertadores e mundial, 93 libertadores e mundial, 94 vice libertadores... COMO PODE SER RUIM ISSO AMIGO????

bronze
22/11/2021 12:07:32 Karakakiko

Gosling23

se vc acha q está td certo, q td é cíclico, vai explicar isso pra torcida do GUARANI, que já foi uma potencia nacional e hj ninguém lembra q existe.

ou vc pode falar isso para os torcedores da PORTUGUESA, do VASCO... times q já foram fortes, competitivos, e até gigantes, cujo "ciclo" de derrotas começou nunca terminou.

o botafogo vai sair da merda pq, embora tenha uma divida de 600 milhoes, pra mais, ele já aprovou a transformacao para clube empresa - assim como o cruzeiro.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

2/12/2021
1/12/2021
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Seg - 19:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Juventude
    Juventude

    Último jogo - Brasileiro

    Qui - 20:00 - Arena do Grêmio
    https://media.api-sports.io/football/teams/130.png
    Grêmio
    3 0
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Atletico-MG
    2 Flamengo
    3 Palmeiras
    4 Corinthians
    5 RB Bragantino
    6 Fortaleza EC
    7 Fluminense
    8 America Mineiro
    9 Ceará
    10 Internacional
    11 Santos
    12 São Paulo
    13 Atletico Goianiense
    14 Juventude
    15 Cuiaba
    16 Atletico Paranaense
    17 Bahia
    18 Grêmio
    19 Sport Recife
    20 Chapecoense-sc
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    78 35 24 6 5 57 25 32 VVVEV
    70 35 21 7 7 68 32 36 VVVEV
    62 36 19 5 12 57 43 14 DDDEV
    56 36 15 11 10 39 34 5 VDVDV
    53 36 13 14 9 51 42 9 DVDED
    52 35 15 7 13 41 43 -2 EDDVD
    51 36 14 9 13 35 36 -1 VDVVD
    49 36 12 13 11 39 37 2 VEDEV
    49 36 11 16 9 39 37 2 VVEVD
    48 36 12 12 12 43 39 4 VDDDE
    46 36 11 13 12 33 39 -6 EVDVE
    45 35 10 15 10 28 33 -5 EDVEV
    44 35 10 14 11 28 35 -7 EEEEV
    43 35 10 13 12 34 40 -6 VVDEV
    43 35 9 16 10 32 35 -3 DDVED
    42 35 12 6 17 39 44 -5 VDDED
    40 35 10 10 15 37 46 -9 DDEVD
    36 35 10 6 19 36 47 -11 DVVED
    33 35 8 9 18 21 35 -14 DDDVD
    15 35 1 12 22 27 62 -35 EDDDD
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
02/12/2021 23:15:33