Déficit não é Dívida!
Vejo muitos aqui comentando como se o São Paulo estivesse endividado, porém a grande maioria das matérias que saem sobre a parte financeira do São Paulo falam sobre Déficit. A palavra Déficit tem o sentido de que as despesas superam as receitas em x milhões de reais, por exemplo. Porém, essa palavra também tem sido usada para comparar receitas de anos anteriores, por exemplo, em 2018 o São Paulo arrecadou 10 milhões e em 2019 arrecadou 9 milhões, nesse caso teve um Déficit de arrecadação de 1 milhão (uma hipótese).
O fato é que ter déficit não necessariamente significa que o clube tem dívidas, dívida é quando para pagar esse déficit o clube contrai empréstimos, por exemplo, e fica devendo. Por outro lado, se o clube tem algum dinheiro guardado, ou antecipa alguma receita ele pode não gerar dívida, por exemplo, se antecipar as cotas da TV para não ficar com a dívida do Déficit.
Apesar disso, quase sempre o Déficit está associado a uma dívida, porém o mais importante é que não é todo o valor do déficit que vira dívida. Aliás, provavelmente na conta do Déficit anual já está calculada a dívida do clube, exemplo, o São Paulo deve 100 milhões e teve um gasto maior do que receita de 10 milhões, no balanço final vai ser divulgado que o São Paulo teve um Déficit de 110 milhões, sendo que esses 100 milhões eram de uma dívida que já vínhamos pagando a 10 anos atrás. Aliás, não adianta nada gerar receita se não se paga parte da dívida, para abatê-la e diminuir os juros. É preciso existir saúde financeira no clube para que investidores voltem a ser atraídos pela marca.
- Crespo manda meio-campista embora do São Paulo; Saiba os bastidores!
- DOMINGO ESPETACULAR: reportagem revela trama secreta envolvendo áudios vendidos por R$ 200 mil
- São Paulo liga alerta após média alta de gols sofridos
- São Paulo descarta acordo formal e blinda Marcos Antônio
Não é mas da na mesma se vc não tem dinheiro para cobrir. Simples assim.
Ok,ok,ok.
Muita gente sabe que deficit não é divida, a questão é que estamos falando de deficit anual e não mensal, e que superavit temos tendo ao longo dos anos?
Eu não posso afirmar com certeza, estou falando só da minha memória, mas pelo que lembro, não estamos tendo superávits muito positivos ao longo dos anos, senão me engano já tivemos outro(s) déficits recentemente.
Outra coisa, o São Paulo tem sim dívidas significativas, inclusive junto a bancos e que já foi mencionado antes aqui mesmo no site, que estas dívidas correm num juros mais elevados, em 2019 achei informação era que seria de 200 milhões de reais, com deficit estimado de 180 milhões.
Resumindo, déficits acompanhado de superávits pequenos, mostram falta de qualidade de gestão como também pode significar que o clube se encontra no mínimo numa situação desconfortável financeiramente.
Não é dívida se você tem caixa né amigo, não é o caso.
Dívida:quantia que se tem de pagar a alguém.
Deficit viu usar aq vc falou q é quando as despesas superam a receita, ou seja, o dinheiro q tá faltando vai ter q vim de algum lugar que n é ideal e isso gerar uma dívida( pode ter exceção como no caso do palmeiras que tem quem banque se para n virar dívida, mas no caso do São Paulo n tem).
Não necessariamente. Vamos criar uma suposição de que você tem 50,00 reais guardados. Você então trabalha e ganha digamos, 1000,00 reais, só que nesse mês vc gastou 1050,00. Nesse caso você pegará os 50,00 reais guardados e terá que pagar, por isso não terá dívida, mas sim um Déficit. Não estou dizendo que o São Paulo tem dinheiro guardado nem nada, mas que nem todo Déficit vira dívida e, na maioria das vezes o Déficit, quase sempre está associado a uma dívida ainda maior. Por exemplo, você está devendo 50 mil, daí você ganha 50 mil por mês, suas despesas em um mês chegaram a 60 mil, isto é, você teve um Déficit de 10 mil, só que sua dívida agora será de 60 mil, sendo os 50 mil que você já devia mais os 10 mil do Déficit. Todo déficit gera uma dívida, mas não é exatamente o que você deve, pode ser que você deva mais ou deva menos. Para esclarecer ainda mais, li na matéria do Globoesporte que a dívida do São Paulo só com bancos é de 55 milhões de reais, mas a dívida real do clube ultrapassa os 400 milhões, segundo matéria da ESPN.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/orc amento-de-2020-do-sao-paulo-e-aprovado-e-preve-r-154-milhoes-em-venda- de-jogadores.ghtml
https://w.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/6288360/sao-paulo-divida -de-mais-de-rs-400-milhoes-faz-leco-viver-seu-pior-momento-politico
Facebook: Marcelo.
Não se preocupe, mas é preciso saber que as contas refletem no elenco menos qualificado, e falta de títulos na maioria dos casos.
Infelizmente nesse país todo mundo acha que entende de tudo.
Jornalista querendo ser contador, advogado e administrador.
Ex jogador de futebol querendo ser jornalista
E no final de tudo ninguém entende de nada e da palpite!
Déficit não é dívida, mas se vc tem um dívida enorme tem que pagar juros enormes e isso sim aumenta o déficit do exercício anual.
O problema piora pq todos os clubes estão endividados, e se a situação já era difícil de equilibrar ano passado com todas as receitas que tínhamos - pratrocinio, venda de produto, bilheteria, cota de TV e sócio torcedor pra citar as principais que devem secar com a pausa no futebol - imagina agora que o clube tem que pagar os mesmos juros, os mesmos salários absurdos e a única receita que temos pra viver são os pagamentos das vendas de jogador - que também devem diminuir muito senão parar completamente até o futebol voltar na Europa.
Perfeito, dívida gera déficit porque faz parte do montante que se tem que pagar em um exercício anual, mas ainda assim déficit não é dívida como já vi muitos aqui comentando. O São Paulo teve um Déficit ano passado de 110 milhões, isso não quer dizer que o São Paulo tem uma dívida de 110 milhões, pode ser que tenha uma dívida muito maior, pode ser que tenha uma dívida menor e pode ser que nem tenha dívida. Déficit não é a dívida do clube, apenas uma informação sobre a diferença entre as receitas e despesas.
Apenas complementando: "dívida contraída em anos [anteriores> como déficit (...)"
De fato déficit não é dívida. Mas costuma ser um grande indicativo, sinalizador, do montante de dívida que o clube irá contrair para cobrir o déficit, como você mesmo pontuou. Vale lembrar que uma antecipação de receita (cfme exemplo dado pelo autor do tópico) tem o mesmo impacto que uma dívida.
Agora, chamar/contabilizar dívida contraída em anos como "déficit" acho que vc forçou a barra. Nunca vi isso acontecer (não me surpreenderia dado o nível do jornalismo esportivo e financeiro que temos no Brasil) e, se alguém falar isso, simplesmente desconsidere qualquer coisa que o cara escrever, pois não sabe o que está falando.
O que acontece é que não se faz uma auditoria séria nas contas do clube. Os caras falam em Déficit, mas não se sabe ao certo oq eles estão contabilizando. Se alguém falar de Déficit de receita, já tem má vontade, na minha opinião, então pode contar qualquer mentira. O que citei noca caso da contabilização da dívida no déficit é mais um exemplo de como se faz a contabilização das coisas, tanto pelo jornalismo, quanto pelos dirigentes de mau caráter no clube. Aliás, o balanço financeiro do clube não deve ser do conhecimento de ninguém, se alguém sabe é pq vaza e se vaza alguém sempre conta alguma inverdade.
Perfeito, existe uma grande má vontade por parte do jornalismo, principalmente esportivo e principalmente contra o São Paulo. Pior de tudo é q até mesmo alguns diretores do clube jogam contra o clube por motivo de poder.
Complementando seu comentário para que os jornalistas gerem notícia criam matérias tendenciosas de todo tipo, do tipo que citei no tópico como Déficit de arrecadação. Isso não existe, só existe para confundir a cabeça do torcedor mais simples e fazer ele reclamar e xingar o clube. 100% apoiado seu comentário!!!
Notícias
Regulamento veta plano do São Paulo de comprar mando de campo da Ponte Preta
"Acabou a bagunça"! Lucas Moura celebra nova gestão e foca na retomada do São Paulo
São Paulo inicia treinos focados na preparação para o confronto decisivo contra o Grêmio
São Paulo foca no Brasileirão após retorno aos treinamentos, com atenção voltada ao desafio contra o Grêmio
Ele mudou o Tricolor! Rafinha lidera mudança no São Paulo com discurso inspirador e novas diretrizes nos bastidores
Salvador do São Paulo! Crespo rasga elogios e fala sobre a importância do Rafael para o Tricolor
Dá para classificar? São Paulo reage no Paulistão e depende apenas de si!
Craques vão renovar? Estrelas do São Paulo entram em seu ultimo ano de contrato; Saiba a situação das renovações
Novo São Paulo? Crespo cria nova filosofia de jogo no São Paulo em apenas um mês e traz grandes resultados
BOMBA: São Paulo monitora destaque de liga europeia e busca camisa 10 para 2026
São Paulo depende só de si para ir às oitavas do Paulistão
Calleri cobra reforços no São Paulo e manda recado direto após vitória: Precisamos contratar!
São Paulo depende só de si: vitória sobre a Ponte garante vaga e decisão promete tensão total
Crespo manda meio-campista embora do São Paulo; Saiba os bastidores!
Cabe no Tricolor? Torcida pede Rollheiser, destaque de rival
DOMINGO ESPETACULAR: reportagem revela trama secreta envolvendo áudios vendidos por R$ 200 mil
São Paulo liga alerta após média alta de gols sofridos
Rafael brilha, São Paulo vence e alivia pressão no Morumbi
São Paulo embala, chega a quatro jogos invicto e reage na temporada
São Paulo supera crise política e retoma foco no campo
São Paulo descarta acordo formal e blinda Marcos Antônio
Calleri decide, exalta Crespo e São Paulo vira sobre o Primavera
Lucas Moura brilha após crise política e vê “fim da bagunça” no São Paulo
São Paulo entra na rodada decisiva: veja o que o Tricolor precisa para garantir vaga no Paulistão
Lucas Ramon estreia com assistência e vira assunto entre torcedores do São Paulo — reforço conquistou sua confiança?
Hernan Crespo destaca atuação de Rafael e afirma: Goleiro de time grande decide jogos
Primavera emite atualização sobre condição de Afonso após incidente no MorumBIS
Calleri decide vitória e manda recado sobre renovação: futuro no São Paulo entra em pauta
Reviravolta no Morumbi: nova gestão e vitórias seguidas transformam o São Paulo
São Paulo vence Primavera em reviravolta e mantém esperanças no Paulistão