E Quase Nada da Rússia na Copa da Rússia - SPFC.Net
publicidade

E Quase Nada da Rússia na Copa da Rússia

0 0 0 0
Uma matéria muito interessante do Tim Vickery chamada “Futebol ajuda a despertar a curiosidade geográfica nas crianças”, link abaixo, me fez refletir sobre a cobertura da mídia, seja impressa, televisiva ou digital, sobre a Copa na Rússia.

Em um trecho da matéria, Tim escreve: Levando em consideração que cresci em um ambiente onde a França parecia tão distante quanto a Lua, acabei adquirindo bastante conhecimento sobre a Europa e a América Latina, seus países, populações e capitais. Tudo isso por meio do futebol.

A Copa do Mundo poderia ser uma excelente oportunidade para se saber mais sobre o país anfitrião. Mas o que a gente sabe sobre a Rússia através da mídia até agora? A imensa maioria das reportagens é só sobre homofobia, assédio e de como o Vladimir Putin é um déspota. João Guilherme, narrador da Fox Sports disse: A minha impressão da Rússia, antes de vir para cá, era bem diferente do que eu venho constatando. A gente tem sempre a influência dos EUA no dia a dia, a coisa da Guerra Fria...

Aliás, as notícias internacionais que a gente recebe é quase toda baseada em fontes americanas, como o New York Times. Ou seja, o que a gente sabe sobre o Irã, Coréia do Norte, China, Rússia, etc, é quase sempre uma visão americana sobre esses países. Posso estar exagerando, mas 90% das matérias sobre a Rússia são negativas.

Sinto a falta de reportagens culturais nessa Copa. Ela vai acabar e os pré-conceitos e os estereótipos vão permanecer, de maneira geral. Eu sempre tive essa curiosidade sobre outros países. Quando o Brasil enfrentou a Bélgica, por exemplo, logo pensei coisas do tipo: como deve ser a Bélgica, como deve ser o padrão de vida lá, o clima, a educação...Tem um monte de jogadores negros no time, será que isso reflete a população belga? Coisas assim. A curiosidade é a mesma sobre a Rússia.

Futebol, na minha opinião, é mais que um esporte. Poderia ser aproveitada essa Copa para a troca de experiências, de crescermos culturalmente. Infelizmente, em geral, a qualidade do jornalismo que nos tem sido oferecida é nível youtuber. Ironicamente, apesar de toda tecnologia, a Rússia também parece estar tão distante quanto a Lua.

Link da matéria: https://www.bbc.com/portuguese/blog-tim-vickery-44294786
Avalie: 41 12

Comentários (19)

12/07/2018 13:22:21 Gorila

A imprensa local de qualquer país sempre vende a imagem que eles querem sobre outros países. Por exemplo aqui no Brasil quando se falam de Japão, sempre falam "terra do sol nascente", tocam uma músiquinha oriental, mostra aquelas mulheres com vestidão e cara maquiada. Nunca falam que no Japão as crianças tem que aprender 3 maneiras de escrita, fora o alfa-numérico comum, uma maneira de escrita deles tem mais de 4000 caracteres para se decorar. E aqui malemá as crianças aprendem escrever o be-a-bá kkkkk. Nunca falam que lá a incidência de terremotos é muito grande, eles tem os sismólogos mais conceituados do mundo, nunca falam como conseguem se reestruturar depois de uma catástrofe. Para nós eles sempre passam uma ideia irônica deles, e quando outro país é de uma ideologia diferente, eles metem o pau, como no caso do Trump ter vencido as eleições. Infelizmente não se pode acreditar em tudo o que é colocado como "jornalistico".

11/07/2018 21:02:52 ax.tricolor

Concordo !
Uma conspiração minha é que os E.U.A não classificou para a Copa por ser na Rússia. O Panamá e Honduras ficaram na frente dos E.U.A nas eliminatórias. Os E.U.A é melhor que as 2 seleções.

11/07/2018 20:23:48 Wesley.BH

Tópico muito legal. Parabéns.
Uma coisa vc pode acreditar, metem o pau na Rússia procurando defeitos, mas uma coisa ele não tem e nos temos com força que é a diferença social, la todo ganham quase a mesma coisa e tudo é nivelado por cima. Isso ninguém fala nas TVs ocidentais

11/07/2018 19:50:56 TRICOLORDOMORUMTRI

É um jornalista como poucos aqui no Brasil. Também aprendi muito sobre geografia global, quando ainda criança, pelo futebol. É um esporte inigualável

11/07/2018 14:40:50 MestrePutin

Realmente grande parte das informações acerca da Rússia que são veiculadas no ocidente são mentiras. A Rússia é um país bem diferente do que as pessoas imaginam e os russos são bem mais parecidos com nós brasileiros do que pensamos e a Rússia é um país tão multicultural quanto o Brasil, talvez até mais. Mas o que é preciso entender é que a Rússia depois da desastrosa década de 90 abriu as portas para os povos do Oriente Médio e Ásia e isso juntando ao fato de que a sociedade russa é um pouco mais tradicionalista que a ocidental, coisas que são bem aceitas por aqui não são muito bem vistas por lá mas apesar disso todo mundo se respeita, todo mundo tem o direito de ser o que quiser lá. A Rússia não vive uma ditadura, Putin não é um ditador. A Rússia é um país muito grande, milhares de povos de diversas etnias vivem na Rússia e isso exige um governante de personalidade forte.

11/07/2018 14:34:10 Valter_Barbosa

Muito bom o tópico! Nos anos 80, 90 e até a Copa do Japão e Coreia em 2002 havia uma cobertura muito mais ampla das televisões. Hoje a Tv Globo é a única detentora dos diretos em tv aberta e, isso acaba contribuindo para que tenhamos menos material a respeito do país sede. Os canais fechados são muito segmentados no esporte e buscam não fugir muito do assunto futebol. Mas, talvez hoje em dia as pessoas não tenham tanto interesse em saber sobre a cultura em outros países.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Últimas Notícias

21/2/2019
20/2/2019