8 Motivos para 12 anos de fracasso
Boa tarde. Fui encorajado por alguém que fez essa pergunta aqui, antes do vexame no Paulistão.
O SPFC vinha de 3 títulos brasileiros seguidos, com o maior faturamento do Brasil, estádio próprio, e impecável administrativamente. A dúvida era se o São Paulo dominaria o futebol brasileiro. O que aconteceu?
1. Crise de gestão.
O SPFC era estruturado e na vanguarda com o Marcelo Portugal Gouvêa. Projetou Cotia, garantia de retorno financeiro e esportivo. Juvenal Juvêncio por tempos trouxe os jogadores mais cobiçados pro SPFC. Porém, em fim de carreira, já sem o mesmo orçamento, endividou o SPFC. Aidar agravou o endividamento, foi investigado por corrupção, e afundou o SPFC em crise. Leco não resolveu nenhum problema. Deu mais autonomia ao diretor de futebol, mas escolheu por nome e não critério técnico.
2.Crise financeira
O fim do clube dos treze, a crise financeira global, e dificuldade de patrocínio dos clubes brasileiros, prejudicaram o SPFC. Os rivais de SP cresceram com patrocínio diferenciado e quotas de TV maiores, e surfaram nas ondas de arenas novas.
3. Crise de futebol
O SPFC vende suas estrelas para ajustar o orçamento. Com o que sobra gasta mal, sem critério técnico, profissional, ou emocional. Geralmente fora do auge técnico ou físico, e caros pro que entregam. O Rai contribui com isso no começo, e melhorou nas últimas 2 janelas.
4. Crise de jogadores
Alguns jogadores chegaram mal contratados. Alguns acomodados, ou com baixo nível técnico.
Alguns bem contratados, mas não renderam por causa do ambiente.
Alguns bem contratados mas simplesmente não renderam no SPFC. Kaká, Robben, Di Maria, Ozil, Hazard, e muitos outros jogadores de nível mundial jogaram por onde passaram, exceto no Real Madrid. O SPFC é parecido, tem jogador que vai jogar em todo lugar, menos no SPFC.
4.Crise de identidade
Foram contratados técnicos sem critério. Uns ofensivos, outros defensivos, acima ou abaixo do nível do futebol brasileiro. O Rai até definiu o perfil de treinador do SPFC - quer a gente concorde ou não com o perfil escolhido. Só que isso só aconteceu no fim da última temporada.
Os maiores vexames do SPFC não foram pela qualidade técnica inferior. Os jogadores não sabiam o que fazer dentro de campo. Os rivais do estado nas suas novas arenas, ou times menores fechados, ambos entregavam a bola pro SPFC e esperava algum erro ou instabilidade do time.
5. Instabilidade no futebol
Os elencos do SPFC mudam completamente a cada ano, e os técnicos geralmente a cada seis meses. Até se conseguiu manter o elenco na última temporada, mas o técnico já balança com 6 meses de novo.
6. Crise da equipe de futebol
O SPFC que vencia jogos na imposição física não existiu mais, além de sofrer com lesões. Houve varias trocas no setor, e até o preparador de goleiros já foi questionado. De fato, a equipe de futebol como um todo não inspirou muita confiança nesse período. E futebol é ganho no dia a dia.
7. Pressão.
O SPFC é o clube mais pressionado do Brasil e a cada temporada sem título a pressão aumenta. Da imprensa, da torcida e deles mesmos. Todo mundo parece que entra dentro de campo já com 12 anos de fracasso nas costas.
8. Erros de arbitragem
O último campeonato não deixa dúvida que o SPFC sofre mais erros da arbitragem contra que a favor. Para um time já pressionado, sem confiança, com todos os seus erros, esses erros de arbitragem minam a ainda mais a confiança e estabilidade da equipe. Geram consequências na temporada principalmente se acontece em clássico.
E ai? Faltou alguma coisa? Abs,
- Lucas Moura antecipa retorno da lesão e tem data para voltar
- São Paulo recebe decisão do STJD sobre expulsão de Osorio contra o Palmeiras
- São Paulo tem três convocados e desfalques para o clássico
- Quantos pontos dá? São Paulo terá seis jogos duros pela frente

OBS: Só pra deixar claro que os motivos estão em ordem de prioridade, começando de cima para baixo. Ou seja, é tudo culpa do São Paulo FC mesmo, começando pelos gestores, passando pelos comandos técnicos, até chegar nos jogadores dentro de campo. Inclui a crise financeira causada por eles mesmos, e a falta de solução para essa crise ainda que em cenário economico adverso. Inclui até mesmo os erros de arbitragem que uma diretoria omissa não resolve.
É um post puramente com intenção informativa. Com intenção de discutir onde o São Paulo erra. Se alguém quer criticar mais um, ou inocentar mais o outro, não vai entender mesmo. E se não ler também não entende. Abs.
OBS: Só pra deixar claro que os motivos estão em ordem de prioridade, começando de cima para baixo. Ou seja, é tudo culpa do São Paulo FC mesmo, começando pelos gestores, passando pelos comandos técnicos, até chegar nos jogadores dentro de campo. Inclui a crise financeira causada por eles mesmo e falta de solução para essa crise ainda em cenário economico dificil. Inclui até os erros de arbitragem que uma diretoria omissa nao resolve.
É um post puramente com intenção informativa. Com intenção de saber onde o São Paulo erra. Se alguém quer criticar mais um, ou inocentar mais o outro, não vai entender mesmo. E se não ler também não entende. Abs.
Notícias
São Paulo e Corinthians decidem o Brasileirão Feminino
São Paulo perde James Freitas, que acerta volta ao Grêmio
Meia avança em recuperação e São Paulo ganha reforço de peso
Calleri e Arboleda podem virar brasileiros? Nova regra reacende tema no São Paulo
Boa notícia no CT: Lucas e Bobadilla treinam com elenco e avançam no São Paulo
Marcelinho Portugal lidera chapa da oposição na candidatira no São Paulo
Calleri desfalca São Paulo e jovem ganha chance contra Santos
São Paulo perde auxiliar para rival e comissão toma decisão
Marcelo Gouvêa lança candidatura à presidência com chapa da oposição
Fora dos planos, Enzo Díaz deixa CT do São Paulo e segue na Argentina
São Paulo recorre a cinco operações de crédito em meio à crise
Sem oposição? Adilson Alves retira sua candidatura a presidente do São Paulo
São Paulo perde pilares com lesões e faz Dorival a buscar soluções na base
São Paulo se prepara para redução de estrangeiros e examina futuro do elenco
Futuro indefinido: Enzo Díaz segue treinando separado no São Paulo